SóProvas


ID
5067751
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os poderes administrativos, analise a afirmativa a seguir.

Os poderes de delegação e avocação, assim como os de fiscalização e revisão dos atos administrativos, são expressão do poder administrativo ____________.

Marque a opção que preenche corretamente a lacuna.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    LETRA A - Hely Lopes Meirelles: “poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”.

    LETRA B - Poder Disciplinar: "Poder Disciplinar é o que cabe à Administração Pública para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa" (DI PIETRO, 2018). 

    LETRA C - Poder hierárquico, no magistério de Hely Lopes Meirelles, “é o de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal

    É um poder interno e permanente exercido pelos chefes de repartição sobre seus agentes subordinados e pela administração central em relação aos órgãos públicos consistente nas atribuições de comando, chefia e direção dentro da estrutura administrativa. (Alexandre Mazza).

    LETRA D -poder regulamentar consiste na possibilidade de os Chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos gerais e abstratos, ou gerais e concretos, expedidos para dar fiel execução à lei.

    O poder regulamentar enquadra-se em uma categoria mais ampla denominada poder normativo, que inclui todas as diversas categorias de atos abstratos, tais como: regimentos, instruções, deliberações, resoluções e portarias.

    O fundamento constitucional da competência regulamentar é o art. 84, IV, segundo o qual “compete privativamente ao Presidente da República: IV – sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução”. (Alexandre Mazza).

    LETRA E - Hely Lopes Meirelles “ o poder vinculado ou regrado é aquele que estabelece único comportamento possível a ser tomado pelo administrador diante de casos concretos, sem nenhuma liberdade para juízo de conveniência e oportunidade”.

  • GABARITO - C

    Poder Hierárquico

    Trata-se de atribuição concedida ao administrador para organizar, distribuir e principalmente escalonar as funções de seus órgãos, sendo o Poder que a Administração tem de se estruturar internamente determinando uma relação de hierarquia e subordinação entre seus órgãos e agentes. Sendo fonte para a Avocação e Delegação. ( 129). Matheus Carvalho

    Bons estudos!

  • Em 2021 e ainda tem concursos, como assim, Jesus.

    Deus, por favor cuida da minha mente para acerta tudo quando passar esta pandemia.

    Que todos os concurseiros tem fé e não desista. Amém

  • PODER HIERARQUICO É F.O.D.A.!!!

    Fiscaliza

    Organiza

    Delega

    Avoca

    "As piores missões para os melhores soldados"

  • A questão exige o conhecimento dos poderes administrativos, em especial o que apresenta os poderes de delegação e avocação, bem como os de fiscalização e revisão dos atos administrativos. Vamos às alternativas:

    A - incorreta. O poder de polícia que representa a faculdade conferida ao Estado para restringir o exercício de um direito individual em face de um potencial ou real benefício decorrente dessa restrição para a sociedade e possui como fundamento o princípio da supremacia do interesse público sobre o privado.

    B - incorreta. O poder disciplinar é o instrumento disponibilizado à Administração para apurar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa, como as pessoas a quem a Administração contrata. Um importante marco para a diferenciação entre o fim do poder hierárquico e o início do poder disciplinar é a abertura de um processo administrativo para apurar a responsabilidade por alguma irregularidade.

    C - correta. É justamente o poder hierárquico é o instrumento que a Administração possui para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal. É, portanto, exercido no âmbito interno de um órgão. Desse poder, decorrem algumas faculdades para a Administração, como: dar ordens, fiscalizar o seu cumprimento, rever os atos inferiores e delegar e avocar atribuições.

    Cuidado: o poder hierárquico se presume pela estrutura verticalizada da Administração e, por isso, não depende de prévia existência legal.

    D - incorreta. Também conhecido como poder normativo, o poder regulamentar é o instrumento que permite à Administração a criação de normas, desde que não ultrapasse a competência do Poder Legislativo. Não podem, portanto, inovar o ordenamento jurídico, criando direitos ou obrigações. Assim, o chefe do Poder Executivo pode editar decretos (1) de execução ou regulamentar, (2) autorizado e (3) autônomo.

    E - incorreta. O poder vinculante/vinculado se relaciona com a prática de atos vinculados, ou seja, cuja forma está inteiramente regulada por lei, sem admitir juízo de conveniência e oportunidade (mérito) pelo administrador público. Nesse sentido, é um poder-dever, uma vez que o administrador não escolhe nada, apenas obedece à lei.

    Fonte: BALTAR NETO; LOPES DE TORRES,  Fernando Ferreira; Ronny Charles. Direito Administrativo. 9ª edição. São Paulo: Juspodivm, 2019.

    Gabarito: C

  • Isso é muito importante para sua prova.

    Lembre-se das características do poder hierárquico:

    -->Avocar

    -->Fiscalizar

    -->Dar ordens

    -->Rever atos

    -->Delegar

    ¨Uma mente que se expande jamais voltará ao seu tamanho original¨

    Instagram : @thiagoborges0101

  • Poder vinculado

    Sem margem de liberdade

    Atuação conforme a lei

    Poder discricionário

    Margem de liberdade

    Mérito administrativo

    Juízo de conveniência e oportunidade

    Poder hierárquico

    Escalonar, avocação e delegação competências

    Fiscalizar e revisar os atos administrativos

    Âmbito interno

    Relação de subordinação entre agentes e órgãos

    Poder regulamentar / normativo

    Editar atos gerais

    Complementar ou regulamentar a lei para a sua fiel execução

    Não pode inovar no ordenamento jurídico

    Não pode criar, alterar ou extinguir leis e obrigações

    Poder disciplinar

    Aplicar sanções ou penalidades

    Servidores e Particulares com vínculo com a administração

    Poder de polícia

    Condicionar, Restringir ou Impor

    Direitos, bens e atividades

    Aplicado a particulares em geral

    Proteger o interesse público

    Poder de polícia administrativa

    Ilícitos administrativos

    Caráter eminentemente preventivo

    Não incide sobre o indivíduo

    Realizado por vários órgãos

    Poder de polícia judiciária

    Ilícitos penais

    Caráter eminentemente repressivo

    Incide sobre o indivíduo

    Realizado pela PF / PC

    Atributos do poder de polícia:

    Discricionariedade

    Margem de liberdade

    Autoexecutoridade

    Aplicação direta de suas decisões sem a necessidade de intervenção judicial

    Coercibilidade

    Imposição unilateral de vontade do estado

    Fases do poder de polícia:

    Fase de ordem / normativa

    Fase de consentimento

    Fase de fiscalização

    Fase de sanção

  • gaba C

    PODER HIERÁRQUICO É FOCADAS

    • Fiscalizar
    • Ordenar
    • Controlar
    • Avocar
    • Delegar
    • Aplicar Sanção

    pertencelemos!

  • PODER HIERARQUICO

    CARACTERISTICAS:

    A) EDIÇÃO ATOS NORMATIVOS INTERNOS

    B)DAR ORDENS - PODER DE COMANDO

    C)FISCALIZAR E CONTROLOCAR

    D) DELEGAÇÃO E AVOCAÇÃO

    OBS: Em regra , a competência é indelegável. Porém, algumas situações o legislador admite a delegação e avocação de competências.

    Delegação -> atos discricionário, revogável a qualquer tempo. Por meio do qual agente ou órgão confere exercício temporário de parte de suas atribuições a outro agente ou órgão, ainda que não hierarquicamente subordinado, mas em razão dos motivos técnicos, sociais, econômicos, jurídicos, ou territorial. Delegante continua competente conjuntamente com delegado.

    Avocação -> ato discricionário por meio do qual o superior hierárquico traz para si, excepcionalmente e por motivos relevantes, o exercício temporário de determinada competência do subordinado, atribuída por lei

  • decorrem do poder hierárquico

    delegação é a transferência de competência de uma pessoa para outra

    avocação é tomar para si a competência de um subordinado

  • Gabarito: C

    PRERROGATIVAS INERENTES AO PODER HIERÁRQUICO

    1 - Dar ordens (poder de comando): envolve não apenas ordens diretas (verbais e escritas), como também a edição de atos ordinatórios e normativos (ordens de serviço, portarias, instruções-normativas, circulares internas etc).

    2 - Aplicação de sanções FUNCIONAIS: penalidades dirigidas a servidores públicos que tenham cometido infrações funcionais. Apenas tais reprimendas guardam conexão com o poder hierárquico.

    OBS: A aplicação de sanções a servidores decorre diretamente (imediatamente) do poder DISCIPLINAR, e indiretamente (mediatamente) do poder HIERÁRQUICO.

    OBS 2: multa aplicada a particular por colocação à venda de produtos impróprios ao consumo - possui fundamento no poder de polícia, uma vez que se aplica a particulares.

    OBS 3: multa aplicada a concessionário de serviço público por violação a contrato administrativo - possui fundamento no poder disciplinar, já que não existe hierarquia entre as duas PJs.

    3 - Delegar e avocar competências

    SÚMULA 510 DO STF: PRATICADO O ATO POR AUTORIDADE, NO EXERCÍCIO DE COMPETÊNCIA DELEGADA, CONTRA ELA CABE O MANDADO DE SEGURANÇA OU A MEDIDA JUDICIAL.

    Isto é: o agente delegado será o responsável pelos atos por ele praticados durante o exercício da competência delegada, não cabendo tal responsabilização ao agente delegante.

    4 - Fiscalizar e controlar os atos administrativos de seus subordinados

  • Vamos fazer uma pequena revisão?

    PODER VINCULADO: é aquele que dispõe a Administração para a prática de atos administrativos com a mínima liberdade possível, ou inexistente a sua liberdade de atuação, uma vez que a Lei fixa todos os passos do administrador.

    PODER DISCRICIONÁRIO: é aquele que dispõe a Administração dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato discricionários, sempre dentro dos limites legais.

    PODER DISCIPLINAR: Decorre do poder Hierárquico, consiste na prerrogativa conferida à Administração de punir seus próprios servidores, bem como aplicar sanção aos particulares vinculados a ela por meio de ato ou contrato.

    PODER HIERÁRQUICO: é a prerrogativa conferida ao superior hierárquico de ordenar, coordenar, controlar e revisar atos dos subordinados, bem como o poder de delegar e avocar competências.

    PODER REGULAMENTAR: também chamado de Poder Normativo, é o poder conferido ao chefe do Poder Executivo para editar atos normativos gerais e abstratos.

    PODER DE POLÍCIA: é a atividade do estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício da coletividade.

    PODER HIERÁRQUICO É FOCADAS

    Fiscalizar

    Ordenar

    Controlar

    Avocar

    Delegar

    Aplicar Sanção

    pertencelemos!

  • RESUMO DO QUE AS QUESTÕES MAIS COBRAM DO PODER HIERÁRQUICO:

    Delegação: transferência de competência de uma pessoa para outra. Apesar de ser uma consequência da hierarquia, pode ocorrer no mesmo nível hierárquico.

    OBS: HELLY: as atribuições não podem ser subdelegadas sem expressa autorização do delegante;

    OBS: vedada a delegação e avocação: 1- Competência for exclusiva; 2- Decisão de recurso hierárquico; 3- Edição de atos normativos.

    OBS: as delegações dentro do mesmo Poder são admissíveis. O que não se admite, é a delegação de atribuições de um Poder a outro Poder. Também não se admite delegação de atos de natureza política, ex.: poder de tributar, a sanção e o veto de lei.

    Avocar: trazer para si, excepcional e temporário, a competência de um órgão inferior. Nesse caso o subordinado fica desonerado da responsabilidade. DEVE HAVER, NECESSARIAMENTE, HIERARQUIA

  • GABARITO: C

    Objetivos do Poder Hierárquico:

    > dar ordens;

    > editar atos normativos internos para ordenar a atuação dos subordinados;

    > fiscalizar a atuação e rever atos;

    > delegar competências;

    > avocar atribuições;

    > aplicar sanções (de maneira indireta).

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não podes desistir.

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre os poderes administrativos e suas classificações. Os poderes administrativos são instrumentos que a Administração se utiliza para que o exercício da atividade administrativa alcance o interesse público.

    Poderes administrativos não devem ser confundidos com os Poderes do Estado (Executivo, Legislativo e Judiciário)

    Os poderes administrativos podem ser classificados em poder hierárquico, poder disciplinar, poder regulamentar/normativo, poder discricionário e poder vinculado, bem como poder de polícia.

    Vejamos as alternativas:

    a) ERRADA. O poder de polícia é o poder do Estado de restringir, limitar ou condicionar o exercício de direitos e da propriedade em benefício do interesse público. Assim, o poder de polícia condiciona o seu exercício para o bem-estar coletivo.

    b) ERRADA. O poder disciplinar é o poder de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à relação especial com a Administração Pública.

    c) CORRETA. O poder hierárquico é o poder da administração para estabelecer hierarquia entre órgãos e agentes públicos. Essa hierarquia permite o superior comande, dê ordens, delegue, avoque atribuições dos seus subordinados..

    Poder de delegação e avocação: se dão em situações em que o sujeito que recebeu atribuição da lei não pratica o ato. Na delegação, a autoridade transfere parte de suas atribuições para outro agente praticar o ato em seu lugar. Já na avocação, uma autoridade chama para si o ato que inicialmente era de um subordinado.

    d) ERRADA. O poder regulamentar é o poder da Administração de editar atos normativos para a complementação das leis.

    e) ERRADA. Não há essa classificação de “poder vinculante" dentro do estudo dos poderes administrativos.

    O que se tem é o poder vinculado, que se dá quando o agente público não tem liberdade para a agir e só faz o que a lei já determinou.

    Gabarito da professora: C


  • Poder Hierárquico

    É aquele que a administração possui para ordenar, coordenar, controlar e revisar os atos de seus subordinados, podendo ainda avocar e delegar competências.

  • O poder hierárquico

    tem como objetivo ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades administrativas, no âmbito interno da Administração Pública. Ordena as atividades da administração ao repartir e escalonar as funções entre os agentes do Poder, de modo que cada qual exerça eficientemente o seu cargo, coordena na busca de harmonia entre todos os serviços do mesmo órgão, controla ao fazer cumprir as leis e as ordens e acompanhar o desempenho de cada servidor, corrige os erros administrativos dos seus inferiores, além de agir como meio de responsabilização dos agentes ao impor-lhes o dever de obediência.

  • GABARITO: C

    Poder hierárquico é o de que dispõe o Executivo para organizar e distribuir as funções de seus órgãos, estabelecendo a relação de subordinação entre o servidores do seu quadro de pessoal.

    Fonte: https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-administrativo/poderes-da-administracao-hierarquico-disciplinar-regulamentar-e-de-policia-poder-de-policia-conceito-policia-judiciaria-e-policia-administrativa/

  • O PODER HIERÁRQUICO É F.O.D.A

    -Fiscaliza 

    -Ordena

    -Delega 

    -Avoca

  • F iscalizar

    O rdenar

    D elegar

    A vocar

    R eaver