SóProvas


ID
5068903
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere uma criança de 5 anos de idade, diagnosticada com tumor maligno de crescimento rápido e desordenado, caracterizando uma doença de desenvolvimento potencialmente letal. O paciente e a respectiva família foram admitidos no serviço de saúde terciário de referência oncológica, que conta com psicólogo na equipe.


Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Esse caso clínico não representa um cenário elegível para a terapêutica de cuidados paliativos, pois a doença é apenas potencialmente letal, não se confirmando, ainda, a possibilidade do óbito.

Alternativas
Comentários
  • Os cuidados paliativos devem ser feitos independente de ser confirmado a possibilidade do óbito. É preciso desmistificar a ideia que, cuidados paliativos só devem ser empregados quando não há mais possibilidade de tratamento e o paciente estiver em condição de terminalidade. Seu principal conceito é promover a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares por meio de prevenção e alívio do sofrimento.

    GAB: ERRADO

    Fonte: https://www.abrale.org.br/informacoes/cuidados-paliativos/

  • Simples: O trabalho realizado nos Cuidados Paliativos refere-se não apenas à remissão da dor, mas tbm à qualidade de vida