SóProvas


ID
5067400
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de polêmica nas discussões sobre desenvolvimento sustentável. Embora usualmente relacionadas ao conceito de “energia limpa” ou associadas à ideia de “sustentabilidade”, essas usinas podem causar vários problemas ambientais. Destaca-se a proliferação de determinadas espécies aquáticas em relação a outras, ocasionando a perda de diversidade das comunidades de peixes (ictiofauna) do local.


Disponível em: http://ciencia.hsw.com.br. Acesso em: 25 mar. 2013 (adaptado).


Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

    Fonte: IMPACTOS AMBIENTAIS - CEPA

  • A questão fala sobre problemas ambientais que podem ser causados pela construção de usinas hidrelétricas, mesmo com a associação com o conceito de sustentabilidade. O enunciado cita a proliferação de algumas espécies aquáticas comparada a outras, reduzindo a diversidade local. A construção de usinas interfere de maneira drástica o meio ambiente, pois há prejuízo na fauna e na flora, interferência em rios, além de causar alagamentos e desmatamentos. Se determinadas espécies aquáticas se proliferam mais do que outras, há um comprometimento na cadeia alimentar que pode ser causado pelo aumento na quantidade de alimento disponível para essas determinadas espécies. Outras ficam reduzidas, podendo aqui ocorrer o inverso, mas ainda assim com a cadeia alimentar comprometida. Quando ocorre uma alteração física na região de um ecossistema, algumas espécies podem se isolar em espaços divididos formando outros ecossistemas, que antes formariam um único ecossistema. Isso altera os habitats de diversos organismos, aquáticos ou terrestres, podendo influenciar na biodiversidade local. (LIMA, W. S. G., BARROSO, F. A., SILVA, J. M. A., OLIVEIRA, J. C., MACIEL, T. S., SOUZA, G. H. Impactos ambientais na produção de energia na hidroelétrica. Revista Campo do Saber. Site periódicos IESP. Vol. 4, nº 4, Pag. 106-132, set 2018)


    Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se


    a) às alterações nos hábitats causadas pela construção das barragens. Essas mudanças alteram diretamente a região em que os organismos vivem, ou seja, seus habitats seriam alterados pela construção de barragens que separaria um ecossistema. CORRETA.

    b) à poluição das águas por substâncias liberadas no funcionamento da usina.
    Essa poluição ocorre, porém não em um primeiro momento, ela acontece gradualmente a longo prazo, a partir do funcionamento da usina. Incorreta.

    c) ao aumento da concentração de CO
    2 na água produzido pelo represamento do rio. O aumento de CO2 na água pode ocorrer, após um represamento de rio, mas não seria no primeiro momento que ocorreria. Incorreta.

    d) às emissões de gases de efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica submersa.
    A decomposição não ocorre em um primeiro momento, e sim após um período. Incorreta.


    e) aos impactos nas margens da barragem em função da pressão exercida pela água represada.
    Essa pressão exercida não é suficiente para uma alteração na composição de uma comunidade. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.

  • LETRA A

    Além do deslocamento de comunidades humanas, o enchimento de áreas para a criação do reservatório também mata plantas, e provoca a morte de animais por afogamento ou os força a procurarem novas áreas para seguirem suas vidas. Os reservatórios também fragmentam habitats valiosos e cortam corredores migratórios.

  • A questão fala sobre problemas ambientais que podem ser causados pela construção de usinas hidrelétricas, mesmo com a associação com o conceito de sustentabilidade. O enunciado cita a proliferação de algumas espécies aquáticas comparada a outras, reduzindo a diversidade local. A construção de usinas interfere de maneira drástica o meio ambiente, pois há prejuízo na fauna e na flora, interferência em rios, além de causar alagamentos e desmatamentos. Se determinadas espécies aquáticas se proliferam mais do que outras, há um comprometimento na cadeia alimentar que pode ser causado pelo aumento na quantidade de alimento disponível para essas determinadas espécies. Outras ficam reduzidas, podendo aqui ocorrer o inverso, mas ainda assim com a cadeia alimentar comprometida. Quando ocorre uma alteração física na região de um ecossistema, algumas espécies podem se isolar em espaços divididos formando outros ecossistemas, que antes formariam um único ecossistema. Isso altera os habitats de diversos organismos, aquáticos ou terrestres, podendo influenciar na biodiversidade local. (LIMA, W. S. G., BARROSO, F. A., SILVA, J. M. A., OLIVEIRA, J. C., MACIEL, T. S., SOUZA, G. H. Impactos ambientais na produção de energia na hidroelétrica. Revista Campo do Saber. Site periódicos IESP. Vol. 4, nº 4, Pag. 106-132, set 2018)

    Em um primeiro momento, as mudanças na composição dessas comunidades devem-se

    a) às alterações nos hábitats causadas pela construção das barragens. Essas mudanças alteram diretamente a região em que os organismos vivem, ou seja, seus habitats seriam alterados pela construção de barragens que separaria um ecossistema. CORRETA.

    b) à poluição das águas por substâncias liberadas no funcionamento da usina. Essa poluição ocorre, porém não em um primeiro momento, ela acontece gradualmente a longo prazo, a partir do funcionamento da usina. Incorreta.

    c) ao aumento da concentração de CO2 na água produzido pelo represamento do rio. O aumento de CO2 na água pode ocorrer, após um represamento de rio, mas não seria no primeiro momento que ocorreria. Incorreta.

    d) às emissões de gases de efeito estufa pela decomposição da matéria orgânica submersa. A decomposição não ocorre em um primeiro momento, e sim após um período. Incorreta.

    e) aos impactos nas margens da barragem em função da pressão exercida pela água represada. Essa pressão exercida não é suficiente para uma alteração na composição de uma comunidade. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.