SóProvas


ID
5068933
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em um hospital de alta complexidade, uma criança de 10 anos de idade está internada há três meses e foi submetida a duas neurocirurgias na coluna. Em atendimento psicológico, o paciente apresentou humor rebaixado, choro incontido, desejo por alta hospitalar e sentimentos de raiva e de frustração.


A respeito desse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


Considerando as manifestações emocionais descritas, e as categorias de enfrentamento de Lazarus e Folkman (1985), é correto afirmar que o paciente apresenta estratégias de confronto com foco no problema.

Alternativas
Comentários
  • coping seria um tipo de processo adaptativo que faria a mediação de uma relação pessoa-ambiente vista como estressante, sendo que o processo de avaliação cognitiva explicaria as diferenças individuais e grupais na vulnerabilidade a eventos estressores.

    Lazarus e Folkman (1984) dividiram o coping, inicialmente, em duas categorias funcionais: (a) Enfrentamento focalizado na emoção, que visaria à regulação da perturbação emocional (no nível somático ou de alívio de sentimentos) e envolveria mudanças no significado da situação, sem mudança na situação objetiva, sendo preferencialmente utilizado em situações percebidas como inalteráveis; e (b) Enfrentamento focalizado no problema, que objetivaria gerir o problema que se encontra na gênese da perturbação do sujeito, buscando controlar ou alterar a situação que originou o estresse. Ambas as formas de enfrentamento seriam utilizadas em todos os episódios de enfrentamento de estressores, e qualquer ação ou pensamento poderia ter mais de uma função dependendo do contexto no qual o enfrentamento acontecesse (Folkman & Lazarus, 1985).

  • Gabarito: Errado!

    No caso apresentado não há foco no problema, a estratégia está focada na emoção.