SóProvas


ID
5075218
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em determinados trabalhadores, a doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, uma vez que as circunstâncias ocupacionais da exposição ao vírus são acidentais ou ocorrem em condições específicas de trabalho, se bem documentadas e excluídos outros fatores de risco.

Assim, nesses casos, essa doença pode ser classificada como pertencente:

Alternativas
Comentários
  • A questão exigiu conhecimento sobre o enquadramento de doença nos Grupos de Schilling.

    Em relação a doença pelo vírus HIV. De acordo com o manual de procedimento de saúde do Ministério da Saúde (2001), dispõe-se o seguinte:

    "Assim, em determinados trabalhadores, a doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, posto que as circunstâncias ocupacionais da exposição ao vírus são acidentais ou ocorrem em condições específicas de trabalho, se bem documentadas e excluídos outros fatores de risco".

    Ou seja, nas condições acima, a doença será classificada no Grupo I, pois o trabalho teria sido a principal causa para o surgimento da doença.

    Exemplo: um enfermeiro que manipula material contaminado contrai o vírus, excluídos outros fatores de riscos.

    Relembrando a classificação, temos que:

    1. Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho.
    2. Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento).
    3. Grupo III: nesse caso, a doença já existe (mesmo que de forma latente ou até desconhecida), mas as condições de trabalho causa o seu agravamento.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA A