Em pacientes com overdose de drogas os esforços na ressuscitação cardiopulmonar NÃO devem ser breves. Além disso, em caso de overdose por opióides a naloxona pode ser administrada por socorristas treinados, leigos com treinamento focado e leigos não treinados. Alternativa A está errada.
Está correta a afirmação de que deve-se fazer o monitoramento da glicemia é um dos cuidados a serem tomados após uma bem-sucedida ressuscitação cardiopulmonar. Alternativa B está correta.
Pacientes em parada cardiorrespiratória deve-se iniciar o quanto a as manobras para ressuscitação cardiopulmonar, portanto não é o momento para aplicar a escala de como de Glasgow. Alternativa C está errada.
No Atendimento Pré-hospitalar, a conduta mais segura diante de um paciente traumatizado em choque é considerar a causa do choque como hemorrágica, até prova em contrário. Alternativa D está errada.
Os sinais de morte evidente são rigidez cadavérica, livor de hipóstase (mudança de coloração na pele), decapitação, carbonização, segmentação do tronco. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra B
Bibliografia
Lavonas EJ, Magid DJ et. Al. Destaques das Diretrizes de RCP e ACE de 2020 da American Heart Association. 2020.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2a edição, 2016.