SóProvas


ID
5068648
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 4A2-II


        El Festival de Otoño y el Teatro del Barrio de Madrid han ideado en tiempos de pandemia Teatro de guardia, en la que 24 actores y actrices recitan poemas o textos dramáticos a través del teléfono en un íntimo encuentro con un oyente único, a lo largo de los 18 días que dura el certamen. En total, se aceptarán 92 llamadas telefónicas (cuatro cada intérprete). Cuatro de ellas serán en formato de videollamada, las que corresponden a la actriz sorda Ángela Ibáñez, que interpretará en la lengua de signos el final de la obra de La casa de Bernarda Alba.
        El Festival de Otoño, está dirigido por el dramaturgo y poeta Alberto Conejero. Los encuentros serán de 15 minutos de duración y gratuitos. Habrá reservas en todos los turnos de llamadas para el personal sanitario, hospitalizados o personas mayores. Las entradas se pueden reservar en la página web del Teatro del Barrio.
         “Es un acto simbólico, pero de gran significado. Muy hermoso. Es una manera de mantener viva esa llama de la resistencia, de que se vea que seguimos contando historias sea como sea y en cualquier circunstancia”, explica Aitana Sánchez Gijón. “No habrá escenario ni contacto visual. Todo se jugará con la palabra y la imaginación”, añade Alberto San Juan.
         Fran Perea, Pepe Viyuela o Javier Cámara, que han pedido a Alberto Conejero que les aconseje en la elección de los textos, tienen claro que ese encuentro hará volar la imaginación del oyente y contribuirá a aliviar, de alguna manera, esta rutina tediosa a la que nos ha abocado el coronavirus. “El teatro estará así presente en la vida de las personas”, asegura Perea. 

Teatro de guardia… ¿dígame? Internet: <https://elpais.com> (con adaptaciones).

Señale la opción en que aparecen dos secuencias textuales encontradas en el texto 4A2-II.

Alternativas
Comentários
  • O texto Teatro de guardia… ¿dígame? é um texto jornalístico e, portanto, tem algumas características específicas, traz informações pertinentes sobre um determinado tema, especialmente da atualidade, e a inclusão de citações diretas. O tema abordado neste texto é uma atualização do que tradicionalmente se espera de um teatro: em vez de um espaço para o qual as pessoas se deslocam, agora um teatro telefônico; em vez de um público amplo, apenas uma pessoa do outro lado da linha. Assim sendo, a informação recorrente sobre como será um novo modelo de teatro, como ele funcionará e de que maneira ele é diferente do modelo tradicional nos deixa perceber que o objetivo principal deste texto é informar acerca de uma novidade.

    A) Sequências narrativas são, tradicionalmente, marcadas pelo uso de verbos no pretérito. O texto apresenta a maioria de suas marcas verbais em tempos do presente ou mesmo do futuro, invalidando esta opção. INCORRETA.

    B) O texto apresenta uma sequência argumentativa, em que o foco é o convencimento do leitor acerca de um determinado tema ou tese. Pelo texto, é possível ver uma tentativa do(a) autor(a) em tentar convencer o(a) leitor(a) de que o formato novo da apresentação de teatro merece ser experimentado. Entretanto, esta opção mostra-se inadequada ao sugerir que há alguma passagem imperativa (ou seja, com ordens, majoritariamente marcada por verbos no imperativo). INCORRETA.

    C) O texto apresenta uma sequência argumentativa, em que o foco é o convencimento do leitor acerca de um determinado tema ou tese. Também apresenta um trecho explicativo, em que há instrução sobre um determinado procedimento (neste caso, o funcionamento de um teatro por telefone ou mesmo por vídeo-chamada). CORRETA.

    D) Esta opção mostra-se inadequada ao sugerir que há alguma passagem imperativa (ou seja, com ordens, majoritariamente marcada por verbos no imperativo). As citações diretas (com uso de aspas para marcar a fala original de uma pessoa entrevistada pelo(a) repórter previamente à composição do texto) não devem ser confundidas com a construção de um texto dialogal, em que há pelo menos duas personagens que conversam entre si. INCORRETA.

    E) Um texto descritivo busca dar ao(à) leitor(a) a possibilidade de conhecer um determinado espaço, uma pessoa ou um tema através de diversas características, sobre esse mesmo objeto de descrição, e que devem ser organizados textualmente de tal modo que o(a) leitor(a) consiga se “ver" naquele espaço. O objetivo deste tipo de texto é fazer observações sobre impressões, qualidades, sensações, etc. No texto Teatro de guardia… ¿dígame? não são observadas essas características. Também não há inclusão de aspectos específicos do texto dialogal, em que há pelo menos duas personagens que conversam entre si. INCORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra C.

  • Cadê os. Professores para comentarem a questão?