-
GABARITO: D
As conclusões obtidas da Experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo, serviram de base para o desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas e, consequentemente, da abordagem humanística. Nessa abordagem substitui-se o conceito de homem econômico (abordagem clássica) pelo conceito de homem social, em que teríamos como elemento de motivação da produtividade do ser humano os incentivos sociais e simbólicos.
-
✅Letra D.
As raízes da Escola das Relações Humanas – ERH foram os estudos realizados em Chicago, na Western Electric, denominados de pesquisas de Hawthorne.
-Foco muda da tarefa para o individuo.
-Consequências: estudo sobre a função de pessoal, as questões sobre motivação e comportamento humano, a questão da liderança, a questão da cooperação e da comunicação, as questões sobre as equipes de trabalho e temas como participação, reconhecimento, afeto, lealdade e muitos outros correlacionados.
Fonte: Prof: Kátia Lima, Gran Cursos. Bons estudos!!!
-
A questão já "meio" que entrega a resposta, temos a experiência de... Hawthorne
O objetivo da experiência era analisar a correspondência entre a iluminação dos locais de trabalho e a eficiência das operárias, medida pela produção obtida.
Fonte: https://www.infoescola.com/administracao_/experiencia-de-hawthorne/
gab. D
-
-
Gabarito: Alternativa D.
1 - A Experiência de Hawthorne marca, ao longo de sua duração, o início de uma nova teoria calcada em valores humanísticos na Administração, deslocando a preocupação colocada na tarefa e na estrutura para a preocupação com as pessoas.
2 - As conclusões da Experiência incluíram novas variáveis no dicionário da Administração: a integração social e o comportamento social dos empregados, necessidades psicológicas e sociais e a atenção para novas formas de recompensas e sanções não-materiais, o estudo dos grupos informais e da chamada organização informal, o despertar para as relações humanas dentro das organizações, a ênfase nos aspectos emocionais e não-racionais do comportamento das pessoas e a importância do conteúdo do cargo para as pessoas que os realizam.
Fonte: Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003. pág. 111-112.