SóProvas


ID
5076058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com base na Resolução n.º 6/2019 do CFP, que institui as regras para a elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo em seu exercício profissional, a peça de natureza e valor técnico-científico que deve conter narrativa detalhada e didática, em linguagem acessível e compreensível ao destinatário, com vistas a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta é C) Relatório Psicológico

    Fiquei em dúvida na D) laudo psicológico, lendo a resolução vi que tanto relatório quanto laudo são peça de natureza e valor técnico-científico que deve conter narrativa detalhada e didática, em linguagem acessível e compreensível ao destinatário, mas só o relatório  visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho, o laudo tem a finalidade de subsidiar decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda.

  • A - declaração.

    • é o mais sucinto dos documentos
    • relata fatos objetivos de um atendimento: Horário, dia, acompanhante
    • não deriva de uma avaliação psicológica

    B - atestado psicológico.

    • certifica uma situação com base no estado de funcionamento psicológico do sujeito
    • é resultado de uma Ava. Psi
    • Pode justificar:
    • faltas e impedimentos
    • condição de apto ou não apto
    • afastamento e dispensa

    C - relatório psicológico. - CERTA

    • informativo
    • diz sobre a atuação do profissional
    • não possui finalidade diagnóstica

    D - laudo psicológico.

    • resulta de uma avaliação psi
    • subsidia decisões
    • fundamentação técnica

    E - parecer psicológico.

    • é uma resposta a uma questão problema ou análise de documentos
    • não deriva de uma avalição psi
  • RELATÓRIO PSI:

    O relatório psicológico consiste em um documento que, por meio de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada, considera os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida, podendo também ter caráter informativo.

    Visa a comunicar a atuação profissional da(o) psicóloga(o) em diferentes processos de trabalho já desenvolvidos ou em desenvolvimento, podendo gerar orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções pertinentes à situação descrita no documento, não tendo como finalidade produzir diagnóstico psicológico

  • A questão requer conhecimentos acerca dos tipos de documentos psicológicos, regulamentado pela resolução CFP 06/2019


    O Conselho Federal de Psicologia instituiu a Resolução nº 06/2019 para normatizar a elaboração de documentos psicológicos - revogando a antiga Resolução 07/2003. Todo psicólogo deverá seguir os preceitos éticos e técnicos contidos nesta resolução no momento da formulação dos seus documentos. 

     

     São 05 tipos de documento que o profissional pode realizar, de acordo com o art. 8º da Resolução 06/2019: 

      

    I - Declaração; 

    II - Atestado Psicológico; 

    III - Relatório: 

       a) Psicológico; 

       b) Multiprofissional; 

    IV - Laudo Psicológico; 

    V - Parecer Psicológico 


    I - DECLARAÇÃO: tem como finalidade registrar informações sobre a prestação de um serviço, informando o comparecimento, o acompanhamento psicológico realizado ou em realização e tempo de acompanhamento, dia e horários. 

     

     II - ATESTADO PSICOLÓGICO: tem como finalidade certificar/afirmar  uma determinada situação, estado ou funcionamento psicológico a quem solicita. Pode servir também para justificar faltas e impedimentos, estar apto ou não para atividades específicas e para solicitar afastamento ou dispensa. 

      

    III - RELATÓRIO PSICOLÓGICO: tem como finalidade comunicar a atuação profissional em diferentes processos de trabalho, podendo conter orientações, recomendações, encaminhamentos e intervenções frente ao caso descrito. Não tem como finalidade produzir diagnóstico psicológico. Trata-se de uma exposição escrita, descritiva e circunstanciada considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa. Basicamente o profissional explicita a demanda, os procedimentos e o raciocínio técnico-científico, bem como suas conclusões e/ou recomendações. 

      

    IV LAUDO PSICOLÓGICO: tem como finalidade subsidiar decisões de uma demanda em determinado contexto (ex: guarda de criança). Aqui o profissional realiza o documento apresentando o resultado de uma avaliação psicológica subsidiada por decisões relacionadas ao contexto em que surgiu a demanda. Apresenta informações técnicas e científicas dos fenômenos psicológicos, considerando os condicionantes históricos e sociais da pessoa, grupo ou instituição atendida. Deve-se limitar o relato no documento às informações necessárias para resposta da demanda e relatar: : o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico, a hipótese diagnóstica, a evolução do caso, orientação e/ou sugestão de projeto terapêutico. 

     

     V - PARECER PSICOLÓGICO: tem como finalidade apresentar uma resposta técnica, respondendo a uma questão-problema do campo psicológico ou a documentos psicológicos já existentes e que estão sendo questionados. Ou seja, o parecer psicológico visa dirimir dúvidas de uma questão-problema ou documento psicológico que estão interferindo na decisão do solicitante, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta. Não é resultante de uma avaliação ou intervenção psicológica. 

     

    Sendo assim, a questão está tratando do Relatório Psicológico, pois tem natureza técnico-científica e visa narrar de forma detalhada a atuação do profissional em um determinado contexto. O relatório é muito utilizado em hospitais, por exemplo, onde o psicólogo trabalha em equipe interdisciplinar.


    Gabarito da Professora: Letra C.