SóProvas


ID
5069923
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a opção correta, a respeito do uso de agrotóxicos na agricultura.

Alternativas
Comentários
  • Tem que prestar atenção quando a Cespe É taxativa nas alternativas. Quase sempre está errada.

  • A questão pede a alternativa correta sobre o uso de agrotóxicos na agricultura, trazendo algumas informações nas alternativas sobre os resíduos, a contaminação, fertilidade do solo, entre outras. Os agrotóxicos, ou agroquímicos, são classificados como produtos químicos, físicos ou biológicos que são utilizados para eliminar alguns organismos como larvas, fungos, insetos, com o intuito de controle de pragas e doenças em vegetações, especialmente no setor agrícola, onde são utilizados tanto na limpeza do solo quanto nas pastagens e florestas. A utilização destes produtos está relacionada com alguns problemas de saúde e ambientais, pois podem apresentar classificações toxicológicas baixas e extremamente altas. A sua utilização em excesso leva à contaminação do solo, do lençol freático e até dos produtos que estão sendo cultivados. Os agrotóxicos podem ser inseticidas, que combatem diretamente os insetos; fungicidas, que combatem os fungos; herbicidas, que combatem ervas daninhas; desfoliantes, que combatem algumas folhas específicas; fumigantes; que combatem bactérias no solo. (Agrotóxico. 2021. Disponível em https://www.inca.gov.br/exposicao-no-trabalho-e-no.... Acesso em fevereiro de 2022)

     
    Assinale a opção correta, a respeito do uso de agrotóxicos na agricultura.

    A) Na agricultura sustentável, são usados agrotóxicos para combater pragas e doenças, o que é fundamental para que a produção seja viável, embora cause poluição do solo e de corpos d'água. Incorreta. Essa alternativa poderia estar correta, exceto pelo uso da palavra fundamental, que coloca como uma obrigação de existir o agrotóxico para que ocorra a produção na agricultura, o que não é o correto. O uso destes produtos tem o intuito de auxiliar no combate às pragas, não sendo fundamental para a viabilidade da produção.

    B) Ao contrário dos agrotóxicos, principais causadores da degradação do solo, os adubos químicos são absorvidos pelas plantas e, por isso, não contaminam o solo nem a água. Incorreta. Os agrotóxicos são causadores de contaminação do solo, e não da degradação; e os adubos químicos são absorvidos e contaminam o solo e a água.


    C) O modelo agroflorestal é ideal para a proteção da biodiversidade do solo, pois impede o efeito de queimadas e os impactos do desmatamento e dos agrotóxicos. Incorreta. A existência de um modelo agroflorestal não é capaz de impedir efeitos de queimadas e agrotóxicos, haveria possibilidade de minimizar os efeitos desses agrotóxicos, mas não impedir, pois os produtos contaminam o solo.

    D) Resíduos de agrotóxicos possuem elevada mobilidade no solo, motivo pelo qual facilmente contaminam o lençol freático, porém produzem efeitos reduzidos na biodiversidade de organismos nas camadas superficiais do solo. Incorreta. Os resíduos são resquícios de produtos utilizados no solo e contaminaram alimentos. Eles não possuem elevada mobilidade no solo, apenas antes de se tornarem resíduos, na aplicação dos agrotóxicos, que apresentam alta mobilidade e fácil contaminação do lençol freático.


    E) Os agrotóxicos fragilizam e reduzem a fertilidade do solo com o tempo, além de poderem diminuir a biodiversidade e ocasionar acidez do solo. CORRETA. A utilização de agrotóxicos auxilia no combate às pragas e doenças, porém apresentam um alto poder de reduzir a fertilidade do solo pelos contaminantes que permanecem, além de diminuir a biodiversidade e diminuir o pH do solo, causando uma redução na sobrevivência de alguns organismos e danos à saúde humana.


     Gabarito do Professor: E