SóProvas


ID
5074459
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sorocaba - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma das mais conhecidas e importantes formas de classificação de documentos é o chamado Método Dewey. Tal método é adotado por bibliotecas, mas também por organizações públicas e privadas. A base de operacionalização do Método Dewey é:

Alternativas
Comentários
  • A classificação decimal de Dewey - CDD divide o conhecimento humano em dez grandes classes e atribui um número para cada uma. Depois, define números para as subclasses, sub-subclasses e assim por diante.Para entender o significado dessas sequências, é preciso recorrer à enorme lista de convenções.

  • nunca nem vi

  • Os métodos de arquivamento são 3 no total, que são:

    1- Padronizados: Variadex, Soundex, Mnemônico, Automático e Rôneo

    2 - Básicos: Alfabético/Onosmático; Geográfico; Numérico e Ideográfico

    3 - Alfanúmerico

    No método básico, se subdivide em 4 opções:

    1- Alfabético/Onosmático

    2- Geográfico

    3- Numérico : Simples, cronológico e digito-terminal

    4- Ideográfico(assunto): Alfabético e Número.

    Na opção Ideográfico ainda há outra subdivisão:

    1- Alfabético: Dicionário e Enciclopédico

    2- Numeral: Duplex, decimal e unitermo (indexação coordenada)

    Na opção Numeral temos:

    1- Duplex

    2 - Decimal - que é onde se encontra o Método Dewey

    3 - Unitermo ou indexação coordenada

    GABARITO LETRA B.

  • Eu jurava que era uma questão para arquivista. Affffffffffffffffffffffffff

  • DEwey/DEcimal

  • O Sistema de Classificação Decimal de Dewey, que normalmente é aplicado em bibliotecas), sistematiza e estrutura o Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade criado para as instituições do Poder Executivo Federal.

    Esse método permite criar 10 classes, que vão se subdividindo de 10 em 10 à medida que as atividades/funções vão se ramificando. Essa estrutura pode ser chamada de configuração decimal. Entretanto, o CONARQ deixa claro que apenas a mecânica do método foi utilizada.

    "Cabe deixar claro que se adotou apenas a mecânica do sistema de classificação decimal, desenvolvido por Dewey, em 1873, isto é, a divisão dos conjuntos documentais de determinado órgão ou entidade, produzidos em razão de suas funções e atividades, em dez classes e, sucessivamente, em dez subclasses, dez grupos e dez subgrupos, usando-se para isso a notação decimal. Sabe-se das críticas à adoção desse método de numeração decimal e das limitações que ele pode trazer para a estrutura hierárquica e lógica da atividade da classificação, contudo, não foram encontradas graves restrições a sua representação na construção do Código e não foi necessário juntar conjuntos documentais, dada a limitação que o método estabelece às subdivisões, sempre em número de dez."

    Fonte: Código de classificação e tabela de temporalidade e destinação de documentos relativos às atividades-meio do Poder Executivo Federal [recurso eletrônico]. / -- Dados eletrônicos -- Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2020.

    Gabarito do Professor: Letra B.

  • Metodo decimal = Ideográfico ..... númerico(indireto) ......... Disposição ( 000 - 100 - 200 - 300 - 400 etc...) até max. 10, sub pastas infinitas como a duplex

  • A Classificação Decimal de Dewey, também conhecida como Sistema Decimal de Dewey, é um sistema de classificação documentária desenvolvido pelo bibliotecário americano Melvil Dewey em 1876, e desde então enormemente modificado e expandido ao longo de vinte e três grandes revisões que ocorreram até 2011.
  • LETRA B

    Decimal - que é onde se encontra o Método Dewey