SóProvas


ID
5070859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma solução orgânica foi submetida a um feixe de luz polarizada. Entretanto, o plano de vibração dessa luz não sofreu desvio (rotação).


De acordo com aspectos da isomeria espacial, é correto afirmar que, na situação hipotética apresentada, pode ter sido utilizada uma solução com

Alternativas
Comentários
  • Mistura racêmica.

  • Se após atravessar o composto orgânico, o plano de luz polarizada desviar-se para a direita (sentido horário), há o isômero dextrogiro. Mas se a luz polarizada vibrar em um plano à esquerda (sentido anti-horário), há o isômero levogiro.

    Ambos, portanto, são opticamente ativos e são chamados de enantiômeros, antípodas ópticos ou enantimorfos, pois desviam a luz polarizada de um mesmo ângulo, mas em sentidos opostos.

    Visto que esses desvios são contrários, se tivermos uma mistura com partes iguais de enantimorfos, um anulará a atividade óptica do outro, surgindo uma mistura denominada de racêmica, que é opticamente inativa por compensação externa.

    A quantidade de misturas racêmicas pode ser determinada de acordo com a quantidade de carbonos assimétricos ou quirais presentes na molécula do isômero. Se há apenas um carbono assimétrico, é formada apenas uma mistura racêmica. Em casos em que há mais carbonos quirais diferentes, temos a seguinte regra: o número de misturas racêmicas é sempre a metade do número de estereoisômeros opticamente ativos.

    Fonte:

  • Mistura racêmica, é a mistura equimolar de dois enantiômeros que sozinhos desviam o plano de luz polarizada para lados opostos, quando juntos e em quantidades iguais o desvio se anula.