SóProvas


ID
5073745
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um ensaio clínico destinado a comparar a eficácia de um produto à base de camomila (tratamento novo) com o creme de ureia (tratamento tradicional) para a prevenção de radiodermite em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia, foram compostos dois grupos — controle e experimental —, descritas as hipóteses nula e alternativa e estabelecido nível de significância p < 0,05 para todos os testes estatísticos.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Vale observar que como não existem idades iguais, o cargo não alterará a classificação anterior.

  • Os estudos descritivos têm por objetivo determinar a distribuição de doenças ou condições relacionadas à saúde, segundo o tempo, o lugar e/ou as características dos indivíduos. Alternativa A está errada. 

    O valor de corte para rejeitar a hipótese nula é de 0,05, o que significa que, quando não há nenhuma diferença, um valor tão extremo para a estatística de teste é esperado em menos de 5% das vezes. Nos estudos experimentais quando o p-valor do efeito for menor que o nível de significância, pode-se concluir que o efeito reflete as características de toda a população e, consequentemente, rejeitar a hipótese nula. Alternativa B e D está errada. 

    A hipótese nula afirma que um parâmetro da população (como a média, o desvio padrão, e assim por diante) é igual a um valor hipotético. Portanto, é correto formular a hipótese nula (H0) de que a proporção de pacientes com radiodermite aguda é igual nos dois grupos avaliados. Alternativa C está correta. 

    O grupo controle é o que receberá o tratamento tradicional o creme de ureiaAlternativa E está errada. 

     

    Gabarito do Professor: Letra C 

     

    Bibliografia 

    Ferreira JC, Patino CM. O que realmente significa o valor-p?. J Bras Pneumol. 2015; 41(5): 485-485.