SóProvas


ID
5073382
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEED-PR
Ano
2021
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

A originalidade da pólis é que ela estava centralizada na ágora (praça pública), espaço onde se debatiam os problemas de interesse comum, regidos pela ética (essa invenção grega, compreendida como a ciência da conduta). Separavam-se na pólis o domínio público e o privado: isso significava que ao ideal de valor de sangue, restrito a grupos privilegiados em função do nascimento ou fortuna sobrepunha-se a justa distribuição dos direitos dos cidadãos como representantes dos interesses da cidade.

                                                                  Maria Lúcia de Aranha. Filosofia: introdução à Filosofia.
São Paulo: Moderna, 2009, p. 39 (com adaptações).

Considerando-se as informações do texto anterior, é correto afirmar que a ágora consistia em um espaço para o cidadão grego, aquele que fora educado a partir da ciência da conduta, tornar pública a expressão viva dos interesses do povo. Tal expressão se dava por meio

Alternativas
Comentários
  • Bons tempos...

  • A ágora era considerada a praça pública da polis. Era nela que aconteciam os debates políticos. Os cidadãos (os que podiam expor sua opinião) da Grécia iam para a praça pública debater as questões políticas da sociedade, e quem podia colocar sua opinião e tinha o melhor argumento era o vencedor.

  • ágora era a realização do espaço público no qual se reuniam os homens privados para o debate das coisas públicas. As decisões que aí se tomavam, desde o ponto de vista da reunião de iguais, era a partir do diálogo.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Ágora era o espaço das antigas cidades-estado gregas em que os cidadãos se encontravam para dialogar sobre os assuntos importantes da comunidade.

  • Pensou em Grécia, pensou em diálogos, o trem bonito que era essa Grécia!

    GAB D

    APMBB