No dia 22 de dezembro de 2018, o colapso e deslizamento de 2/3 do vulcão Anak Krakatoa no mar causou um tsunami no estreito de Sunda.
Foram contabilizados 429 vítimas, 128 desaparecidos e 1.459 feridos causados pelas ondas gigantes. O evento foi inesperado pois não foi precedido por terremoto, apesar da região ser localizada na área conhecida como Circulo de Fogo do Pacífico, de formação geológica recente, sujeita a terremotos e erupções.
Para responder a questão é preciso estar “em dia" com os acontecimentos mais marcantes no Brasil e no mundo. Isto significa prestar atenção ao que é apresentado pela mídia falada e escrita. Entre as alternativas está indicada a região onde aconteceu a explosão do vulcão Anak Krakatoa e o subsequente tsunami causado pelos gigantescos detritos que caíram no mar.
A) INCORRETA- Não ocorreu tsunami na Austrália em 2018. Houve alerta de ondas gigantes neste ano de 2021
B) INCORRETA- O desastre ambiental que ocorreu em Moçambique foi um ciclone em 2019.
C) INCORRETA- Honduras foi notícia quando um tsunami de lixo atingiu praias ao norte do país. O lixo veio do rio Montágua, da Guatemala. O desastre aconteceu em 2020.
D) CORRETA – O tsunami aconteceu na Indonésia, por conta da erupção do vulcão Anak Krakatoa. Na língua da região significa “ filho do Krakatoa" pois emergiu da caldeira deixada pela explosão do Krakatoa em 1929. O Krakatoa original protagonizou , em 1883, o que é considerado uma das maiores erupções já vista . A ilha onde localizava-se o vulcão afundou. Ocorreram 4 tsunamis com ondas de mais de 40 metros de altura. E o barulho alcançou 5 mil quilômetros de distância.
E) INCORRETA- O Camboja não é uma região normalmente sujeita à tsunamis.
Gabarito do Professor: Letra D.