SóProvas


ID
5075650
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Alagoa Nova - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Virgin Hyperloop: como foi o 1° teste de transporte futurista que poderia fazer distância Rio-SP em menos de meia hora
Zoe Kleinman
Repórter de tecnologia

A empresa americana de tecnologia de transporte Virgin Hyperloop fez seu primeiro teste de viagem com passageiros, no deserto em Nevada, nos Estados Unidos. O conceito de transporte futurista envolve cápsulas dentro de tubos de vácuo que transportam passageiros em alta velocidade. No teste, dois passageiros, ambos funcionários da empresa, percorreram a distância de uma pista de teste de 500 metros em 15 segundos, atingindo o equivalente a 172 km/h.
No entanto, esta é uma fração das ambições da Virgin para velocidades de viagem superiores a 1.000 km/h. Nesse cenário, seria possível fazer o equivalente à distância Rio-SP em menos de meia hora. A Virgin Hyperloop não é a única empresa desenvolvendo o conceito, mas nenhuma transportou passageiros antes. 
Sara Luchian, diretora de experiência do cliente, foi uma das duas pessoas a bordo e descreveu a experiência à BBC como "estimulante psicológica e fisicamente", logo após o evento. Ela e o diretor de tecnologia, Josh Giegel, usaram calças simples de lã e jeans em vez de macacões para o evento, que aconteceu na tarde de domingo (08/11) nos arredores de Las Vegas. Luchian disse que a viagem foi tranquila e "nada parecida com uma montanha-russa", embora a aceleração tenha sido mais "veloz" do que seria com uma pista mais longa. Nenhum deles se sentiu mal, ela acrescentou. Ela disse que a velocidade deles foi prejudicada pelo comprimento da pista e pela aceleração necessária.
O conceito, que passou anos em desenvolvimento, se baseia em uma proposta do fundador da Tesla, Elon Musk. Alguns críticos o descreveram como ficção científica. Ele é baseado nos comboios de levitação magnética (maglev) mais velozes do mundo, tornados mais rápidos pela velocidade dentro de tubos de vácuo. O recorde mundial de velocidade de trem maglev foi estabelecido em 2015, quando um trem japonês atingiu 374 mph (600 km/h) em um teste perto do Monte Fuji. Fundada em 2014, a Virgin Hyperloop recebeu investimento do Virgin Group em 2017. Era anteriormente conhecida como Hyperloop One e Virgin Hyperloop One.
Em uma entrevista à BBC em 2018, o então chefe da Virgin Hyperloop One, Rob Lloyd, que já deixou a empresa, disse que a velocidade permitiria, em teoria, as pessoas viajarem entre os aeroportos de Gatwick e Heathrow, a cerca de 70 quilômetros de distância em Londres, em apenas quatro minutos.
A Virgin Hyperloop, sediada em Los Angeles, também está explorando modelos em outros países, incluindo uma conexão hipotética de 12 minutos entre Dubai e Abu Dhabi, que leva mais de uma hora pelo transporte público existente.
Os críticos apontaram que os sistemas de viagens Hyperloop envolveriam a tarefa considerável de obter permissão de planejamento e, em seguida, construir vastas redes de tubos para cada caminho de viagem. Luchian reconhece as dificuldades potenciais. "É claro que há muita infraestrutura a ser construída, mas acho que mitigamos muitos riscos que as pessoas não pensavam que fossem possíveis." 
Ela acrescentou: "A infraestrutura é um foco muito importante para tantas pessoas no governo. Sabemos que as pessoas estão procurando soluções. Elas estão procurando o transporte do futuro. Podemos continuar construindo sistemas de transporte de hoje ou de ontem e continuar encontrando os mesmos problemas que eles trazem. Ou podemos realmente procurar construir algo que resolva esses problemas."

Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-54876229 

O emprego do sinal grave indicativo de crase está correto na passagem “(...) seria possível fazer o equivalente à distância Rio-SP (...)” (2º parágrafo); o mesmo se observa na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • deveriam liberar figurinhas do whatsapp aqui para eu expressar minha indignação.

  • Não entendi a resolução dessa questão. Alguém saberia explicar?

  • Não entendi a lógica dessa questão??!!

  • Gente do céu, não entendi foi nada.
  • Aí dento!

  • D) ...igual à camisa do meu pai. A palavra camisa está em elipse e é feminina pedindo a presença do artigo.

  • Vou mostrar uma construção com vocábulo elíptico (o que chamamos de subentendido): “A massa fica pastosa à temperatura de cinquenta graus, mas se liquefaz quando chega À DE setenta graus”. Se mostrares essa construção para qualquer pessoa, ela vai recuperar a palavra “temperatura” entre o A e o DE

  • primeira vez que vejo uma questão desse tipo ..

    que a palavra vem "subentendida" ( camisa ).

  • Gabarito, D

    Já vi uma questão semelhante a essa.

    O uso da crase ocorre por causa da elipse de termo camisa (substantivo/palavra feminina), subentendido após o termo igual, o qual exige o uso de preposição, pois o que é igual, é igual A algo.

    Disseram-me que minha camisa era elegante igual à do meu pai.

    Disseram-me que minha camisa era elegante igual à CAMISA do meu pai.

    Posso estar engano, mas questões cobrando exceções das exceções são desafios para todos.

    A luta continua !

  • Rapaz, não sei se estou certo, mas o meu entedimento foi esse:

    "Disseram-me que minha camisa era elegante igual à do meu pai."

    Eu creio que esse "a" é um pronome demonstrativo, tente trocalo-lo por "aquela" >> (...) era elegante igual aquela do meu pai. Ta vendo? A (regido pelo igual) + AQUELA = Crase nela.

    Amigos, caso eu esteja errrado, peço que me corrijam, por favor.

  • alguém pode explicar a letra A ?

    À distância não é um adjunto adverbial ?

  • ESTOU INDIGNADO, NÃO CONSIGO ENXERGAR UM ERRO NA ALTERNATIVA A

  • O erro da letra A

    É PROIBIDO O USO DE CRASE:

    Antes de CASA (= lar/próprio)/ TERRA/DISTÂNCIA (indeterminado)

    Exemplos:

    • Vou a casa buscar meus livros (Minha casa)
    • Os marinheiros voltaram a terra (Qual terra?)
    • Vimos um carro a distância (Que distância?)

    OBS: Casa, terra e distância só terá crase quando estiver DETERMINADO.

    No caso da alternativa A, a palavra distância não esta determinada, logo não há crase. "Eles combinaram de se relacionar à distância por causa da pandemia."

    Fonte: Minhas anotações das aulas do professor Carlos Zambeli da Casa do concurseiro.

  • Ótimo! Duas bancas que exigem do candidato licenciatura em língua portuguesa para uma prova de nível médio, IDECAN e CONTEMAX. Bancas de fundo de quintal.

  • é sobre essas questões que acho que estou estudando e apredendo nada..

  • Incrível que algumas bancas aceitam bife á cavalo e outras não. Fiz uma questão da EEAr e bife á cavalo e estava certo, agora não está. Estudante fica refém de bancas e mais bancas. errei as duas, auge!!!!!!
  • a expressão a distancia, só leva crase quando vier especificado, por exemplo: à distância de 500 metros.

  • A DISTÂNCIA: Segundo uma visão clássica da gramática, com a palavra distância especificada, ocorre crase, visto haver a presença do artigo definido a, e com a palavra distância não especificada, não ocorre crase, visto não haver a presença do artigo definido a, sendo a vogal a apenas uma preposição.