SóProvas


ID
5068645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 4A2-II


        El Festival de Otoño y el Teatro del Barrio de Madrid han ideado en tiempos de pandemia Teatro de guardia, en la que 24 actores y actrices recitan poemas o textos dramáticos a través del teléfono en un íntimo encuentro con un oyente único, a lo largo de los 18 días que dura el certamen. En total, se aceptarán 92 llamadas telefónicas (cuatro cada intérprete). Cuatro de ellas serán en formato de videollamada, las que corresponden a la actriz sorda Ángela Ibáñez, que interpretará en la lengua de signos el final de la obra de La casa de Bernarda Alba.
        El Festival de Otoño, está dirigido por el dramaturgo y poeta Alberto Conejero. Los encuentros serán de 15 minutos de duración y gratuitos. Habrá reservas en todos los turnos de llamadas para el personal sanitario, hospitalizados o personas mayores. Las entradas se pueden reservar en la página web del Teatro del Barrio.
         “Es un acto simbólico, pero de gran significado. Muy hermoso. Es una manera de mantener viva esa llama de la resistencia, de que se vea que seguimos contando historias sea como sea y en cualquier circunstancia”, explica Aitana Sánchez Gijón. “No habrá escenario ni contacto visual. Todo se jugará con la palabra y la imaginación”, añade Alberto San Juan.
         Fran Perea, Pepe Viyuela o Javier Cámara, que han pedido a Alberto Conejero que les aconseje en la elección de los textos, tienen claro que ese encuentro hará volar la imaginación del oyente y contribuirá a aliviar, de alguna manera, esta rutina tediosa a la que nos ha abocado el coronavirus. “El teatro estará así presente en la vida de las personas”, asegura Perea. 

Teatro de guardia… ¿dígame? Internet: <https://elpais.com> (con adaptaciones).

El texto 4A2-II tiene como principal objetivo

Alternativas
Comentários
  • Sempre olhar a fonte, galera...

    Teatro de guardia… ¿dígame? Internet: <https://elpais.com> (con adaptaciones)

    Gabarito E).

  • Não seja um café com leite nos concursos e estude redação. 10% dos aprovados na prova objetiva REPROVARAM na redação no último concurso da PF

    _______________________________________________________________

    Eai concurseiro!?

    Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!?

    Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação.

    Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. https://go.hotmart.com/W44743476R

  • O texto Teatro de guardia… ¿dígame? é um texto jornalístico e, portanto, tem algumas características específicas, traz informações pertinentes sobre um determinado tema, especialmente da atualidade, e a inclusão de citações diretas. O tema abordado neste texto é uma atualização do que tradicionalmente se espera de um teatro: em vez de um espaço para o qual as pessoas se deslocam, agora um teatro telefônico; em vez de um público amplo, apenas uma pessoa do outro lado da linha. Assim sendo, a informação recorrente sobre como será um novo modelo de teatro, como ele funcionará e de que maneira ele é diferente do modelo tradicional nos deixa perceber que o objetivo principal deste texto é informar acerca de uma novidade.

    A) O teatro está sendo reformulado para que justamente as pessoas não precisem se locomover em tempos pandêmicos. Embora o pessoal da área da saúde, enfermos e mais velhos tenham prioridade, não é foco do texto falar sobre essa preferência e nem ela será dada para apresentações ao vivo. INCORRETA.

    B) O foco é informar sobre uma nova modalidade de apresentação teatral, inclusive tentando antecipar respostas para dúvidas que os interessados possam ter. INCORRETA.

    C) Embora seja feita a menção à interpretação em língua de sinais, ela não é o objetivo que este texto pretende alcançar, apenas mais uma das inovações que o teatro está se propondo a fazer. INCORRETA.

    D) A recorrência de informações sobre as diferenças entre o modelo de teatro tradicional e aquele que está sendo criado de maneira inovadora nos deixa perceber que o texto aborda uma novidade no que tange à manutenção de uma prática cultural que teve imenso impacto durante a pandemia. O objetivo não está, especificamente, em causar alívio. INCORRETA.

    E) Há diversas menções a como o Teatro de guardia realizará suas apresentações, de que maneira ele se diferencia do teatro tradicional, a inclusão de intérprete de língua de sinais para pessoas com deficiência auditiva, entre outros recursos que farão com que este novo empreendimento mereça atenção das pessoas. Por este motivo, o texto busca demonstrar todas essas novidades, que são, a rigor, a maneira através da qual será possível aproveitar o teatro sem, obrigatoriamente, deslocar-se até ele. CORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra E.