SóProvas


ID
5068660
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Espanhol
Assuntos

Texto 4A2-IV


        Veintidós años después volví a ver a Margarito Duarte. Apareció de pronto en una de las callecitas secretas del Trastévere, y me costó trabajo reconocerlo a primera vista por su castellano difícil y su buen talante de romano antiguo. Tenía el cabello blanco y escaso, y no le quedaban rastros de la conducta lúgubre y las ropas funerarias de letrado andino con que había venido a Roma por primera vez, pero en el curso de la conversación fui rescatándolo poco a poco de las perfidias de sus años y volvía a verlo como era: sigiloso, imprevisible, y de una tenacidad de picapedrero. Antes de la segunda taza de café en uno de nuestros bares de otros tiempos, me atreví a hacerle la pregunta que me carcomía por dentro.
         — ¿Qué pasó con la santa?
         — Ahí está la santa me contestó. Esperando.
     Sólo el tenor Rafael Ribero Silva y yo podíamos entender la tremenda carga humana de su respuesta. Conocíamos tanto su drama, que durante años pensé que Margarito Duarte era el personaje en busca de autor que los novelistas esperamos durante toda una vida, y si nunca dejé que me encontrara fue porque el final de su historia me parecía inimaginable.

Gabriel Garcia Marquez. La Santa. In: Doce cuentos peregrinos.
Bogotá: Editorial La Oveja Negra, 1992, p. 57

Por lo que se refiere a las características composicionales textuales y discursivas, se puede afirmar que el fragmento del texto 4A2-IV presenta la tipología

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A)

    Característica narrativa, perceba os verbos no passado e além disso o fim do texto:

    Gabriel Garcia Marquez. La Santa. In: Doce cuentos peregrinos

    Bogotá: Editorial La Oveja Negra, 1992, p. 5

  • Gabriel García Marquez foi um escritor, ativista e político colombiano muito famoso por suas obras literárias. Ele é um dos nomes principais do estilo literário denominado realismo mágico: suas ficções têm aspectos fantásticos ou misteriosos que se distanciam da realidade pragmática, aspectos esses que ecoam na linguagem mais metafórica empregada pelo autor e nos constantes climas de mistério e estranheza que embalam os(as) leitores(as) em diversos trechos de suas obras. Conhecer um pouco sobre a obra deste autor auxilia a encontrar uma resposta adequada para esta questão, uma vez que o texto “La Santa" é uma de suas produções literárias ficcionais.

    A) Sequências narrativas são, tradicionalmente, marcadas pelo uso de verbos no pretérito para marcar não apenas a cena em que uma determinada ação aconteceu, bem como o que sucede a cada cena. Também costumam estar estruturadas em parágrafos com escrita em prosa. CORRETA.

    B) Textos instrutivos normalmente se caracterizam por terem uma estrutura bastante clara e objetiva, assemelhando-se a uma receita. Há um título, o que se pretende realizar, ingredientes/materiais que serão necessários, a preparação ou técnica empregada para alcançar o objetivo e, se forem relevantes, elementos visuais, tais como imagens ou gráficos. O texto de Gabriel García Marquez não apresenta uma estrutura semelhante a essa, motivo pelo qual esta opção é inadequada. INCORRETA.

    C) Em textos argumentativos, o foco é o convencimento do leitor acerca de um determinado tema ou tese. Não há, no trecho em questão, tal objetivo, mas tão somente a descrição de uma cena, de tal maneira que o(a) leitor(a) possa se “inscrever" na cena e nos sentimentos à medida que o narrador os apresenta. INCORRETA.

    D) A escrita expositiva visa trazer argumentos que sustentam um determinado ponto de vista, sem a necessidade de convencimento do(a) leitor(a) sobre o tema. Não há, no trecho em questão, tal objetivo, mas tão somente a descrição de uma cena, de tal maneira que o(a) leitor(a) possa se “inscrever" na cena e nos sentimentos à medida que o narrador os apresenta. INCORRETA.

    E) Os textos descritivos buscam detalhar aspectos de um determinado local ou de uma pessoa em específico de tal modo que transmita para o(a) leitor(a) impressões, qualidades, sentimentos, características e observações sobre o objeto deste tipo de texto. Não há, no trecho em questão, tal objetivo, mas tão somente a descrição de uma cena, de tal maneira que o(a) leitor(a) possa se “inscrever" na cena e nos sentimentos à medida que o narrador os apresenta. INCORRETA.

    Gabarito da Professora: Letra A.

  • Ele está contando uma história . Narrativa , letra A.