SóProvas


ID
5072491
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 50 anos de idade chegou desacompanhado ao serviço de emergência com febre alta, cefaleia aguda, náuseas, diarreia, vermelhidão nos olhos e mal-estar geral há oito dias. Foi imediatamente internado na enfermaria de clínica médica e diagnosticado, por exame sorológico, com leptospirose. Com o agravamento do quadro, foi admitido na unidade de terapia intensiva (UTI) para monitoramento das funções vitais, estando sedado. O Serviço Social contatou familiares, mais especificamente, uma filha de 28 anos de idade, que foi ao hospital e contou que o paciente tem três outros filhos mais novos, e que apenas um deles, o mais novo, de 22 anos de idade, tem contato frequente com o pai. A filha contou que tem horror ao pai e que considera que a doença atual é merecida, uma vez que o paciente é travesti e trabalha em shows performáticos. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


É papel da Psicologia no contexto da UTI, por tratar-se de uma família desestruturada e com vínculos afetivos prejudicados, trabalhar a influência do pensamento autorreferente.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado!

    "A auto referência é um sintoma apresentado em pacientes inseguros emocionalmente, angustiados, e nos casos mais graves, delirantes. O paciente se julga no centro do mundo, e que tudo lhe diz respeito. É um egocentrismo copernicano. Sensitividade é seu sinônimo."

    Tendo em vista a definição da problemática, ela não se aplica ao quadro.