-
A questão exige o conhecimento do direito à educação, garantia prevista tanto na Constituição Federal quanto no Estatuto da Criança e do Adolescente. É importante ressaltar que o direito à educação é uma garantia constitucional (prevista no art. 227 da Constituição Federal), e foi reproduzida no ECA.
Veja o que diz o art. 53 do ECA:
Art. 53 ECA: a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania (alternativa A) e qualificação para o trabalho, assegurando-se-lhes:
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; (alternativa B)
II - direito de ser respeitado por seus educadores;
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores; (alternativa D)
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis;
V - acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (alternativa E)
Conforme se observa dos incisos do art. 53, a única alternativa que não está de acordo com os incisos é a letra C: direito de não ser respeitado por seus educadores. Na verdade, o que esse dispositivo prevê é justamente o contrário: a criança e o adolescente têm o direito de ser respeitados por seus educadores.
Gabarito: C
-
Achei confusa a questão; Precisa de uma interpretação mais afiada.
Se tratando da suspensão, não seria igualdade de condições para o acesso e permanência na escola?
Tendo em vista, que a letra julgada correta pela banca trata-se do respeito ao aluno e o contexto da questão trata-se de uma suspensão.
Se alguém puder me tirar essa dúvida eu agradeço.
-
Acertei a questão, mas pra isso precisei me desligar totalmente da primeira parte do enunciado que não ajuda em nada, está ali só pra fazer confusão mesmo. Ai ai...
-
Questão horrível.
-
Horrível !!
-
Que ? kkk
-
A questão está confusa, porém, a alternativa correta é a letra B, pois o ECA, no ART. 53 assegura - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;
E, o anunciado da questão está tratando de SUSPENSÃO, nesse caso a escola está desrespeitando o direito a PERMANECIA do aluno.
-
INTERPRETAÇÃO PURA!!!
-
questão bastante estranha, mal elaborada
-
A questão pede qual alternativa FERE o direito da criança em relação à educação, a única que está diferente do que consta no ECA é a C
-
Que questão horrorosa
-
confusa demais
-
Nossa senhora , tanta coisa pra se perguntar referente ao ECA e o elaborador me faz uma questão dessa
-
Art. 53. A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-se lhes:**
I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola
II - direito de ser respeitado por seus educadores
III - direito de contestar critérios avaliativos, podendo recorrer às instâncias escolares superiores
IV - direito de organização e participação em entidades estudantis
.......
-
A questão quer a alternativa q fere o direito à educação, todas as outras estão corretas exceto a que fere esse princípio letra C
-
Questão confusa e capciosa...
-
A questão não está confusa. Ela apenas foi elaborada de uma forma diferente das questões que estamos acostumados a resolver. Se o enunciado tivesse pedido qual a alternativa fere o art. 53 do ECA, você marcaria a C. Se o enunciado pedisse a incorreta, você marcaria a C. O problema é que ela trouxe uma situação hipotética, daí a gente acaba focando na história do garoto bagunceiro e esquece que a questão só quer o que não está no art. 53. Depois de resolver muitas questões nossa mente vai no automático e quando se depara com algo diferente não conseguimos diferenciar.
-
mas ele foi desrespeitado por seus educadores? Que questão mas mal feita, pelo amor de Deus. Cansado de ver uma questão pior do que a outra. Inacreditável que essas banquinhas de fundo de quintal selecionam futuros servidores.
-
Questão não existe nenhum problema meu povo, e só ler com mais calma, a questão referenda o Direito a Educação, e pede a alternativa que fere tais Direitos. O inciso " Direito de ser respeitado por seus educadores" está dentro do arti. 53, então repare que a banca coloca o mesmo, entretanto lhes atribuindo da seguinte forma, Direito DE NÃO ser respeitado por seus educadores. Repare quando adiciona DIREITO DE NÃO SER RESPEITADO, está ferindo o Direito a educação, portanto a questão a marcar é esta.
-
Também achei muito mal elaborada,bastante esquesita, horrível.
-
Sabendo que a criança e o adolescente têm direito à educação, a alternativa que fere este direito é a que trata do(a):
Letra C - direito de não ser respeitado por seus educadores.
A única que fala sobre o direito de ferir os direitos.
-
Usaram um caso concreto e pediram a incorreta a respeito dos direitos elecados no assunto.
-
Nossa,não tinha entendido a questão.....