SóProvas


ID
5075158
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

De acordo com as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial (2020), assinale a alternativa correta sobre o tratamento dietoterápico da Hipertensão Arterial.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige do aluno conhecimentos acerca do tratamento dietoterápico da hipertensão arterial, segundo as Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, publicadas em 2020. Vamos a análise das alternativas:

    A) ERRADO – o peso corporal deve ser controlado para a manutenção de IMC abaixo de 25 kg/m2.

    B) ERRADO – o consumo de SÓDIO deve ser restrito a 2 g/dia, com substituição de cloreto de sódio por cloreto de potássio, se não existirem restrições.

    C) ERRADO – além da cafeína, o café possui ácidos clorogênicos, magnésio e potássio, que podem favorecer a redução da pressão arterial (PA). A cafeína pode elevar agudamente a PA, por mais de três horas, mas o consumo regular leva a tolerância. Recomenda-se que o consumo de café não exceda quantidades baixas a moderadas (menos de 200 mg de cafeína). 

    D) CERTO – a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) inclui maior consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura e cereais integrais, além de consumo moderado de oleaginosas e redução no consumo de gorduras, doces e bebidas com açúcar e carne vermelha.

    E) ERRADO – os estudos com suplementação de vitamina D apresentam resultados inconsistentes e, portanto, o papel dessa vitamina no controle da PA ainda não está estabelecido.


    Gabarito do Professor: LETRA D.
  • A) O peso corporal deve ser controlado para a manutenção do IMC < 25 kg/m²

    B) O consumo de SÓDIO (e não de sal) deve ser restrito a 2g/d e a diretriz traz que a substituição de cloreto de sódio por cloreto de potássio, deve ser feita se não existirem restrições.

    C) A ingestão de café a longo prazo não tem sido associada a maior incidência de HA. Recomenda-se que o consumo de café não exceda quantidades baixas a moderadas (≤ 200 mg de cafeína)

    D) GABARITO

    E) O papel da vitamina D no controle da pressão ainda não está estabelecido, portanto não há recomendações para suplementação com a finalidade de reduzir a pressão