-
Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os nomes das jovens ativistas que vêm se destacando no mundo por grandes movimentos às suas descrições.
Coluna 1
1. Emma González. 2. Greta Thunberg. 3. Malala Yousafzai.
Coluna 2
( ) Aos 17 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 2014. Com uma história cheia de obstáculos e superação, ela viu no pseudônimo Gul Makai uma saída para denunciar os abusos dos talibãs com as meninas de sua idade, que eram impedidas de ir à escola. Desde então, luta pelo direito universal à educação.
( ) Ativista ambiental sueca que fez um discurso marcante na Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas, em 2018, e ficou conhecida mundialmente por cobrar atitudes de governos e empresas para barrar o avanço das mudanças climáticas.
( ) Tornou-se a principal voz do movimento antiarmamentista nos EUA após um homem armado com um fuzil semiautomático matar 17 pessoas em um tiroteio em uma escola na Flórida.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A) 3 – 2 – 1. [Gabarito]
-
Gabarito: A
Informação complementar:
Emma González é uma das líderes do movimento #NeverAgain, que pede o controle das armas nos EUA. O que isso significa? A pauta da organização não pede a retirada do direito ao armamento do cidadão americano comum, mas que o acesso seja limitado àqueles que possuem laudo psicológico e que seja dificultado o acesso da população geral às armas semi-automáticas.
O grupo se organizou após a tragédia de Parkland e deve ter sua maior manifestação de força durante a "Marcha Pelas Nossas Vidas", que cruzará as ruas de Washington no dia 24 de março. Até lá, resta observar o que mais Emma e os outros sobreviventes do assassinato em massa poderão mudar em uma das maiores potências bélicas do mundo.
Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/02/23/saiba-quem-e-emma-gonzalez-a-voz-dos-estudantes-contra-as-armas-nos-eua.htm
-
Confesso que só conhecia a Greta e a Malala, depois de resolver a questão lembro que vi uma reportagem uma vez sobre atentados às escolas estadunidenses com a Emma
-
Ativistas jovens possuem grande atenção midiática devido a pouca idade e por representarem a representatividade das novas gerações e suas ações de engajamento são constantemente noticiadas com grande repercussão e por isso devem ser acompanhados no noticiário com atenção. Sobre a atuação das três pessoas citadas buscamos a alternativa correta.
1 - Sobrevivente do Massacre na Stoneman Douglas High School Emma Gonzalés tornou-se uma influente ativista pelo controle de armas nos EUA e a face mais conhecida do movimento "Never Again", contra os atentados armados em locais públicos facilitados pela venda indiscriminada de armas de grosso calibre e automáticas.
2 - Greta Thunberg destacou-se ao liderar uma greve estudantil contra as mudanças climáticas e a partir daí ganhou cada vez mais visibilidade chegando a discursar na conferência da ONU sobre mudanças climáticas e sendo considerada atualmente como uma das mais importantes ativistas climáticas do mundo.
3 - Malala em sua militância pelo direito a educação de meninas no Paquistão sofreu a um atentado contra sua vida que quase a matou causando grande comoção internacional, a prisão de seus perseguidores e a criação de leis sobre o direito a educação em seu país de Origem.
GABARITO DO PROFESSOR: A
-
COITADA DA MALALA E DAS MENINAS AFEGÃES, OS TALIBÃNS ESTÃO DE VOLTA. E AGORA, FINANCIADO PELA CHINA, ESTÃO MUITO MAIS FORTES!
-
RUMO A BRIGADA MILITAR !!!
-
A assimilação correta é a seguinte:
Malala Yosafzai (3): Aos 17 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a ganhar o Prêmio Nobel da Paz, em 2014. Com uma história cheia de obstáculos e superação, ela viu no pseudônimo Gul Makai uma saída para denunciar os abusos dos talibãs com as meninas de sua idade, que eram impedidas de ir à escola. Desde então, luta pelo direito universal à educação.
Greta Thunberg (2): Ativista ambiental sueca que fez um discurso marcante na Conferência das Nações Unidas pelas Mudanças Climáticas, em 2018, e ficou conhecida mundialmente por cobrar atitudes de governos e empresas para barrar o avanço das mudanças climáticas.
Emma González (1): Tornou-se a principal voz do movimento antiarmamentista nos EUA após um homem armado com um fuzil semiautomático matar 17 pessoas em um tiroteio em uma escola na Flórida.
Resposta: A