A questão exigiu conhecimento sobre o enquadramento de doença nos Grupos de Schilling.
Em relação a doença pelo vírus HIV. De acordo com o manual de procedimento de saúde do Ministério da Saúde (2001), dispõe-se o seguinte:
"Assim, em determinados trabalhadores, a doença pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) pode ser considerada como doença relacionada ao trabalho, do Grupo I da Classificação de Schilling, posto que as circunstâncias ocupacionais da exposição ao vírus são acidentais ou ocorrem em condições específicas de trabalho, se bem documentadas e excluídos outros fatores de risco".
Ou seja, nas condições acima, a doença será classificada no Grupo I, pois o trabalho teria sido a principal causa para o surgimento da doença.
Exemplo: um enfermeiro que manipula material contaminado contrai o vírus, excluídos outros fatores de riscos.
Relembrando a classificação, temos que:
- Grupo I: a principal causa da doença está diretamente ligada ao trabalho.
- Grupo II: quando há uma contribuição das condições trabalho para a instalação da doença, mas ela poderia surgir em situações distintas (o trabalho não é exatamente uma causa necessário desse surgimento).
- Grupo III: nesse caso, a doença já existe (mesmo que de forma latente ou até desconhecida), mas as condições de trabalho causa o seu agravamento.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA A