SóProvas



Questões de Ciclos Economicos


ID
350509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IJSN-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca de regimes cambiais, julgue os itens subsequentes.

Os defensores do regime de taxa de câmbio fixa sabem que o compromisso com uma taxa fixa não é uma forma de disciplinar a autoridade monetária e não impede um excesso de crescimento na oferta de moeda.

Alternativas

ID
513715
Banca
FMP Concursos
Órgão
TCE-RS
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quanto aos ciclos econômicos pode-se afirmar que:
I. um ciclo econômico é um movimento periódico, para cima e para baixo na produção, emprego, consumo, investimento e outras variáveis econômicas relevantes.

II. os ciclos econômicos são flutuações da atividade econômica agregada e não de uma variável específica. As variáveis econômicas mostram co-movimentos, apresentando padrões regulares e predizíveis ao longo do ciclo econômico.

III. a produção agregada flutua de modo marcante nas economias capitalistas. Elas possuem uma forte tendência (de crescimento econômico), mas longe de ser um crescimento suave, ele flutua em torno desta tendência com significativa amplitude.
As afirmações I, II e III são:

Alternativas
Comentários
  • Olá, pessoal!

    Essa questão foi anulada pela organizadora.


    Bons estudos!

ID
563416
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sempre que um país se encontra em recessão, o (a)

Alternativas

ID
665956
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Leia atentamente as informações abaixo a respeito dos ciclos e da curva de Phillips e assinale a alternativa correta.

I. Problemas expectacionais determinam os ciclos para novos clássicos e para os monetaristas.

II. Choques de produtividade explicamos ciclos para os adeptos da teoria dos ciclos reais.

III. Na curva de Phillips expandida pelas expectativas poderá haver inflação positiva mesmo quando o produto corrente for menor que o produto potencial.

Alternativas
Comentários
  • os monetaristas acreditam que as expectativas determinam os ciclos?
    acho que não. para os monetaristas os ciclos decorrem de variações monetárias.
  • A acertiva I eu acho um pouyco mais complicada por não entendo muito de ciclos, mas ao analisar o posicionamento monetarista sobre a curva de phillips, os quais utilizam expectativas adaptativas para explicar o trade off entre inflacao e emprego, acredito q o mesmo raciocínio possa ser empregado nos ciclos:

    I – inicialmente os ciclos para os monetaristas dependem de choques de política, mas conforme demonstrado por Friedman, com base no modelo de Fischer, para que um choque monetario tenha impacto no produto é necessário que as expectativas adaptativas não prevejam o choque, do contrário os agentes irão adaptar suas expectativas e frustrar a política.
     
    II – fácil, pois é o pressuposto básico dos ciclos reais
     
    III - pt = pe - a(Yt - Y*) , em que pt= inflaçao corrente; pe= inflaçao esperada; Yt= renda atual; Y*=renda potencial. Assim ao ter Yt < Y*, então a última parte é negativa, mas se a expectativa inflacionaria for maior do que esse hiato no produto (pe> yt-y*), entao a pt será positiva. 
  • item 1) Para os novos-clássicos  e para os monetaristas flutuações de curto prazo são determinadas por "surpresas" monetárias. há portanto uma aproximação maior dessa corrente com a teoria das expectativas racionais.

    Fonte: Apostila do Prof: Almir Bittencourt autor do livro questoes resolvidas da Anpec
  • A única que eu sabia era a assertiva II, o resto tive que pesquisar um pouco e pensar mais a fundo!

     

    O comum ao ler os textos sobre novos clássicos é que as oscilações do produto e do trabalho são geradas por mudanças imprevistas da demanda agregada, choques ou surpresas monetárias. E se as políticas puderem ser previstas, não afetarão o produto real. Então, a alternativa I, nada mais é que escrever de outro jeito. Se eu puder antecipar a expectativa não haverá efeito nenhum no ciclo, já problemas na expectativa terão efeitos. 

     


ID
733333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-NACIONAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação a cenário macroeconômico de mercado, julgue os itens que se seguem.

Uma empresa com postura conservadora, ao analisar cenários futuros, tenderá a optar por prever e planejar suas ações com base em possíveis resultados positivos que assegurem reforços para a organização.

Alternativas

ID
737170
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em referência à Teoria do Crescimento Econômico,é correto afirmar que:

Alternativas

ID
737242
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

As doutrinas de bem-estar integradas na análise econômica convencional derivam da formulação consagrada pelo nome de "Ideal de Pareto". Segundo essa formulação:

Alternativas

ID
741109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2004
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando que a macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.

Políticas de orçamento equilibrado que implicam aumento, simultâneo e da mesma ordem de magnitude, das despesas públicas e da arrecadação eliminam deficits ou superavits fiscais e são, por conseguinte, incompatíveis com a gestão dos ciclos econômicos.

Alternativas
Comentários
  • "Políticas de orçamento equilibrado não são incompatíveis com a gestão dos ciclos econômicos, mas não eliminam déficits/superávits fiscais."
    Série Questões - Economia (Marlos Vargas Ferreira)
  • A arrecadação pode aumentar com a aceleração da economia, o que possibilite maiores despesas por parte do governo para atuar na gestão dos ciclos econômicos.

  • Olá Pessoal

    Gabarito Errado

    Conforme GÓES E GADELHA(2019): "Por um lado, regras fiscais ajudam a promover a responsabilidade e credibilidade da política fiscal, mas por um lado limitam a atuação da política fiscal em lidar com os ciclos econômicos. Mas isso não significa dizer que regras fiscais, como políticas do orçamento equilibrado, sejam incompatíveis com a gestão dos ciclos econômicos".

    Bons Estudos.


ID
772639
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A expectativa generalizada, por parte de investidores financeiros, de elevação da taxa de juros da economia, tende a aumentar a retenção de moeda por parte desses investidores.

Nesse caso, a retenção de moeda é chamada demanda

Alternativas

ID
853351
Banca
ESAF
Órgão
MDIC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Existem evidências que os fabricantes de sistemas complexos, como automóveis e eletrônicos, estão delegando mais responsabilidades para seus fornecedores, incluindo o desenvolvimento de produtos. Sobre este processo é correto afirmar:

Alternativas

ID
1075213
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Utilizando os conceitos básicos da análise macroeconômica, essenciais à compreensão dos grandes agregados econômicos, julgue os itens que se seguem.

Se, no Brasil, a expansão de programas governamentais for financiada mediante o aumento do deficit público, no longo prazo, essa expansão conduzirá à apreciação do real e à redução das exportações líquidas brasileiros.

Alternativas
Comentários
  • Pelo que percebi haverá redução dos impostos que vai acarretar em um real forte e reduzir o poder de compra dos estrangeiros.

  • apreciação???? não seria depreciação????

  • Aumenta-se a renda, aumentando por conseguinte as importações, efeito dos déficits gêmeos.

  • Gente, está certa ou errada essa questão? Não tô querendo apertar o botãozinho lá para não perder essa questão da minha vista. Eu não sou da área de economia então eu gostaria de entender essa questão sem precisar chutar e não entendi nos comentários se a questão está certa ou errada. Eu colocaria errada, mas sem entender direito o por quê.

  • Então, de fato, a apreciação (valorização) da moeda, gera redução das importações (Balança comercial).

    "a valorização cambial incentiva as importações e prejudica as exportações, enquanto a desvalorização cambial provoca comportamento oposto."

    A questão não fala se no longo prazo o déficit gerado será reduzido ou quitado. Se houver aumento da divida a tendência é aumento de impostos, o que provoca o efeito iverso: redução do poder de compra, aumento da inflação, desvalorização do real...

  • CORRETA

    Apreciação ou valorização do Real (diminuir a taxa de câmbio) -> Diminui as exportações, perde a competitividade, ajuda no combate a inflação.

    Depreciação ou desvalorização do Real (aumenta a tx de câmbio) -> Aumenta a competitividade dos produtos, portanto aumenta a exportação, mas pode-se aumentar a pressão inflacionária em âmbito doméstico.


ID
1196005
Banca
FCC
Órgão
TJ-PA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Atenção: Considere a tabela abaixo para responder à  questão. Nela é apresentada a série de um índice de preços, o qual se supõe representar adequadamente a taxa de inflação de um determinado país.

                                       Ano          Índice de preços
                                      1999                  100,0 
                                      2000                  104,0 
                                      2001                  101,4 
                                      2002                  107,5 
                                      2003                  115,5 
                                      2004                  125,0 
                                      2005                  137,5 
                                      2006                  148,5 
                                      2007                  159,7 
                                      2008                  163,3 



Sabendo-se que em 1999 o Produto Interno Bruto deste país era de 1 trilhão de unidades monetárias e que no período analisado apresentou um crescimento real de apenas 1%, em 2008 o valor nominal de seu PIB, em trilhão de unidades monetárias, foi de:

Alternativas

ID
1243498
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

É correto afirmar em relação aos portos de São Francisco do Sul e Itajaí, respectivamente, que:

Alternativas
Comentários
  • O Porto de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, é referência graneleira no estado. O destaque de movimentação é de soja em grão, farelo e óleo de soja, trigo, milho, congelados, derivados do petróleo e fertilizantes.

    O Porto de Itajaí é um portobrasileiro localizado na cidade de Itajaí, no estado de Santa Catarina. É o principal porto de Santa Catarina, sendo o segundo maior do país em movimentação de containeres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado


ID
1284175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito de inflação e crescimento, julgue o item a seguir.

Ao tratar das dificuldades do crescimento retardatário dos países latino-americanos, João Paulo de Almeida Magalhães defende que a política econômica de alcançar o crescimento mais acelerado possível, sem comprometer as metas de inflação, deveria ser substituída por uma política que permita controlar a inflação nos níveis mais baixos possíveis, sem que as medidas adotadas comprometam as metas de desenvolvimento.

Alternativas
Comentários
  • Como diria Ciro, um olho no peixe e outro no gato.

    A menor taxa de inflação ao maior emprego.


ID
1492252
Banca
FGV
Órgão
CODESP-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Diante de uma recessão econômica intensa, o governo pode adotar as seguintes medidas para estimular a economia:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    para estimular a economia o governo tem que aumentar a renda (Y), segue os instrumentos aptos a fazê-lo:

    políticas fiscais expansionistas:

    Aumento do gasto público (mais G)

    Redução de impostos (mais C)

    Aumento no Grau de confiança do consumidor (mais C)

    Melhora das expectativas (mais I)

    políticas monetárias expansionistas:

    Redução da exigência de depósito compulsório

    Redução da taxa de redesconto

    Compra de títulos

    Facilitação dos empréstimos de liquidez

    bons estudos


ID
1694338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito da política fiscal e da monetária, julgue o item subsequente.

Em curto prazo, a política de governo utilizada para restringir o seguro desemprego contribui para evitar o ciclo econômico recessivo.

Alternativas
Comentários
  • restringir o desemprego estaria correto. Mas restringir o seguro desemprego reduziria a renda e contribuiria para o ciclo econômico recessivo.

    • mecanismo ultilizado seria Aumentar a despesa pública para aumentar a produção e REDUZIR o desemprego. gab errado

  • Seguro desemprego serve como um estabilizador automático, quando o desemprego aumenta os salários diminuem mas as transferências,  seguro desemprego, aumentam diminuindo o impacto do ciclo econômico. Se este mecanismo for restringido o ciclo impactará de forma maior a economia.

  • Errado!

    Restringir o seguro desemprego significa reduzir os gastos do governo.

    Ou seja, trata-se de uma política fiscal contracionista.

    E nós sabemos que política contracionista não evita o ciclo recessivo, mas aprofunda-o no curto prazo.


ID
1694365
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere a inflação, crescimento e suas relações com a dívida pública, julgue o seguinte item.

Para que seja mantida a dívida constante como proporção do PIB, quanto maior é o crescimento da economia, menor será a necessidade de gerar superávits primários.

Alternativas
Comentários
  • Como uma razão dívida/PIB alta pode ser reduzida?

    As principais maneiras de reduzir uma dívida alta são: 

    a) geração de superávits primários superiores àquele que estabiliza a dívida; 

    b) elevação das taxas de crescimento do PIB;

    c) inflacionar a economia; 

    d) venda de ativos do governo para resgatar a dívida; 

    e) default explícito. ​

    http://www.economia.ufpr.br/Dissertacoes%20Mestrado/108%20-%20Jedson%20C%C3%A9sar%20de%20Oliveira.pdf

  • Pq a necessidade é menor?
  • Então....




    a questão diz para manter CONSTANTE a Divida em relação ao PIB


    1) Suponhamos que a Economia tenha um PIB de 100 e a dívida é 10% ( 10)


    2) o PIB cresce para 200, mas continua como 10% a relação da Divida (20)



    Então não se tem necessidade de gerar Superávits Primários,pois:


    a) O PIB está crescendo, então há um movimento compensatório de valores.


    b) A Dívida tem proporção constante


    Teria necessidade se:


    1) O PIB crescesse pouco


    2) os juros da dívida forem altos


    3) maior a relação dívida \pib

  • Correto!

    É o inverso do que vimos em questão anterior, mas o raciocínio é o mesmo.

    Quanto maior é o crescimento do PIB, maior é o crescimento do denominador da fração Dívida/PIB.

    Logo, quanto mais cresce o denominador, mais poderá crescer a dívida (numerador) e a fração continuará constante.

    Ou seja, como já que o PIB aumentou e a dívida pode aumentar um pouco também, menor é o esforço fiscal (superávit primário) que precisa ser feito.

     

    Resposta: C

  • GABARITO: CERTO

    Para manter constante a relação dívida/PIB, dívida e PIB devem crescer na mesma proporção.

    Se o PIB apresentar forte crescimento, a dívida poderá crescer a taxas elevadas também. Se a dívida

    pode crescer a taxas elevadas, é menor a necessidade de gerar superávits primários.

    Fonte: Estratégia Concursos


ID
1695967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No que se refere a teoria keynesiana, demanda agregada, governo e crescimento econômico, julgue o item subsequente.

Os adeptos da teoria keynesiana, utilizada para embasar as políticas econômicas de combate ao desemprego, defendem o uso das políticas monetária e fiscal para regular a demanda agregada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO


    A teoria keynesiana atribui às oscilações da demanda agregada a causa das crises. Desse modo, a coordenação via políticas monetárias e fiscais permitiria o combate ao desemprego e o crescimento do produto.

  • Acahva que Keynes era crítico de utilizar aspectos monetários para controlar demanda agregada


ID
1709647
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Várias pesquisas medem o desempenho do mercado de trabalho. Cada uma possui metodologia própria, fato que pode explicar diferenças de resultado para levantamentos feitos na mesma região. No entanto, esses resultados mostram, em comum, uma correlação entre os indicadores do mercado de trabalho e o nível de atividade econômica, o que ajuda a entender o comportamento da curva de oferta agregada (OA). Tendo em vista esse contexto, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1727593
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo o ganhador do Prêmio Nobel de Economia Douglass North, instituições são restrições que estruturam a interação entre pessoas. Assim, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Para Douglass North (1990), em Instituições, Mudanças Institucionais e Desempenho Econômico, é fundamental haver instituições (regras do jogo) que sejam favoráveis ao intercâmbio de uma maior número de indivíduos na sociedade. Só isso permitiria o crescimento econômico.


ID
1797193
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A restrição orçamentária intertemporal do governo é uma expressão importante para se entender a dinâmica da política fiscal. Segundo tal restrição, uma ampliação dos impostos hoje:

Alternativas
Comentários
  • qual erro da A?

  • Sobre a alternativa A.

     

    A lógica é a seguinte: Se você não consome (não gasta o seu dinheiro), então você evita o pagamento de impostos (por exemplo ICMS).

     

    A questão está dizendo que se você evitar o consumo você pagará impostos.

  • ​Dada a dívida pública atual, qualquer aumento nos gastos do governo (não acompanhado de um aumento nos impostos) deve, futuramente, ou ser reduzido ou ser seguido por um aumento de impostos.​

    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/iiipremio/financas/3lugar_topicos_III_PTN/lSSLER_Joao_Victor.PDF

    Ou seja, o inverso, que é pedido na questão, também é verdadeiro.

  • A restrição orçamentária intertemporal do governo revela que um aumento nos gastos públicos, não acompanhado de um aumento nos impostos, deve futuramente ou ser reduzido ou ser seguido por um aumento futuro de impostos.


    http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/iiipremio/financas/3lugar_topicos_III_PTN/lSSLER_Joao_Victor.PDF

  • Restrição orçamentária intertemporal:

     

    - aumento de gastos atuais pode gerar aumento de impostos futuros, ou diminuição futura dos gastos (faltou dinheiro)

    (e seu inverso:)

    - aumento de impostos atuais deve gerar aumento de gastos futuros, ou diminuição futura dos impostos (sobrou dinheiro)

     

  • Ciências Econômicas: Política Fiscal Expansionista

  • a) Errado! Porque se estamos trabalhando com a ideia intertemporal, a ampliação dos impostos hoje significará redução dos impostos logo adiante. Logo, com gastos públicos constantes, as famílias não teriam por que reduzirem seu consumo presente.

    b) É isso! Um governo não tem por que poupar indefinidamente. Logo, a ampliação dos impostos hoje significa redução dos impostos no futuro. Ou, alternativamente, elevação de seus gastos no presente ou no futuro.

    c) Descontado não! Pelo contrário. Quem poupa (seja governo, seja famílias), tem possibilidade de elevar seu gasto futuro em maior proporção devido aos juros ganhos. Logo, dado o gasto público constante e, partindo de uma situação de equilíbrio, claro, aumento de impostos no presente, propiciariam redução dos impostos no futuro AUMENTADOS por uma taxa de juros.

    d) Errado! Superávit/déficit fiscal é uma variável de FLUXO! Logo, o aumento dos impostos HOJE, eleva o superávit fiscal HOJE!

    e) Essa alternativa poderia ter provocado a anulação* da questão. Se há um aumento de impostos no presente e isso não reduz o consumo, certamente reduz a poupança. Se o modelo estiver tratando de um espaço de tempo entre gerações, então a afirmação estaria correta. De qualquer forma, fica um recado sempre fundamental em concursos: não brigue com a prova. Se outra alternativa está certeira e objetiva, marcamos ela! É o caso da B.

    Resposta: B*


ID
1872538
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Como qualquer ciência, a economia preocupa-se com a explicação de fenômenos observados, para isso utiliza teorias e os chamados modelos econômicos. De acordo com a teoria econômica é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta é a letra: C


ID
1879258
Banca
ESAF
Órgão
ANAC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O conjunto das teorias dos ciclos econômicos postula que as economias alteram períodos de recessão com períodos de prosperidade. Nesse contexto,

Alternativas

ID
1881688
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O mercado de trabalho brasileiro vem passando por diversas mudanças importantes nos últimos anos.

Dentre tais mudanças NÃO consta a(o)

Alternativas
Comentários
  • A) Correto. Segundo o texto do Ipea, um recuo na taxa de desemprego só é possível se o crescimento da população ocupada se dá em ritmo superior ao observado na população economicamente ativa (PEA). Em outras palavras, a queda contínua da taxa de desemprego medido pela PME na última década implica dizer que a geração de novas vagas, nas regiões metropolitanas brasileiras, na economia vem sendo suficientemente grande para não só abarcar os novos entrantes na força de trabalho como, também, permitir a recolocação de um contingente de pessoas até então desempregadas. Por outro lado, tanto o ritmo de expansão da ocupação quanto a velocidade de crescimento da PEA guardam estreita relação com fatores demográficos (crescimento populacional) e com a situação econômica do país (desalento).

    B) Correto. As Micro e pequenas empresas são as maiores geradoras de emprego,assim o governo percebendo a importância desse tipo de empresas criaram política políticas de incentivo fiscal e desburocratização, como a lei do SIMPLES e Micro Empreendedor Individual- MEI.

    C) Correto. Diante do grande número de empreendedores que viviam na informalidade, foi instituída uma nova lei criando uma forma diferenciada de tributação para os Empreendedores Individuais com cargas tributárias reduzidas e benefícios.

    D) Errado. No Brasil, a maioria das leis trabalhistas foi definida em 1940 com pouco ou, às vezes, nenhum espaço para negociação coletiva. Hoje, impera a rigidez das relações trabalhistas e os altos custos demissionais.

    E) Correto. No Brasil, nos últimos anos, o país cresceu e, com isso, propiciou melhoria nos níveis educacionais.

    Gabarito: Letra "D".


ID
1930612
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Segundo a tipologia de Etzioni, as organizações possuem as seguintes características:

Alternativas

ID
1930621
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Complementar
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a opção que NÃO apresenta uma das principais características da Teoria Neoclássica da Administração.

Alternativas

ID
2030215
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Inflação, Ativos de Capital, Passivos Não-contabilizados e Ciclo Econômico são problemas relacionados à medição usual do(s) (a/s).

Alternativas

ID
2077165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere certa economia representada pelo modelo neoclássico de crescimento de Solow, sem progresso técnico, e com a população crescendo à taxa de n% ao ano.
Nesse modelo, se a taxa de poupança da economia variar de S0 para S1 , sendo S0 < S1 , a(o)

Alternativas
Comentários
  • Segue passagem do Blanchard que ajuda na opção pela alternativa B:

     

    "Recapitulemos: en una economía con progreso tecnológico y crecimiento de la población, la producción crece con el paso del tiempo. En el estado estacionario, la producción por trabajador efectivo y el capital por trabajador efectivo son constantes. En otras palabras, la producción por trabajador y el capital por trabajador crecen a la tasa de progreso tecnológico. En otras palabras, la producción y el capital crecen a la misma tasa que el trabajo efectivo y, por tanto, a una tasa igual a la tasa de crecimiento del número de trabajadores más la tasa de progreso tecnológico. Cuando la economía se encuentra en un estado estacionario, se dice que se halla en una senda de crecimiento equilibrado.


    La tasa de crecimiento de la producción en el estado estacionario es independiente de la tasa de ahorro. Esta afecta, sin embargo, al nivel de producción por trabajador efectivo del estado estacionario. Los aumentos de la tasa de ahorro provocan durante un tiempo un aumento de la tasa de crecimiento por encima de la tasa de crecimiento del estado estacionario."

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Modelo de Solow.

    O Modelo de Solow é um modelo de crescimento econômico que considera variáveis como a taxa de poupança e o crescimento populacional para fazer estimativas sobre o crescimento de uma economia.

    Este modelo estabelece uma relação direta entre aumento de poupança e aumento da taxa de acumulação de capital, mas estabelece uma relação inversa entre aumento da população e aumento da depreciação e o capital.

    Em outras palavras, se a taxa de poupança aumentar (hipótese da questão),  essa maior poupança se transforma em maiores investimentos, o que expande a taxa de acumulação de capital e, em decorrência, o produto da economia (portanto, correta a alternativa B).

    No entanto essa expansão ocorre apenas no curto prazo, pois esse aumento continuará até que se atinja um ponto denominado "estado estacionário", onde a taxa de acumulação do capital se igualará a depreciação do capital. Ou seja, onde capital adquirido pela maior taxa de poupança apenas reponha o capital depreciado.

    Uma vez que a economia chegue ao estado estacionário, o estoque de capital será constante.

    Se houver novos aumentos de poupança, o produto crescerá novamente, mas somente até atingirmos um novo estado estacionário.

    Para que haja crescimento no longo prazo, é necessário que haja progresso tecnológico.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
2145223
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A análise do crescimento econômico constitui um complexo campo de preocupação da teoria econômica. Uma ferramenta muito utilizada para buscar explicar o crescimento é a relação produto-capital, a qual

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    v = dY/dK é relação produto-capital, a inversa é que a relação capital-produto: 1/v = dK/dY

    Multiplicando a expressão anterior por dY:
    dY/v = dK

    Multiplicando a expressão anterior por v:
    dY = v.dK

    Esta equação diz que o acréscimo de produção segue determinado pelo acréscimo de capital empregue ponderado pelo coeficiente de relação técnica, ou seja v. A expressão é conhecida como "modelo do acelerador" de Roy Harrod.

    bons estudos


ID
2170342
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Uma economia apresenta os seguintes dados:

− propensão média ao consumo = 60%
− relação marginal produto-capital = 0,2
− taxa de crescimento do comércio exterior = 3%

Utilizando o modelo de crescimento de Harrod-Domar, a taxa de crescimento do produto é de

Alternativas
Comentários
  • A taxa de crescimento do comércio exterior está aí só para confundir, não entra no modelo. A taxa de crescimento do produto, segundo Horrad-Domar, pode ser obtida pela taxa de poupança multiplicada pela produtividade marginal do capital.

     

    Pelas informações, como a propensão a consumir é 60%, complementarmente a de poupar é 40%. Dessa forma,

     

    0,4 * 0,2 = 0,08 = 8% 


ID
2170345
Banca
FCC
Órgão
Copergás - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito do crescimento econômico, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O MAIOR EXEMPLO DISSO AQUI, É O TEMPO QUE SE LEVA HOJE, COMPARADO COM ANTES PARA SE MONTAR UM CARRO.


ID
2171197
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Acerca da história econômica brasileira, julgue o item subsequente.

Quando foi baseado no modelo de substituição de importações, o processo de industrialização brasileiro apresentava tendência à estagnação e à elevação dos preços.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    A redação desta questão não foi muito feliz.

    Ao ler o enunciado, ficamos com dúvida em relação a quando o processo apresentou tendência à estagnação e elevação dos preços.

    Quando foi implementada, a política de substituição de importações, no final da década de 30, a economia brasileira estava estagnada e sofria com os efeitos da crise de 1929. Os anos 80, período que se encerrou a política de substituição de importações, também foi um período de estagnação econômica e alta inflação. Se pensarmos nestes dois períodos, a assertiva está correta e o processo de industrialização brasileiro apresentava tendência à estagnação e à elevação dos preços.

    Dos anos 30 aos anos 80, entretanto, o Brasil apresentou em muitos momentos um crescimento econômico exuberante, com altas taxas anuais. Em virtude do exposto, penso que a questão poderia ser anulada. O gabarito, entretanto, foi considerado correto.

    Heber carvalho
    bons estudos

  • Concordo com o Renato. O Modelo de substituição de importação é basicamente um estímulo a capacidade ociosa da economia brasileira. Apenas no período final (anos 80) que o modelo apresentou um esgotamento.

  • Quando foi baseado no modelo de substituição de importações, o processo de industrialização brasileiro apresentava TENDÊNCIA à estagnação (certo) e à elevação dos preços (certo).

    Sem dúvida, houve estagnação ao final dos anos 80, o que comprova a tendência metafisicamente falando, pois qualquer sistema subsidiado tende a perder competitividade na medida em que o sistema de subsídio se encerra. Foi exatamente isso que ocorreu com a abertura econômica nos anos 90 no Brasil (a indústria nacional sofreu um choque competitivo e parou de crescer - fenômeno da desindustrialização).

    Aliás, nem é necessário entender de macroeconomia para se resolver essa questão, basta ter em mente que qualquer processo físico tende à entropia no longo prazo (estagnação - caos). No longo prazo tudo se desorganiza, seja pela entrada de outros elementos, seja pela deterioração dos elementos atuais.

    GABARITO: certo

    Bons estudos!


ID
2197327
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

“O advento da sociedade industrial moderna resultará no aumento da pressão política para o progresso social e aumento da provisão para créditos de consideração social pela indústria.” Tal afirmativa expressa a ideia de que o desenvolvimento industrial provoca um aumento da participação das despesas públicas na renda nacional. Na literatura correlata, esse é o conceito da

Alternativas
Comentários
  • A Lei de Wagner sugere que o estado de bem-estar social evolui do capitalismo de livre mercado. Wagner foi o principal protagonista da escola de economia e política social chamada "Socialismo Estatal" ("Staatssozialismus"), uma variante do socialismo de cátedra.  Fonte: Wikipédia


ID
2451916
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às teorias de comércio internacional, pode-se afirmar que as premissas do modelo Hecksher-Ohlin (HO)são:

Alternativas
Comentários
  • E - livre comércio, ausência de custos de transportes, livre mobilidade interna dos fatores, função de produção é crescente e existem dois fatores capital e trabalho.


ID
2482447
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Plano Real foi bem-sucedido no controle da inflação durante os anos de 1995 a 1999. Entretanto, o desequilíbrio externo e a crise fiscal da macroeconomia ficaram sensivelmente vulneráveis com as políticas do governo FHC. Sobre estes pontos, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2488792
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

De acordo com o Efeito Fisher:

Alternativas
Comentários
  • Fisher considerou que a taxa de juros real de um país é fixa no curto prazo. Segundo ele, os investidores levam em conta apenas a taxa livre de inflação na hora de tomar as suas decisões, ou seja, eles observem o retorno real do investimento. Como esta taxa é dada, de acordo com Fisher, uma elevação da expectativa da inflação ocasionaria de um aumento da taxa de juros nominal para manter a economia em equilíbrio. Pois, ao elevar a taxa de juros nominal na mesma medida do aumento da expectativa inflacionária, se estaria retornando ao mesmo patamar de juro real.

    Fonte: Suno Research em https://www.sunoresearch.com.br/artigos/efeito-fisher/


ID
2488822
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O bônus demográfico é considerado uma oportunidade para o crescimento de um país e acontece quando há um número menor de crianças e idosos em relação à população total. No Brasil, o número de crianças apresenta trajetória de queda, mas o de idosos cresce, de modo que podem-se aproveitar ainda os benefícios do bônus demográfico.

Para isso, é necessário que:

Alternativas
Comentários
  • Questão que versa sobre demografia e previdência.   Dizemos que há um bônus demográfico quando a população em idade para ser produtiva cresce em relação ao total.   Ou seja, para que se aproveite este bônus demográfico, é necessário que a população economicamente ativa cresça em relação à população total.   A grosso modo, estamos dizendo que aproveita o bônus permitido pela demografia é fazer com que as pessoas ocupadas ou buscando ocupação cresçam em proporção maior do que o total da população.   Isso fará com que o percentual de ativos em relação ao de inativos aumente.   Reparemos que a única alternativa que faz sentido é a "C". Fonte: Professor Paulo Ferreira - Tec Concursos

ID
2510041
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O quadro abaixo apresenta em sua coluna da esquerda quatro tipos de funções de bem-estar social e em sua coluna da direita apresenta quatro características dessas funções.


Tipos de Funções de Bem-estar Social


1. Utilitarista

2. Soma ponderada de utilidades

3. Rawlsiana

4. Individualista


Características das Funções de Bem-estar Social

I. Função direta dos níveis individuais de utilidade; conhecida como função de Bergson-Samuelson.

II. Representada por uma reta com declividade unitária e negativa.

III. Tem seu ponto ótimo dado quando os que estão em pior situação na sociedade têm seu bem-estar maximizado; conhecida como função minimax.

IV. Considerada uma generalização da função de Bentham de soma das funções de utilidade individuais.


A correlação correta entre cada uma das funções e suas características está em

Alternativas
Comentários
  • E) 1-II; 2-IV; 3-III; 4-I. 

    1. Utilitarista - II. Representada por uma reta com declividade unitária e negativa. 

    2. Soma ponderada de utilidades - IV. Considerada uma generalização da função de Bentham de soma das funções de utilidade individuais. 

    3. Rawlsiana - III. Tem seu ponto ótimo dado quando os que estão em pior situação na sociedade têm seu bem-estar maximizado; conhecida como função minimax. 

    4. Individualista - I. Função direta dos níveis individuais de utilidade; conhecida como função de Bergson-Samuelson. 




ID
2510047
Banca
FCC
Órgão
ARTESP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considere as duas afirmações sobre o modelo econômico das expectativas racionais, ligadas pelo conectivo explicativo “porque”.

A teoria das expectativas racionais é uma técnica de estimação de variáveis aleatórias


PORQUE


é um modelo que nos auxilia na tomada de decisões quanto ao futuro, baseado em previsões (expectativas de futuro).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    O pressuposto das expectativas racionais é um conceito econômico formulado pela primeira vez por John Muth em 1961 e que se popularizou após a publicação de artigo assinado por Robert Lucas e Leonard Rapping em 1969 sobre salário real, emprego e inflação.

    Seu cerne se baseia na hipótese de que os agentes econômicos utilizam toda a informação disponível sobre o atual comportamento e as previsões para o futuro da economia. Com base na experiência e nessas informações, os agentes antecipam de forma racional as atitudes e políticas futuras do governo, reagindo no presente em consonância com as expectativas formadas e anulando em algum grau a efetividade dessas políticas.

    A hipótese das expectativas racionais é considerada como o marco teórico da nova economia clássica e se tornou popular entre os economistas a partir da década de 1970, sendo largamente utilizada em modelos e na análise macroeconômica. Ao tratar de aspectos de comportamento dos agentes, a hipótese das expectativas racionais lida também com o conceito de risco moral, motivando estudos nessa área e influenciando a chamada economia comportamental.

    Expectativas Racionais. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Expectativas_racionais>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
2576320
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A administração de uma organização, seja ela, do primeiro, segundo ou terceiro setor, passa pela administração dos recursos financeiros. Assim, é necessário conhecer três ciclos que refletirão a eficiência e eficácia das estratégias econômicas e financeiras adotadas pelas entidades. Acerca da administração financeira e, sob a perspectiva dos ciclos operacionais, econômicos e financeiros, julgue os itens abaixo, como (V) verdadeiro ou (F) falso e, em seguida, responda o que se pede.


( ) O ciclo econômico tem início com o primeiro desembolso e termina, geralmente, com o recebimento da venda. Caso haja pagamento de custos ou despesas após o recebimento da venda, é neste momento que se encerra o ciclo econômico.

( ) O ciclo operacional de uma empresa industrial inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com o recebimento da venda. Durante esse período, ocorrem vários outros eventos que caracterizam o ciclo econômico e o ciclo financeiro. O ciclo operacional é a soma do prazo de rotação dos estoques e prazo de recebimento da venda.

( ) Se ocorrem gastos ou pagamentos de outros custos e despesas (ou adiantamento para compras) antes da compra de matéria-prima, é num destes momentos que se inicia o ciclo operacional.

( ) O ciclo financeiro inicia-se com a compra de matéria-prima e encerra-se com a venda do produto fabricado.


A sequência CORRETA que preenche os parênteses é

Alternativas
Comentários
  • Ciclo Econômico - O ciclo econômico é o tempo em que a mercadoria permanece em estoque. Vai desde a aquisição dos produtos até o ato da venda, não levando em consideração o recebimento das mesmas.

    Fórmula:       Ciclo Econômico = Prazo Médio de Estocagem (PME)

    Ciclo Operacional - Compreende o período entre a data da compra até o recebimento de cliente. Caso a empresa trabalhe somente com vendas á vista, o ciclo operacional tem o mesmo valor do ciclo econômico.

    Fórmula:      Ciclo Operacional = Ciclo Econômico + Prazo Médio de Contas a Receber (PMCR)

    Ciclo Financeiro - Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.

    Fórmula:     Ciclo Financeiro = Ciclo Operacional - Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores (PMPF)

  • Esse contéudo é de Macroeconomia?


ID
2623240
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca da curva de Phillips, de expectativas racionais, salários e ciclos reais de negócios.


Os economistas teóricos dos ciclos reais de negócios acreditam que modelos macroeconômicos possuem maximização pelos agentes e equilíbrio nos mercados; eles diferem dos keynesianos — que não acreditam no equilíbrio no mercado de trabalho —, e dos economistas novos clássicos — que consideram que os choques de tecnologia e as mudanças nos preços relativos causam flutuações no produto e no emprego no curto, médio e longo prazos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    A teoria dos ciclos reais de negócios (teoria RBC) é uma classe de modelos macroeconômicos na qual a maior parte das flutuações no ciclo de negócios são atribuídas a choques reais, em vez de nominais. Ao contrário de outras teorias dominantes dos ciclos de negócios, a teoria RBC considera recessões e períodos de crescimento econômico como uma resposta eficiente economicamente para mudanças exógenas na economia real. Ou seja, o nível do produto nacional necessariamente maximiza a utilidade esperada, e o governo deveria se concentrar nas políticas estruturais de longo prazo, no lugar de intervir com políticas fiscais e monetárias designadas para suavizar flutuações econômicas de curto prazo. De acordo com a teoria RBC, os ciclos de negócios são reais, não representando uma falha nos mercados, mas sim o caminho mais eficiente da economia, dada sua estrutura. Neste ponto, a teoria RBC difere de outras teorias dos ciclos de negócios, como a economia keynesiana ou o monetarismo, os quais veem as recessões como sendo falhas mercadológicas.

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre Teoria dos Ciclos Reais de Negócios (TCRN).

    As teorias econômicas mais comuns são os clássicos (que consideram que o mercado sempre tende ao equilíbrio) e os keynesianos, que afirmam que o mercado não tende ao equilíbrio, cabendo ao governo promover expansões na Demanda Agregada.

    A TCRN segue os pressupostos clássicos (mercados auto-ajustáveis, preços flexíveis, etc.), mas que   afirma que a economia sofre choques tecnológicos. Estes choques impactam a produtividade do trabalho, levando a um aumento na demanda por mão de obra (o que leva a uma mudança no preço relativo intertemporal do salário) e também o capital, pois as máquinas ficam mais produtivas, tornando mais atraente o investimento e ampliando o estoque de capital da economia.

    Assim, segundo a TCRN, as expansões econômicas dependem das inovações tecnológicas, pois estas expandem tanto a demanda por mão de obra quanto os investimentos.

    Com isso, já dá para dizer que a questão é errada, pois ela troca as crenças da TCRN com a dos clássicos.

    Assim, quem acredita que os modelos macroeconômicos possuem maximização pelos agentes (maximização de utilidade, por exemplo) e equilíbrio nos mercado (mercado sempre tende ao equilíbrio, mão invisível do mercado, etc.) são os clássicos.

    Os keynesianos, de fato, não acreditam no equilíbrio no mercado de trabalho, notadamente pela rigidez de preços.

    Por fim, os economistas dos ciclos reais de negócio é que consideram que as flutuações na economia (produto/emprego) dependem dos choques de tecnologia e da mudança nos preços relativos.

    A questão inverte as crenças dos clássicos com a dos ciclos reais de negócio e, por isso, está errada.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Complementando, a parte errada da questão é:

    Os economistas teóricos dos ciclos reais de negócios acreditam que modelos macroeconômicos possuem maximização pelos agentes e equilíbrio nos mercados; eles diferem dos keynesianos — que não acreditam no equilíbrio no mercado de trabalho —, e dos economistas novos clássicos — que consideram que os choques de tecnologia e as mudanças nos preços relativos causam flutuações no produto e no emprego no curto, médio e longo prazos.

    Na verdade, economistas dos ciclos reais e economistas novo-clássicos são muito parecidos. A divergência principal é que os modelos RBC levam ao extremo a hipótese de ineficácia das políticas e da neutralidade da moeda - alguns modelos RBC sequer possuem moeda. O trecho destacado não marca uma divergência entre eles.


ID
2679892
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Julgue o item subsequente, acerca de conceitos de macroeconomia. Nesse sentido, considere que a sigla PNB, sempre que empregada, se refere a produto nacional bruto.


As teorias de crescimento econômico que incorporam a acumulação de capital consideram a acumulação de capital como consequência das oportunidades de lucro.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é mais intuitiva do que teórica. A forma mais usual de se acumular capital é por meio dos sucessivos lucros que uma empresa possa ter

  • Questão acerca das teorias de crescimento econômico, dentre essas uma que se destaca no ensino da maioria dos cursos de Ciências Econômicas é o neoclássico Modelo de Solow de crescimento econômico.

    O Modelo de Solow procura explicações para o crescimento da economia de um país no longo prazo, as fontes do crescimento econômico seriam a acumulação do capital, o crescimento da força de trabalho e o progresso tecnológico. O crescimento da força de trabalho e a tecnologia são considerados como dados, exógenos ao modelo. Assim, assume relevância a equação de acumulação de capital dentro do estudo de Solow, o estoque de capital por trabalhador é aumentado pelo investimento por trabalhador e diminuído pelo crescimento populacional e pela depreciação do capital por trabalhador.

    Com isso em mente, vamos analisar a assertiva:

    De fato, a teoria de crescimento econômico de Solow incorpora a acumulação de capital em seu modelo, mais precisamente a acumulação de capital por trabalhador. A segunda parte não está diretamente explícita no Modelo de Solow, uma vez que a acumulação de capital por trabalhador depende positivamente do investimento por trabalhador nos estudos desse economista neoclássico, porém sabemos que investimento, em um sistema capitalista, está relacionado às oportunidades de lucro que essa ação pode obter. Logo, por extrapolação, podemos inferir que o examinador estava cobrando esse entendimento.

    Opinião do professor: essa assertiva está um pouco vaga infelizmente, o Modelo de Solow, por exemplo, poderia ter sido citado no enunciado para se deixar claro qual teoria econômica estava se requisitando, além da questão "das oportunidades de lucro" que vão além do que Solow demonstrou em seus esforços intelectuais, embora possamos inferir.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
2726839
Banca
FUNRIO
Órgão
AL-RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Modelo Harrod–Domar é usado na economia do desenvolvimento para explicar a taxa de crescimento de uma economia em termos do nível de

Alternativas
Comentários
  • Está baseado em dois conceitos básicos: do lado da oferta agregada, na relação marginal produto-capital, σ, ou seja, em quanto aumenta a produção ou a oferta global, quando, através do investimento, aumenta de uma unidade o estoque de capital; e do lado da demanda, no propensão maginal a poupar, s, ou seja, em quanto aumenta a poupança, quando aumenta de uma unidade a renda ou demanda agregada

    Fonte: http://www.bresserpereira.org.br/papers/1975/75.modeloharrod-domar.pdf


ID
2753242
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Em uma situação econômica em que vigora o chamado estado estacionário, não é correta a afirmação de que o produto por trabalhador efetivo e o capital por trabalhador efetivo devem crescer na mesma proporção do progresso técnico, pois o estado estacionário aponta apenas que o produto nacional se encontra estagnado.

Alternativas

ID
2760265
Banca
FCC
Órgão
ALESE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito das fontes do crescimento econômico, considere:


I. O PIB real de um país cresce quando a quantidade dos fatores de produção cresce ou quando avanços tecnológicos persistentes aumentam a produtividade do estoque de fatores de produção.

II. O crescimento do capital físico, do capital humano e os avanços tecnológicos, ao afetarem a produtividade do trabalho, podem gerar crescimento econômico.

III. A teoria clássica do crescimento trazia a visão de que o crescimento do PIB real per capita é temporário e de que, quando este estiver acima do nível de subsistência, um crescimento populacional acelerado o trará de volta ao nível de subsistência.

IV. A teoria neoclássica do crescimento sustenta que o PIB real per capita cresce devido às escolhas que as pessoas fazem em busca do lucro e que o crescimento pode persistir indefinidamente.


Está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • O documento a seguir tem um português meio "quebrado" (existem muitos erros de digitação e concordância) mas serve para estudar o que a questão pede.


    http://joseluisoreiro.com.br/site/link/baa470280ff220e95feb76595ae7ed3e5f46d493.pdf


ID
2812498
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O organismo internacional que monitora as políticas dos países membros e a evolução econômica e financeira nacional, regional e global, prestando assessoria aos países membros e promovendo políticas destinadas à estabilidade econômica, à redução da vulnerabilidade às crises econômicas e financeiras e à elevação dos padrões de vida é

Alternativas
Comentários
  • O Fundo Monetário Internacional (FMI) é uma agência especializada das Nações Unidas que foi concebida na conferência de Bretton Woods, New Hampshire, Estados Unidos, em julho de 1944.

    O FMI trabalha para promover a cooperação monetária global, garantir a estabilidade financeira, facilitar o comércio internacional, promover o alto nível de emprego e o crescimento econômico sustentável e reduzir a pobreza em todo o mundo.

    A missão do FMI é realizada de três maneiras:

    Monitoramento do sistema monetário internacional. O FMI monitora o sistema monetário internacional e as políticas econômicas e financeiras dos seus 189 países-membros. Neste processo, que ocorre tanto em nível global como em nível individual de cada país, o FMI destaca os possíveis riscos para a estabilidade e aconselha sobre políticas econômicas.

    Empréstimos aos países-membros. Uma responsabilidade central do FMI é dar empréstimos aos países-membros que enfrentam problemas – atuais ou potenciais – de balanço de pagamentos. Esta assistência financeira permite aos países reconstruir suas reservas internacionais, estabilizar suas moedas, continuar pagando as importações e restaurar as condições para um forte crescimento econômico, ao mesmo tempo que implementam políticas para corrigir problemas subjacentes. Ao contrário dos bancos de desenvolvimento, o FMI não empresta para projetos específicos.

    Capacitação. Programa de capacitação do FMI – assistência técnica e treinamento – auxilia os países-membros a desenhar e implementar políticas econômicas que promovam a estabilidade e o crescimento, fortalecendo suas capacidades e habilidades institucionais. O FMI busca desenvolver sinergias entre assistência técnica e treinamento para maximizar sua eficácia.

     

    fonte: https://nacoesunidas.org/agencia/fmi/

  • Questão simples.

    Falou em políticas destinadas à estabilidade econômica, à redução da vulnerabilidade às crises econômicas e financeiras, basta escolher o FMI como opção.

    Basta lembrar do controvertido "tripé econômico" (câmbio flutuante, metas inflacionárias e metas de superávit primário): tudo em busca da estabilidade econômica.


ID
2833861
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre administração financeira do curto prazo, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O ciclo econômico considera unicamente as ocorrências de natureza econômica, envolvendo a compra de materiais até as respectivas vendas. Não leva em consideração os reflexos de caixa verificados em cada fase operacional.

    GAB C

  • Gab. C

    O ciclo financeiro é o período em que a empresa irá necessitar efetivamente do financiamento para suas atividades, compreende do desembolso inicial de caixa até o recebimento da venda do produto. Já quando fala-se de ciclo financeiro econômico, considera-se apenas as ocorrências econômicas que envolvem a compra dos materiais até a venda dos mesmos. Neste caso, não leva-se em conta os prazos de recebimentos das vendas e os pagamentos dos gastos incorridos, tão pouco os reflexos de caixa verificados em cada fase operacional (ASSAF NETO, 1997). 

    Acesso: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/44240/R%20-%20E%20-%20CARLOS%20HENRIQUE%20BUENO%20TIBES.pdf?sequence=1&isAllowed=y


ID
3394147
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFOB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O acesso às séries históricas de agregados econômicos é essencial para, entre outros objetivos, fundamentar o planejamento da formulação de políticas públicas. A esse respeito, julgue o item a seguir.


Com a crise internacional de 2008, a valorização real do salário mínimo foi utilizada também como um instrumento de política anticíclica. Nesse contexto, a política de valorização do salário mínimo foi de fundamental importância, na medida da garantia do poder de compra da população mais pobre, contribuindo para sustentar a demanda.

Alternativas

ID
3438397
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

No modelo de ciclos reais de negócios,

Alternativas
Comentários
  • GAB: B

    Progresso tecnológico desloca a curva de oferta para a direita ou para baixo, pelo fato de reduzir os custos, consequentemente reduz os preço do produto e aumenta a demanda agregada. Todos ganham!!!

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre teoria dos ciclos reais de negócio (TCRN). 

    A TCRN se baseia nos pressupostos clássicos, mas desenvolve melhor a ideia dos ciclos. Segundo esta Teoria, mesmo mercados auto ajustáveis, com preços perfeitamente flexíveis, sofrem choques tecnológicos (isto é, eventos que representam avanço de tecnologia).

    Esses choques tecnológicos impactam a produtividade do trabalho, levando a um aumento na demanda por mão de obra. Essa demanda, obviamente, precisa ser suprida com oferta de mão de obra.

    Quanto à oferta de mão de obra, a TCRN considera que existe substituição intertemporal na oferta de mão de obra, ou seja, considera que o trabalhador pode escolher se prefere ofertar mais trabalho hoje ou no futuro.

    Com base na substituição intertemporal da oferta de mão de obra, o trabalhador compara o salário atual dele e o salário futuro. Se houver aumento do salário atual ou diminuição do salário futuro, ele prefere trabalhar hoje. Isso faz com que a oferta de trabalho possa ocorrer de 3 formas: aumento do salário atual, diminuição do salário futuro e aumento da taxa de juros.

    De qualquer forma, se o salário real estiver aumentando, o trabalhador irá preferir ofertar trabalho agora, o que impactará no aumento da produção.

    Ocorre que, além de impactar a oferta de trabalho, o choque tecnológico também afeta o capital, pois as máquinas ficam mais produtivas, tornando mais atraente o aumento do investimento e ampliando o estoque de capital da economia.

    Ou seja, segundo a TCRN, a explicação das expansões econômicas depende das inovações tecnológicas, pois incentivam o aumento da demanda por mão de obra e dos investimentos.

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. A TCRN adota os pressupostos clássicos, o que nos leva a concluir que a economia está sempre o pleno emprego (taxa de desemprego efetiva é igual a taxa natural de desemprego). Diferenças entre essas taxas ocorrem apenas temporariamente, decorrentes dos choques tecnológicos.

    B) Correta. Segundo a TCRN, as expansões econômicas dependem dos choques tecnológicos, pois as inovações aumentam a demanda por mão de obra e por investimentos.

    C) Incorreta. A TCRN afirma que as expansões econômicas podem ocorrer no longo prazo, desde que haja choques tecnológicos.

    D) Incorreta. A TCRN se baseia nos pressupostos clássicos, entre os quais encontramos a premissa do mercado auto ajustável, o que implica que não há rigidez nem de preços, nem se salários, nem de capital. Ou seja, o estoque de capital tanto de curto quanto de longo prazo é variável.

    E) Incorreta. Choques tecnológicos impactarão na produtividade da mão de obra, influenciará, sim, o equilíbrio da economia.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3503116
Banca
CETRO
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre a Curva de Laffer, analise as assertivas abaixo.


I. Alteração na alíquota tributária afeta o incentivo de ganhar renda passível de tributação.

II. Existe um valor máximo que pode ser arrecadado para determinado nível de taxa de juros e de inflação.

III. O formato da Curva sugere que, se a carga tributária estiver elevada e o governo reduzir a alíquota de um imposto, a arrecadação poderá ser aumentada em vez de diminuída.

IV. Não existe um valor de alíquota tributária ótima que venha a maximizar a receita do governo.


É correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3560029
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Disciplina
Economia
Assuntos

Um dos aspectos que deve ser analisado em relação à dívida pública de um país é o prazo dessa dívida porque, na visão do investidor, esse é um indicador que define:

Alternativas

ID
3566518
Banca
AOCP
Órgão
ADAF - AM
Ano
2018
Disciplina
Economia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o instrumental de política econômica que se fundamente em reduzir a alíquota do IPI.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Redução de impostos -> política fiscal expansionista -> desloca IS para direita e para cima.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3744793
Banca
FEPESE
Órgão
CELESC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Sobre aspectos referentes à regulação da atividade econômica, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3858943
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A respeito dos principais planos de desenvolvimento econômico, a partir da segunda metade do século XX, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza? Prof. Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Economia Brasileira.

    Vamos para as alternativas!

    A) Errada. O II PND foi o plano de desenvolvimento econômico brasileiro para o pós-crise do Petróleo. Ele foi financiado pelo aumento da dívida externa do Brasil, impactando na aceleração do processo de industrialização brasileira. A inflação fechou o quinquênio 74-79 em 37,8% (bem abaixo dos números citados pela alternativa).

    B) Certa. O PAEG foi o Programa de Ação Econômica do Governo, que estabeleceu uma estratégia gradualista no combate a inflação. Houve reformas fiscais e monetárias, que pavimentaram o caminho para o alto período de crescimento que ficou conhecido como o "milagre econômico".

    C) Errada. No II PND vigia no Brasil o câmbio flutuante.

    D) Errada. Este lema pertence ao Plano de Metas, do governo JK. O plano de metas vigeu entre 1956 e 1960.

    E) Errada. No plano de metas, houve incentivo à vinda de empresas estrangeiras ao Brasil, no entanto, os lucros de tais empresas foram enviados aos países de origem.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
4094344
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Câmara de Santa Rosa - RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Política fiscal reflete o conjunto de medidas pelas quais o Governo arrecada receitas e realiza despesas de modo a cumprir três funções: a estabilização macroeconômica, a redistribuição da renda e a alocação de recursos. Sobre a estabilização macroeconômica é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A) Consiste no fornecimento eficiente de bens e serviços públicos, compensando as falhas de mercado.

    ERRADO. É a função alocativa.

    B) Consiste na promoção do crescimento econômico sustentado, com baixo desemprego e estabilidade de preços.

    CORRETO.

    C) Visa assegurar a distribuição equitativa da renda.

    ERRADO. É a função distributiva.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
4145281
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A crise financeira de 2008, que começou nos Estados Unidos após o colapso da bolha especulativa no mercado imobiliário, foi considerada a maior da história do capitalismo desde a grande depressão de 1929. Os governos dos países desenvolvidos responderam a essa crise por meio do uso de políticas monetária e fiscal expansionistas, e no Brasil

Alternativas
Comentários
  • gabarito errado, resposta certa B

  • Como forma de evitar uma queda no PIB, o Brasil, assim como diversos outros países, combinou

    políticas fiscal e monetária anticíclicas expansionistas, tais como desoneração tributária,

    concessão de subsídios para alguns setores, expansão de gastos do governo, estímulo ao crédito

    e aumento da liquidez.

    Fonte Prof Celso Natale


ID
4149847
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O Efeito-Tanzi demonstra o fenômeno abaixo:

Alternativas

ID
4935295
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Mandaguari - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Com relação às críticas a Teoria dos Ciclos Reais de Negócio, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas

ID
5073646
Banca
FURB
Órgão
TIMBOPREV - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas. Se um choque econômico é identificado como sendo um choque de oferta ou de demanda, implica uma grande diferença para o gerenciamento de demanda agregada, porque:

Alternativas
Comentários
  • Questão sobre choques econômicos e suas respectivas medidas de contenção na função estabilizadora do Estado.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) Errada. Um choque de oferta deslocará a curva de oferta para a esquerda e para cima, causando aumentos de preços e redução do produto. Uma política restritiva da demanda agregada, de fato, irá agravar a redução do produto e do nível de emprego na economia, porém atenuará a elevação da inflação causada pelo choque de oferta, os preços vão diminuir.

    B) Errada. Na verdade, as políticas fiscal e monetária podem ser expansionistas ou contracionistas, então independente, a princípio, se será utilizada uma ou outra em um sentido ou no outro. O que é importante para determinar se será política fiscal ou monetária não é se o choque é de oferta ou demanda e sim outras variáveis como, por exemplo, taxa de juros (se for suficientemente baixa), pode-se estar em um contexto de armadilha da liquidez e a política monetária será totalmente ineficaz.

    C) Errada. A primeira parte poderia estar correta, tendo em vista que uma possível reação a um choque de oferta seria contrair a demanda, como foi feito, por exemplo, no contexto dos choques do petróleo na década de 70 nos países desenvolvidos. Mas uma política monetária expansionista tem o efeito de expandir a demanda na medida em que a redução da taxa de juros incentiva o consumo e investimento. Alternativa contraditória.

    D) Errada. O modelo de ciclos reais de negócios enfatiza o longo prazo e o papel da oferta na determinação do produto, logo não se pode creditar a choques de demanda essa teorização. Para essa escola de pensamento econômico denominada novo-clássica, os agentes econômicos e o sistema como um todo estão sempre maximizando suas respectivas utilidades e agindo racionalmente.

    E) Errada. Um choque de oferta, como vimos, tem o efeito de reduzir o produto e elevar os preços. Uma política fiscal expansionista poderá até recuperar o nível de produto, porém causará ainda mais inflação, causando uma possível explosão na elevação dos preços. Talvez possa não ser a alternativa mais adequada dependendo do que a sociedade deseja, mas, com certeza, não é a única solução possível.

    Como todas as alternativas possuem algum erro em seus respectivos enunciados, recomenda-se propor, de forma respeitosa, a anulação da questão para a banca organizadora.


    Gabarito da Banca: Letra A.

    Gabarito do Professor: NÃO HÁ (ANULAÇÃO).