O cientista político Huntington em seu livro “ Choque das Civilizações" defende que após o fim da Guerra Fria a era das ideologias teria acabado e os próximos conflitos seriam baseados em diferenças culturais e religiosas.
Segundo a sua visão histórica, política e sociológica , o mundo deveria ficar dividido em nove civilizações quais sejam: chinesa, japonesa, hindu, budista, islâmica, ocidental, latino-americana, ortodoxa e subsaariana.
O autor aponta que o conceito sociológico de civilização, como um nível maior de identidade cultural, será capaz de prever as disputas futuras entre os grupos. O autor referenda a sua posição em citação em artigo na publicação “ Foreign Affairs":
“Minha hipótese é que a fonte fundamental de conflitos neste mundo novo não será principalmente ideológica ou econômica. As grandes divisões entre a humanidade e a fonte dominante de conflitos será cultural. Os Estados-nações continuarão a ser os atores mais poderosos no cenário mundial, mas os principais conflitos da política global ocorrerão entre países e grupos de diferentes civilizações[".
O choque de civilizações dominará a política global. As falhas geológicas entre civilizações serão as frentes de combate do futuro."
É importante o conhecimento acerca do conceito sociológico de “civilização" e “identidade".
A) INCORRETA – Os valores universais são considerados atemporais e servem para toda a relação tempo e espaço e é aplicável a qualquer ser humano e qualquer sociedade.
B) INCORRETA – A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre os indivíduos nas diferentes regiões do planeta para a consolidação e permanência do sistema capitalista.
C) INCORRETA – Segundo Huntington as civilizações são agrupadas de acordo com a sua história, sua política e sua religiosidade. Sendo assim, os territórios geográficos das civilizações possuem culturas e comportamentos semelhantes dentro deles.
D) INCORRETA – Segundo Huntington, cada civilização possui diferentes territórios geográficos e cada país possui o seu próprio governante, sendo assim não há a possibilidade de centralização do poder estatal dentro de uma civilização, que abrange mais de um país.
E) CORRETA – A civilização é uma construção cultural, pois se baseia no nível de identidade que se verifica entre os homens. Sendo a identidade dos grupos sociais o que distingue os seres humanos das demais espécies.
Gabarito da professora: Alternativa E.