SóProvas


ID
5073337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A partir do século XIII, desenvolveu-se um cenário intelectual que adquiriria um caráter de notável unidade, sobretudo com os manuais de Toletus, de Rubio e dos conimbricenses. Trata-se, de acordo com Étienne Gilson, “daquele aristotelismo cristianizado e de método essencialmente dialético. (...) Na origem desse movimento de ideias está o ensino dos mestres da Faculdade de Artes, que não têm outra função fora comentar ou, como se dizia na época, ‘ler’ sucessivamente diante de seus alunos todos os tratados conhecidos de Aristóteles”.


O texto precedente aborda características

Alternativas
Comentários
  • A escolástica se caracterizou por ser um estudo centrado e organizado a partir da crença cristã apostólica e católica. A igreja exercia forte controle sobre o saber e o que se sabia a partir da formação de seus pensadores. Rubio e Toletus foram pensadores vinculados à Igreja Católica dos séculos XVI e XVII que aproximaram a filosofia escolástica do pensamento cartesiano que se iniciava. O texto refere-se à práticas de ensino de Aristóteles do século XIII, auge do pensamento escolástico.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Escolástica: Qualquer filosofia elaborada em função de uma doutrina religiosa, pensamento cristão da Idade Média, baseado na tentativa de conciliação entre um ideal de racionalidade, corporificado esp. na tradição grega do platonismo e aristotelismo, e a experiência de contato direto com a verdade revelada, tal como a concebe a fé cristã; escolasticismo.

  • A Escolástica foi um período da Filosofia Medieval em que a filosofia aristotélica e a junção entre fé e razão ganharam centralidade para explicar os elementos teológicos. ... A Filosofia Escolástica é uma tradição filosófica que surgiu na Idade Média, tendo acontecido, aproximadamente, entre os séculos IX e XIII.
  • Gnosticismo (do grego, conhecimento) ideia de que a vida, criação de uma entidade imperfeita, era uma forma maléfica de se aprisionar o espirito humano e que só se pode alcançar o bem em um nível espiritual.

    Teísmo (do grego theos, que significa deus) crença na existência de um ou vários deuses, nesse caso, pode existir um supremo, teísmo não é religião.

    Patrística foi uma corrente filosófica cristã dos primeiros séculos depois de cristo, a origem do nome remete aos padres da época, chamados de "pais da igreja", responsáveis por difundir e desenvolver o cristianismo.

    Peripatéticos (do grego, ambulante ou itinerante), eram chamados assim os discípulos de Aristóteles nos jardins do Liceu, que caminhava enquanto ensinava pra instigar o pensamento, segundo ele.