SóProvas


ID
5073367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

No momento em que a arte rompe com a ideia de ser cópia do real para ser considerada criação autônoma que tem a função de revelar as possibilidades do real, ela passa a ser avaliada de acordo com a autenticidade da sua proposta e sua capacidade de falar ao sentimento.

                                                               Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009, p. 403 (com adaptações).


Desde o século XIX, algumas reflexões relativas à estética vêm sendo revistas e reconstruídas, de modo que a arte como pensamento deixou de focar apenas no belo e no feio para tratar do assunto da 

Alternativas
Comentários
  • A reflexão colocada pelo texto descreve o processo em que a arte se desvincula da antiga ideia de ser a cópia do real a partir de parâmetros da beleza e passa a ser compreendida como representação do mundo dialogando com sentimentos e impressões.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • representação é a tradução mental de uma realidade exterior percebida e liga-se ao processo de abstração. O imaginário faz parte de um campo de representação e, como expressão do pensamento, se manifesta por imagens e discursos que pretendem dar uma definição da realidade.

  • Quanto à natureza, a arte reproduz as aparências e representa os aspectos essenciais das coisas. Ela assenta naquilo que chamamos de beleza estética: o equilíbrio e a simetria, o respeito às proporções, etc.

    O valor da arte é aferido pelos efeitos que ela produz que dependem da qualidade que ela representa. Deve as artes representar o que é belo, tanto esteticamente quanto moralmente, para que o espírito sinta-se inclinado a pratica das virtudes e ao conhecimento da verdade. O principio da imitação, invocado para explicar a natureza da arte, define a função ética e espiritual que ela desempenha que consiste em induzir a alma a imitar o que é bom e digno de ser imitado.

    (Danielle Gusman)

  • a arte se desvincula da antiga ideia de ser a cópia do real a partir de parâmetros da beleza e passa a ser compreendida como representação do mundo dialogando com sentimentos e impressões.