Questão sobre choques econômicos e suas respectivas medidas de contenção na função estabilizadora do Estado.
Vamos analisar as alternativas:
A) Errada. Um choque de oferta deslocará a curva de oferta para a esquerda e para cima, causando aumentos de preços e redução do produto. Uma política restritiva da demanda agregada, de fato, irá agravar a redução do produto e do nível de emprego na economia, porém atenuará a elevação da inflação causada pelo choque de oferta, os preços vão diminuir.
B) Errada. Na verdade, as políticas fiscal e monetária podem ser expansionistas ou contracionistas, então independente, a princípio, se será utilizada uma ou outra em um sentido ou no outro. O que é importante para determinar se será política fiscal ou monetária não é se o choque é de oferta ou demanda e sim outras variáveis como, por exemplo, taxa de juros (se for suficientemente baixa), pode-se estar em um contexto de armadilha da liquidez e a política monetária será totalmente ineficaz.
C) Errada. A primeira parte poderia estar correta, tendo em vista que uma possível reação a um choque de oferta seria contrair a demanda, como foi feito, por exemplo, no contexto dos choques do petróleo na década de 70 nos países desenvolvidos. Mas uma política monetária expansionista tem o efeito de expandir a demanda na medida em que a redução da taxa de juros incentiva o consumo e investimento. Alternativa contraditória.
D) Errada. O modelo de ciclos reais de negócios enfatiza o longo prazo e o papel da oferta na determinação do produto, logo não se pode creditar a choques de demanda essa teorização. Para essa escola de pensamento econômico denominada novo-clássica, os agentes econômicos e o sistema como um todo estão sempre maximizando suas respectivas utilidades e agindo racionalmente.
E) Errada. Um choque de oferta, como vimos, tem o efeito de reduzir o produto e elevar os preços. Uma política fiscal expansionista poderá até recuperar o nível de produto, porém causará ainda mais inflação, causando uma possível explosão na elevação dos preços. Talvez possa não ser a alternativa mais adequada dependendo do que a sociedade deseja, mas, com certeza, não é a única solução possível.
Como todas as alternativas possuem algum erro em seus respectivos enunciados, recomenda-se propor, de forma respeitosa, a anulação da questão para a banca organizadora.
Gabarito da Banca: Letra A.
Gabarito do Professor: NÃO HÁ (ANULAÇÃO).