SóProvas


ID
5076112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

João, aluno de uma escola pública, era uma criança alegre e comunicativa. Gostava de ler quando o professor pedia voluntários na turma. Contudo, nos últimos meses, João está muito tímido e não consegue mais fazer leituras orais ou outras atividades em que seja colocado em evidência. Ele passou a se isolar dos colegas da turma a partir do dia em que fez uma leitura oral e gaguejou. Desde então, os colegas só o chamam de gaguinho, analfabeto e outros apelidos. Agora, João diz não ter mais interesse em ir à escola.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta, acerca da conduta adequada a ser tomada diante de uma situação de bullying.

Alternativas
Comentários
  • Esta questão exige conhecimentos sobre bullying

     

    RESOLVENDO A QUESTÃO:

    Apresentada uma situação de bullying no comanda da questão, precisamos identificar, entre as alternativas, a que expressa corretamente a conduta a ser adotada. Vejamos cada uma das alternativas.

     

    A) Cabe exclusivamente às famílias dos alunos assumir a responsabilidade de resolver urgentemente essa situação.

    Errada! Embora as famílias dos alunos tenham interesse e o dever de atuar na busca de solução para o problema, não caberia apenas a ela a responsabilidade.

     

    B) Esse tipo de situação sempre existiu nas escolas, sem gerar maiores problemas, portanto não há com o que se preocupar.

    Errada! Embora seja verdade que o bullying não é uma novidade, atualmente, essa discussão ganhou maior relevância dado o seu potencial ofensivo para as vítimas, vale dizer, o bullying continua a gerar problemas. Portanto, está errado afirmar que não há com o que se preocupar.

     

    C) A escola deve aguardar até que João encontre formas de reagir a essa situação.

    Errada! Não se pode atribuir ao aluno a responsabilidade de lidar com o problema do bullying, afinal ele é a vítima, precisando, portanto, de apoio tanto da escola quando da família.

     

    D) Professores e familiares devem estar unidos e criar estratégias para minimizar ou solucionar essa questão.

    Certa! Por meio de um esforço coletivo, o problema do bullying pode ser, no mínimo, amenizado. Isso porque, com medidas adotadas pela escola e reforçadas pela família, os efeitos das ações serão mais efetivos para os alunos.

     

    E) Essas situações são passageiras e deve-se aguardar os próprios alunos encontrarem outro colega para ser alvo do mesmo tipo de brincadeira.

    Errada! O problema do bullying precisa ser combatido pela escola e pela família, e não menosprezado até que a vítima seja outro aluno.

     

     

    Gabarito do Professor: Letra D.