SóProvas


ID
5067457
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na tentativa de explicar o processo evolutivo dos seres humanos, em 1981, Lynn Margulis propôs a teoria endossimbiótica, após ter observado que duas organelas celulares se assemelhavam a bactérias em tamanho, forma, genética e bioquímica. Acredita-se que tais organelas são descendentes de organismos procariontes que foram capturados por alguma célula, vivendo em simbiose. Tais organelas são as mitocôndrias e os cloroplastos, que podem se multiplicar dentro da célula.

A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem

Alternativas
Comentários
  • Evidências que sustentam a hipótese endossimbiótica:

    • mitocôndrias e cloroplastos possuem DNA próprio,
    • sintetizam algumas de suas próprias proteínas,
    • são capazes de se auto duplicar.

    Gab:A

  • teoria endossimbiótica foi proposta por Lynn Margulis, em 1981, e admite que algumas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) existentes nas células eucarióticas surgiram graças a uma associação simbiótica. Acredita-se que mitocôndrias e cloroplastos são descendentes de organismos procariontes que foram capturados e adotados por alguma célula, vivendo, assim, em simbiose

  • Essa questão fala sobre a teoria endossimbiótica, que admite duas organelas (mitocôndrias e cloroplastos) como descendentes de organismos procariontes e que viveram em simbiose após serem capturados. Essas organelas se multiplicam dentro da célula, por apresentarem uma característica específica. A teoria endossimbiótica explica que os ancestrais dos cloroplastos e mitocôndrias eram organismos endossimbiontes, vivendo dentro de outro organismo e o beneficiando através da respiração (mitocôndria) e da fotossíntese (cloroplasto), e ainda com o organismo hospedeiro fornecendo proteção e nutrientes a esses organismos endossimbiontes. Algumas características dessas organelas são utilizadas para admitir essa teoria, são elas:
    • Ambas possuem DNA e ribossomos próprios

    • Possuem capacidade de multiplicação

    • Semelhança com bactérias, conforme citado no enunciado

    • DNA diferente do existente no núcleo da célula

    • Membrana interna dupla

    A multiplicação das mitocôndrias ocorre pela presença do DNA mitocondrial, e a multiplicação dos cloroplastos ocorre pela presença de material genético, ribossomos e outras organelas capazes de originar outro por divisão. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011)


    Fonte da imagem: site manualdabiologia.com.br




    A multiplicação dessas organelas deve-se ao fato de apresentarem


    a) DNA próprio. A presença de DNA próprio (mitocôndria e cloroplasto) permite que a multiplicação dessas organelas ocorra e elas possam se autoduplicar. CORRETA.

    b) ribossomos próprios.
    Apesar de fazerem parte do processo de autoduplicação, os ribossomos sozinhos não são capazes de realizar a multiplicação dessas organelas. Incorreta.

    c) membrana duplicada.
    A membrana dupla auxilia na proteção principalmente do material genético dessas organelas, não sendo responsável pela multiplicação. Incorreta.

    d) código genético diferenciado.
    Apesar de apresentarem o código genético diferente do existente na célula, ele sozinho não é capaz de realizar a multiplicação dessas organelas. Incorreta.

    e) maquinaria de reparo do DNA. 
    O reparo do DNA é realizado nessas organelas pela maquinaria existente, mas ela não é a responsável por realizar a multiplicação. Incorreta.


    Gabarito do professor: Letra A.


  • Essas organelas possuem ribossomos próprios também, porém cuidado, os ribossomos sozinhos não conseguem realizar essa multiplicação.