SóProvas


ID
5068237
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Mais um desastre

    Ainda demorará um tanto até que o impacto humano e ambiental do rompimento da barragem em Brumadinho (MG) possa ser propriamente avaliado. Algumas lições preliminares, entretanto, já podem ser extraídas desse lamentável desastre.
    A primeira deriva do fato acabrunhante de que não se trata de tragédia inédita no gênero. Há apenas três anos o país consternou-se diante das 19 mortes e da incrível devastação desencadeadas pelo colapso de uma barragem da Samarco, que varreu do mapa a localidade de Bento Rodrigues (MG).
    Pouco ou quase nada se fez desde então. A não ser, por óbvio, as suspeitas medidas usuais: instalaram-se comissões para tratar do assunto. Resultado? Nenhum.
    Segundo relatório da Agência Nacional de Águas, ao menos 45 barragens estão vulneráveis no país. Rachaduras, infiltrações e ausência de documentos que comprovem a segurança são algumas das irregularidades identificadas.
    Torna-se claro que há uma falha coletiva, institucional. Autoridades estaduais e federais não atuaram como deveriam, e o mesmo se diga da Vale, sobretudo pela reincidência – a mineradora foi corresponsável pela tragédia da Samarco.
    Diante da nova catástrofe consumada, o Ibama multou a Vale – a conferir se a penalidade será paga –, enquanto a Justiça determinou o bloqueio de bilhões de reais para garantir reparação de danos. Ao mesmo tempo, Polícia Federal e Ministério Público mostram-se empenhados em investigar as causas e identificar os culpados.
    Tais iniciativas, porém, serão inúteis se perderem ímpeto com o tempo. Elas precisam ser efetivas e exemplares, pois só assim ajudarão a impedir um terceiro desastre.
(Editorial. Folha de S.Paulo, 28.01.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está em conformidade com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Assertiva e

    Coube "a" à Justiça determinar o bloqueio de bilhões de reais para garantir reparação de danos.

    Fusão do artigo “a” com a preposição “a”.

    Não se coloca crase antes de palavras masculinas, verbos, palavras repetidas.

    Não se usa crase antes de palavras no plural se o “a” permanecer no singular.

    Não se usa crase após uma, ela, esta, ninguém, alguém.

    Se for possível substituir a palavra por outra de semelhante sentido masculina e couber “ao” (artigo + preposição), usa-se crase. Para lugares, se for possível substituir por “para a”, usa-se crase.

  • Assinale a alternativa em que o uso do acento indicativo da crase está em conformidade com a norma-padrão.

    (A) O relatório da Agência Nacional de Águas alude à várias barragens que estão vulneráveis. ERRADA (Caso proibido diante de pronome indefinido)

    (B) Chegou à 19 o número total de mortes na localidade de Bento Rodrigues, em Minas Gerais. ERRADA (Não se deve utilizar crase diante de número, exceto se o número se referir a horário, pois teremos uma locução adverbial de tempo que é necessário a utilização da crase. EX.: às 19 horas)

    (C) Após à tragédia, deram início a medidas usuais: instalaram-se as comissões para tratar do assunto. ERRADA ( Não se pode utilizar crase diante de mais de uma preposição. Tendo em vista que a crase é a junção de uma preposição "A" e um artigo definido feminino "A")

    (D) Polícia Federal e Ministério Público começaram à investigar as causas e identificar os culpados. ERRADA (Caso proibido diante de verbo)

    (E) Coube à Justiça determinar o bloqueio de bilhões de reais para garantir reparação de danos. CERTA ( Coube a+a justiça= à)

    GAB. E

  • AVANTE PM-PR!

  • Do colega daqui do QC:

     O número de pessoas deve crescer 3 milhões, chegando A 16,2 milhões"

    ➥ Pessoal, em regra geral, não empregamos a crase em numerais. A exceção é quando temos algum termo escondido ou um numeral determinado. Exemplo:

    • "Ele leu o livro da página 30 à (página) 80"
    • "Ele chegará à uma hora da tarde

     

  • GABARITO E

    PRINCIPAIS CASOS PROIBIDOS DE CRASE:

    1- crase antes de verbos

    2- crase antes de palavras no plural

    3- crase antes de palavras masculinas

    4- crase antes de pronomes (apenas alguns admitem)

    5- crase antes de objeto direto (que não pede preposição)

    ________________________________________________________

    PRINCIPAIS CASOS OBRIGATÓRIOS DE CRASE:

    1- crase antes de locuções adverbiais femininas (às escuras, às claras, à noite, às avessas)

    2- crase antes de terra e casa QUANDO definidas (casa da minha mãe, casa amarela, casa de praia; terra de seus pais, terra das carambolas, terra da avó)

    3- crase antes de hora.

    4- crase antes de objetos indiretos (quando a palavra a seguir permitir)

    se tiver em dúvidas, mesmo após essas dicas, substitua a palavra feminina por masculina e se aparecer AO o uso de crase ocorrerá..

    E) coube AO JUIZ determinar o bloqueio de bilhões de reais para garantir reparação de danos. CERTA ( Coube a+a justiça

    senado federal - pertencelemos!