SóProvas


ID
5072128
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo, residente de saúde mental do adulto, é chamado para avaliar um paciente internado na unidade de ortopedia de um hospital. O paciente foi internado após se jogar de um carro em movimento, em uma tentativa de autoextermínio. Ele fraturou um dos membros superiores e a clavícula e teve muitas escoriações. Durante o atendimento, o paciente relata que faz uso de lítio e acompanhamento psiquiátrico há um ano. Foi diagnosticado com transtorno bipolar e encaminhado para psicoterapia, contudo, suspendeu o acompanhamento por falta de condições financeiras para pagar as sessões. Informa, ainda, que a tentativa de suicídio ocorreu após uma discussão com a namorada, mas que, por vezes, tem pensamentos de acabar com a própria vida e o sofrimento. O psicólogo acolhe a queixa do paciente e define como conduta o acompanhamento dele durante a internação, seguido por posterior encaminhamento para tratamento. 

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A mania afeta o humor, a cognição, a psicomotricidade e o nível de energia do indivíduo; o humor é expansivo e diminui a necessidade de sono.

Alternativas
Comentários
  • DSM V

    Episódio Maníaco

    A. Um período distinto de humor anormal e persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento anormal e persistente da atividade dirigi da a objetivos ou da energia, com duração mínima de uma semana e presente na maior parte do dia, quase todos os dias (ou qualquer duração, se a hospitalização se fizer necessária);

    B. Durante o período de perturbação do humor e aumento da energia ou atividade, três (ou mais) dos seguintes sintomas (quatro se o humor é apenas irritável) estão presentes em grau significativo e representam uma mudança notável do comportamento habitual:

    • 1. Autoestima inflada ou grandiosidade.
    • 2. Redução da necessidade de sono (p. ex., sente-se descansado com apenas três horas de sono).
    • 3. Mais loquaz que o habitual ou pressão para continuar falando (cognição).
    • 4. Fuga de ideias ou experiência subjetiva de que os pensamentos estão acelerados (cognição);
    • 5. Distraibilidade, a atenção é desviada muito facilmente (cognição);
    • 6. Aumento da atividade dirigida a objetivos ou agitação psicomotora (psicomotricidade);
    • 7. Envolvimento excessivo em atividades com elevado potencial a consequências dolorosas ( p. 124)

    Gabarito: Certo