SóProvas


ID
5075224
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em determinados trabalhadores, a tuberculose pode ser considerada doença relacionada ao trabalho, tipificada como pertencendo do Grupo II e III da Classificação de Schilling.

Analise as afirmativas abaixo sobre essa condição:

1. Exposição ao M. tuberculosis ou ao M. bovis, como no caso de trabalhadores em laboratórios de biologia.

2. Exposição em atividades que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes bacilíferos.

3. Em trabalhadores expostos a poeiras de sílica e/ou portadores de silicose, uma vez que tem sido demonstrado, clínica e epidemiologicamente, que a exposição à sílica pode favorecer a reativação da infecção tuberculosa latente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento sobre as possíveis causa da tuberculose relacionada ao trabalho.

    Vamos extrair as informações necessárias para respondermos essa questão da Portaria MS nº 1339 de 1999 e do Manual de Procedimentos de doenças relacionados ao trabalho do Ministério da Saúde.

    De acordo com o referido Manual, a doença é definida da seguinte forma:

    "Doença de evolução aguda, subaguda ou crônica que compromete vários órgãos e sistemas, em especial as vias aéreas inferiores. No Brasil, resulta da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, transmitida geralmente por inalação, e pelo Mycobacterium bovis, veiculada por ingestão de material infectante. É classificada em pulmonar e extrapulmonar, nas formas serosa, miliar, úvea, meningoencefálica, linfonodal, hepática, intestinal, renal, supra-renal, osteoarticular e da coluna vertebral".

    De acordo com a referida Portaria, a tuberculose relacionada ao trabalho está associada aos seguintes agentes ou fatores de risco:

    • "Exposição ocupacional ao Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch) ou Mycobacterium bovis, em atividades em laboratórios de biologia, e atividades realizadas por pessoal de saúde, que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes cujos exames bacteriológicos são positivos.
    • Hipersuscetibilidade do trabalhador exposto a poeiras de sílica (Sílico-tuberculose)".

    Analisando as três alternativas trazidas pela banca, temos que:

    1. Certo. De fato, a exposição ao M. tuberculosis ou ao M. bovis, como no caso de trabalhadores em laboratórios de biologia é uma das condições associadas ao surgimento da tuberculose relacionada ao trabalho.

    2. Certo. A exposição em atividades que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes bacilíferos é uma das condições associadas ao surgimento da tuberculose relacionada ao trabalho, de acordo com a Portaria 1.339/1999 do MS.

    3. Certo. A exposição a poeiras de sílica e/ou portadores de silicose pode favorecer a reativação da infecção tuberculosa latente, de acordo com o manual de procedimentos para serviços de saúde.

    Portanto, estão corretos os itens 1, 2 e 3.

    Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.

    GABARITO: LETRA E