SóProvas


ID
5071612
Banca
CETREDE
Órgão
Prefeitura de Frecheirinha - CE
Ano
2021
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Estratégia Saúde da Família visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Dessa maneira, são itens necessários à Estratégia Saúde da Família:

Alternativas
Comentários
  • II - Unidade de Saúde da Família (USF): estabelecimento com pelo menos 1 (uma) equipe de Saúde da Família, que possui funcionamento com carga horária mínima de 40 horas semanais, no mínimo 5 (cinco) dias da semana e nos 12 meses do ano, possibilitando acesso facilitado à população.

    A questão "E" também não estaria correta?

  • Desde a atualização da portaria em 2017 (que já foi atualizada de novo depois disso) que não existe mais quantidade de ACS por equipe e as bancas insistem em colocar essa informação como verdadeira.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre a Estratégia Saúde da Família.

    A) Incorreto. Existência de equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família) composta por, no mínimo, médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; auxiliar ou técnico de enfermagem; e agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

    B) Correto. O número de ACS deve ser suficiente para cobrir 100% da população cadastrada, com um máximo de 750 pessoas por ACS e de 12 ACS por equipe de Saúde da Família, não ultrapassando o limite máximo recomendado de pessoas por equipe.


    C)
    Incorreto. Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas (e não 6.000), sendo a média recomendada de 3.000 (e não 5.000).


    D)
    Incorreto. O cadastramento de cada profissional de saúde pode ser feito em apenas uma equipe de saúde da família, exceção feita somente ao profissional médico, que poderá atuar em, no máximo, duas eSF e com carga horária total de 40 horas semanais;


    E)
    Incorreto. É prevista uma carga horária de 40 horas semanais para todos os profissionais de saúde membros da equipe de Saúde da Família, à exceção dos profissionais médicos, cuja jornada é descrita no próximo inciso. A jornada de 40 horas deve observar a necessidade de dedicação mínima de 32 horas da carga horária para atividades na equipe de Saúde da Família, podendo, conforme decisão e prévia autorização do gestor, dedicar até oito horas do total da carga horária para prestação de serviços na rede de urgência do município ou para atividades de especialização em Saúde da Família, residência multiprofissional e/ou de Medicina de Família e de Comunidade, bem como atividades de educação permanente e apoio matricial.


    Gabarito do Professor: B.

    Referencia: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.
  • Questão está desatualizada, provavelmente o edital cobrou a PNAB de 2011