SóProvas


ID
5072512
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um paciente de 30 anos de idade sofreu acidente automobilístico com colisão frontal, produzindo fraturas complexas. Após intervenção cirúrgica de emergência, deu entrada na unidade de terapia intensiva (UTI). O paciente tem histórico de boa saúde, boa forma física, suporte social operacional e emocional satisfatório. Apesar do bom prognóstico, o paciente afirma que a UTI é um lugar para aguardar a morte, que nada na vida dele vai bem, que não vem recebendo cuidados bons o suficiente, que as pessoas o tempo inteiro mentem para ele. As falas do paciente têm um tom provocador, arrogante, desafiador e depreciativo. A equipe assistencial, exausta em termos de argumentação educada e racional, tende a contra-atacar.  

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A equipe precisa de capacitação para manter as rotinas de cuidados e ignorar qualquer manifestação do paciente, como parte de intervenção de extinção.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado!

    A equipe, de fato, necessita de uma instrução de como se portar melhor frente ao quadro do paciente assistido, mas a melhor maneira, nem de longe, não seria ignorar aquilo que ele expressa, pois suas manifestações devem ser sempre tomadas como material para o trabalho que será desenvolvido.