SóProvas


ID
5076076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Text 27A2-1

    Descontente com toda violência sofrida em casa, Jones, atualmente com 23 anos de idade, é usuário de álcool e de outras drogas desde os 12 anos de idade, idade que tinha quando fugiu de casa. Com histórico de alcoolismo, o pai agredia verbalmente e fisicamente todos em casa. 
      Segue o relato de Jones: Meu pai fazia uns bicos na rua enquanto minha mãe cuidava da casa, de mim e dos meus irmãos. Era pra sustentar a gente… Eu sei. Mas ele bebia todos os dias. Saía do trabalho e ia direto para o bar. Minha mãe fingia que não ligava. Ela nunca teve coragem de sair de casa por nossa causa. Ao menos, ‘a gente tinha o que comer’, era o que ela dizia. Mas eu cansei de toda essa situação. Disse a ela que daria um jeito de trabalhar para conseguir sobreviver e dar o que comer a ela e meus irmãos. Mas ela preferiu ficar. Acho que pela promessa que fez a Deus e, também, porque tinha medo que pudesse acontecer algo pior com a gente, caso meu pai nos encontrasse. Fugi. Sem casa e sem trabalho, fui viver na rua. Lá eu conheci uns amigos que me apresentaram ‘uns bagulho’. No começo, resisti, mas depois a fome era tanta que passei a trocar a fome pela onda que a droga trazia. Nunca mais consegui sair. Espero que Deus me perdoe por isso. Já passei por várias internações (psiquiátricas). Dizem que fico muito doido e já cheguei a ver bicho saindo e passeando pelo meu corpo. Não sei. Não lembro de nada. Hoje frequento grupos do centro de atenção psicossocial de álcool e drogas (CAPS-AD). Me sinto cada dia melhor. Mas sei que é um dia de cada vez. Já recaí algumas vezes e sei que isso pode acontecer de novo (sic).

Ainda tendo como base o texto 27A2-I, assinale a opção correta, a respeito da dependência química, da psicopatologia e das intervenções psicológicas em problemas específicos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra "E". A síndrome de Ekbom é um estado fóbico obsessivo no qual o paciente pensa, imagina ou acredita que está infestado por parasitas na pele.

  • Letra E

    Síndrome de Ekbom, também conhecida como delírio de parasitose ou acarofobia, é um estado fóbico obsessivo no qual o paciente pensa, imagina ou acredita que está infestado por parasitas na pele. Em estado alucinatório, retira fragmentos de pele, identificando-os como parasitas.

  • A- Jones apresenta sim sintomas de delirium que pode ser efeito do uso prolongado do álcool, mas não nenhuma indicação do sintoma diplopia .

    Diplopia: Diplopia é a percepção de 2 imagens de um único objeto. A diplopia pode ser monocular ou binocular. A diplopia monocular está presente quando apenas um olho está aberto. Diplopia binocular, que ocorre com os dois olhos abertos, desaparece quando um dos olhos é fechado.

    B. Não há nenhuma indicação , no caso clínico, de que Jones apresenta ataxia.

    Ataxia (alteração psicomotora): Ataxia são os sintomas que afetam a coordenação desses movimentos, e pode ser sintoma de diversas condições médicas ou neurológicas degenerativas do sistema nervoso que comprometem os movimentos de várias regiões do corpo — dedos, mãos, braços, pernas, olhos –, o equilíbrio, o tônus muscular, a deglutição e a fala.

    C. Os prejuízos das funções sensoriais apresentados por Jones ESTÃO SIM!!!  associados a efeitos de drogas depressoras da atividade mental.

    D. Jones apresenta um delírio sim: o de infestação, mas esse tipo de delírio está presente em alguns casos clínicos e não se resume ao uso de solventes ou inalantes.Por exemplo, é bem comum sua manifestação em quadros de delirium e em pacientes em abstinência de álcool.

  • Complementando os colegas:

    Diferenças importantes entre conceitos:

    Delírios

    •  Delírio é um erro do ajuizar que tem origem na doença mental. 

    Delirium:

    • delirium é uma síndrome orgânico-cerebral encontrada com mais frequência por psiquiatras e clínicos. Nele, existem evidências de disfunção difusa do tecido cerebral, normalmente envolvendo os hemisférios cerebrais. Síndrome confusional aguda causada por distúrbio fisiológicos

    Delirium Tremes

    • O Delirium Tremens constitui uma forma grave de síndrome de abstinência ao álcool, em que ocorrem, além dos sintomas clássicos do delirium (rebaixamento do nível de consciência, confusão mental, desorientação temporoespacial, etc.), alterações da consciência, intensas manifestações autonômicas, ilusões e alucinações visuais e táteis.

  • Vamos comentar as alternativas:

    A) INCORRETA. A diplopia, também chamada de visão dupla, acontece quando os olhos não estão alinhados corretamente, transmitindo para o cérebro imagens do mesmo objeto, mas de ângulos diferentes. As pessoas com diplopia não conseguem fundir as imagens de ambos os olhos numa única imagem, criando a sensação de que se está enxergando dois objetos ao invés de um só. Delirium se refere a rebaixamento leve a moderado do nível de consciência, acompanhados de desorientação temporoespacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. É relacionado a distúrbios cerebrais e difere-se do delirium tremens (relacionado ao álcool) e do delírio (alteração do juízo).

    B) INCORRETA. Ataxia se caracteriza pelo equilíbrio ou coordenação motora prejudicados, possivelmente devido a danos no cérebro, nos nervos ou nos músculos.

    C) INCORRETA.  O álcool é uma substância que tem efeito depressor no sistema nervoso central.

    D) INCORRETA. Jones apresenta delirium tremens que é diferente, como já pontuado.

    E) CORRETA. As alucinações táteis relatadas por Jones são frequentes no delirium tremens e nas psicoses tóxicas, principalmente nas produzidas pela cocaína. As com pequenos animais, via de regra, acontecem associadas ao delírio de infestação, ou síndrome de Ekbom.


    Gabarito do Professor: Letra E.