Conforme Le Coadic (1996, p. 27, 34):
As atividades científicas e técnicas são o manancial de onde surgem os conhecimentos científicos e técnicos que se transformarão, depois de registrados, em informações científicas e técnicas.
Os processos de comunicação. Dois processos de comunicação são utilizados: um processo escrito (formal) e um processo oral (informal).
Gab. D
Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre os processos de comunicação científica e os fluxos envolvidos nestes processos.
A comunicação científica envolve a troca e registro de informações técnicas, acadêmicas e científicas entre pesquisadores, alunos de cursos de graduação e pós-graduação e outros membros da comunidade científica. Esta comunicação pode ou não ser registrada e sua disseminação pode ser formal ou informal.
Com base nestes e outros conhecimentos sobre o tema, analisamos as assertivas apresentadas e identificamos o seguinte:
I – CERTA. A transformação de conhecimento científico em informação científica se dá no momento de seu registro. Esta informação por sua vez irá gerar novos conhecimentos e uma ciclo continuo.
II – ERRADA. A comunicação científica favorece ao produto e aos produtores um cenário de visibilidade e possível credibilidade no meio social em que produto e produtores se inserem, porém, ela não confere em caráter de garantia estas situações, dado a natural subjetividade dos eventos e envolvidos no processo.
III – CERTA. O processo escrito é dotado de formalidade e está presente nas publicações de artigos, livros e trabalhos apresentados em congressos. O processo oral tem por característica a informalidade e acontece com frequência em fóruns da Internet, encontros de pesquisadores em eventos, mesas de debate e no cotidiano de laboratórios e agências de pesquisa.
Gabarito do Professor: Letra D.