SóProvas


ID
5073349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual os indivíduos existem isoladamente. Para Hobbes, ele é um estado de guerra permanente dos indivíduos entre si, no qual reina o medo da morte violenta. Nele, a única lei que existe é a da força do mais forte. Para Rousseau, ao contrário, o estado de natureza não é de guerra e medo, mas de felicidade e inocência. Nele, as pessoas se comunicam por gritos, gestos e música, e vivem do que a natureza fornece. Esse estado, entretanto, chega ao fim quando surge a primeira cerca, ou seja, quando surge a propriedade privada. A partir de então, nesse estado de sociedade, passa a prevalecer a guerra de todos contra todos.

                Marilena Chauí. Iniciação à Filosofia [Manual do Professor]. p. 504 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto precedente e aspectos a ele relacionados, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • O estado de sociedade de Rousseau corresponde ao estado de natureza de Hobbes, é só ler o texto e analisar que cada um tem uma posição diferente.

    Gabarito letra A

  • Segundo Hobbes, no estado de natureza o homem guerreia contra todos os homens e não tem paz. que somente será alcançada no estado de sociedade, com a figura do soberano para garanti - la. Para Rousseau, a guerra não seria natural, mas somente acontece quando se estabelece a propriedade privada dando início à sociedade. Logo, o estado de sociedade de Rousseau corresponde ao estado de natureza de Hobbes.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O estado de sociedade para Rousseau “a sociedade deprava e torna o homem miserável”;

    O estado de natureza para Hobbes provoca a destruição mútua do homem.

  • "O homem nasce bom e a sociedade o corrompe".(ROUSSEAU) o Estado de Sociedade de ROUSSEAU corresponde ao Estado de Natureza de HOBBES "O homem é lobo do homem". (HOBBES).

  • As pessoas se comunicam com gritos até hoje rsrsrs

  • eu entendi o pq da alternativa A está correta, mas não compreendo o erro da D, sendo que realmente as concepções de estado de natureza dos dois são completamente opostas

  • Por que a D está errada? Okay, entendo que a A é a certa, mas D tb está.

  • A letra D está errada SOMENTE por conta do que o enunciado da questão pediu. O enunciado pediu de acordo com o texto. Mas, no geral, o pensamento da D também está certo. Resumindo: a A está "mais correta", dentro do contexto, do que a D.
  • O comando da questão é "de acordo com o texto", logo, LETRA A.

    No entanto, fora deste comando, a D está correta.

  • tbm concordo Aimee , as duas estao corretas pra mim tbm uma nao se sobressai a outra. Nao sei porque uma está mais de acordo com o texto do que a outra. Uma vez que no próprio texto tem a expressao, "pelo contrário" Para Rousseau, ao contrário, o estado de natureza não é de guerra e medo, mas de felicidade e inocência. Alguem poderia explicar?

    um mnmonico pra memorizar a posicao de cada um

    Hobbes- estado da natureza - horror

    ROusseau - estado da natureza - riso

    mais uma questao pra memorizacao

    Q12555104