Cuidado paliativo é uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e familiares que enfrentam problemas associados a doenças que ameaçam a vida, por meio da prevenção e alívio de sofrimento, da identificação precoce, avaliação e tratamento da dor e outros problemas físicos, psicossociais e espirituais. Alternativa A está errada.
Os cuidados paliativos devam estar disponíveis em todo ponto da rede, na atenção básica, domiciliar, ambulatorial, hospitalar, urgência e emergência. Os serviços de urgência e emergência prestaram cuidados no alívio dos sintomas agudizados, focados no conforto e na dignidade da pessoa, de acordo com as melhores práticas e evidências disponíveis. Portanto os serviços de urgência e emergência não fazem uma avaliação de forma mais abrangente a situação do paciente, isso cabe a atenção básica. Alternativa B está errada.
O cuidado paliativo é a abordagem que visa a promoção da qualidade de vida de pacientes e seus familiares, através da avaliação precoce e controle de sintomas físicos, sociais, emocionais, espirituais desagradáveis, no contexto de doenças que ameaçam a continuidade da vida. Portanto uma boa avaliação do paciente e a identificação de parâmetros que o apoiem são primordiais para um cuidado paliativo de qualidade. Alternativa C está errada.
Está correta a afirmação de que para cuidados paliativos em pessoas com câncer, uma escala útil para prognóstico e avaliação da incapacidade é a Escala de Desempenho de Karnofsky (Karnofsky Performance Status Scale – KPS), sendo que o seu valor é proporcional às chances de sobrevida da pessoa, ou seja, quanto menor o valor, menor a sobrevida. Alternativa D está correta.
A Atenção Básica é a ordenadora da rede e coordenadora do cuidado, é responsável por acompanhar os usuários com doenças ameaçadoras de vida em seu território. Não existe um único local em que se pode realizar cuidados paliativos. O local mais indicado é onde o paciente que necessita deste tipo de cuidado estiver, ou seja, no domicílio, na instituição hospitalar, ambulatório, instituição de longa permanência ou hospice. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professo: Letra D
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Especializada à Saúde. Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência. Atenção Domiciliar na Atenção Primária à Saúde [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência – Brasília : Ministério da Saúde, 2020.
Manual de Cuidados Paliativos / Coord. Maria Perez Soares D'Alessandro, Carina Tischler Pires, Daniel Neves Forte ... [et al.]. – São Paulo: Hospital SírioLibanês; Ministério da Saúde; 2020.