SóProvas


ID
5073343
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No seu livro Introdução à filosofia ocidental, o professor Antony Flew diz que filosofia consiste em argumentos “sempre, do início ao fim” e, como não há argumentos no pensamento oriental (ou conforme ele pensa), por consequência não existe filosofia no pensamento oriental. De modo similar, refere-se à tradição filosófica africana. Contudo, quando ele diz que sem argumentação e clarificação não há filosofia, tecnicamente falando, ele identifica filosofia com uma argumentação tipicamente ocidental. Em outras palavras, ele quer dizer que, se a atividade reflexiva não estiver baseada na argumentação e clarificação típicas do pensamento ocidental (recomendado pela tradição analítica anglo-saxã), ela não é filosofia. Em primeiro lugar, a essência da filosofia não é o argumento, mas a reflexão, o que faz com que não tomemos a argumentação tipicamente ocidental como padrão para a filosofia. Em qualquer lugar existe reflexão acerca das questões fundamentais sobre o ser humano e o mundo (seja qual for a forma de reflexão empreendida), isto é, filosofia.

Joseph I. Omoregbe. Filosofia Africana: Ontem e Hoje. 
Internet:<www.filosofiaafricana.weebly.com> (com adaptações).

A partir da crítica apresentada no texto anterior, de Joseph Omoregbe, infere-se que, para esse autor, 

Alternativas
Comentários
  • A crítica apresentada pelo texto refere-se à classificação defendida por Anthony Flew que exclui as filosofias africanas e orientais, pois elas não constroem seus argumentos ao modo ocidental. Tomando que o essencial da filosofia é a reflexão e não a argumentação, o texto afirma ser errada essa proposição e defende que, sim, há filosofia africana e oriental, pois há aí reflexão.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Filosofia é essencialmente uma atividade reflexiva. Filosofar é refletir sobre a experiência humana para responder algumas questões fundamentais a seu respeito.

    Joseph I. Omoregbe define um filósofo como "aquele que dedica boa parte de seu tempo refletindo sobre questões fundamentais sobre a vida humana ou sobre o universo físico, e que faz isso de maneira habitual", e diz que não existe nenhuma filosofia africana articulada e documentada, ainda que exista uma tradição filosófica africana. Simplificando, mesmo que não existissem filósofos africanos conhecidos, a filosofia foi, de fato, praticada na . Uma forma de sempre esteve presente na África desde tempos muito antigos. Se tomarmos a filosofia como sendo um conjunto coerente de crenças, mas não como um sistema de explicar a unidade do entendimento de todos os fenômenos, então praticamente todas as possuem filosofia.

  • Ele explica o objetivo da filosofia e que primeiro a pessoa reflexe acerca de algo e posteriormente ela vai argumentar aquilo com outras pessoas

    GAB B

    APMBB