SóProvas


ID
5073757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando-se os parâmetros mínimos de dimensionamento de recursos humanos em enfermagem estabelecidos pelo Conselho Federal de Enfermagem, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Para berçário e unidade de internação em pediatria, caso não tenha acompanhante, a criança menor de seis anos e o recém-nascido devem ser classificados com necessidades de cuidados intermediários
  • O índice de segurança técnica é acrescido de 15% do total de funcionários. caso a equipe seja composta por 50% de profissionais de mais de 50 anos OU 20% de trabalhadores com problemas de mobilidade, acrescentar 10% ao índice de segurança prévio de 15%.
  • Independente da classificação do serviço, se houver atendimento de enfermagem, deve ter enfermeiro em todos os turnos. Alternativa A está errada. 

    Para cuidado de alta dependência 36% da equipe de enfermagem são enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem. Alternativa B está errada. 

    Para berçário todo recém-nascido e criança menor de 6 anos deve ser classificado, no mínimo, como cuidado intermediário, independente da presença do acompanhante. Alternativa C está errada. 

    Para cuidado semi-intensivo 42% são enfermeiros (nível superior) e os demais técnicos de enfermagem, ou seja, é menos de 50%. Além disso, dependendo da característica do serviço, pode haver maior porcentagem de enfermeiros mesmo sem ser cuidados intensivos. Alternativa D está errada. 

    Ao quantitativo de profissionais estabelecido para recrutamento deverá ser acrescido o índice de segurança técnica (IST) de no mínimo 15% do total, dos quais 8,3% são referentes a férias e 6,7% a ausências não previstas. Alternativa E está correta. 

     

    Gabarito do Professor: Letra E 

  • A distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem, deve observar:

    a) O SCP e as seguintes proporções mínimas:

    1)   Para cuidado mínimo e intermediário: 33% são enfermeiros (mínimo de seis) e os demais auxiliares e/ou técnicos de enfermagem;

    2)   Para cuidado de alta dependência: 36% são enfermeiros e os demais técnicos e/ou auxiliares de enfermagem;

    3)   Para cuidado semi-intensivo: 42% são enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem;

    4)   Para cuidado intensivo: 52% são enfermeiros e os demais técnicos de enfermagem.

    somente nos cuidados semi-intensivos e intensivos o auxiliar não pode atuar.

  • Gabarito : E