A Primeira Guerra Mundial , que ocorreu entre 1914 e 1918, não costuma ter a mesma atenção midiática que tem a Segunda Guerra, por conta do Holocausto e da explosão de bombas atômicas no Japão. No entanto, a primeira guerra tem uma importância histórica tão relevante quanto a segunda.
É a Primeira Guerra que marca o final da Belle Époque e da crença de que o racionalismo do ser humano o levaria ao progresso e ao bem estar de todos. É ela que abre uma séria crise .que não é apenas econômica e política. mas de mentalidade , de crenças, de valores. O mundo que sai da guerra é bastante diferente daquele que a começou, em todos os aspectos.
Por ser tema clássico nos currículos de História, seja da escola básica, seja da graduação, a bibliografia a respeito é variada. A obra de Eric Hobsbawm – A Era dos Extremos – apresenta uma análise compacta da guerra.
Ao final da guerra foram feitos acordos para reorganizar o mundo após o conflito. Uma das propostas foi apresentada por Woodrow Wilson, então presidente dos EUA. Ela está nomeada entre as opções.
A) INCORRETA- A ideia da Liga das Nações fazia parte da proposta de Wilson mas, não era toda ela.
B) CORRETA- A proposta do presidente dos EUA, que visava uma paz equilibrada entre vencedores e vencidos, ficou conhecida como “ 14 pontos de Wilson"
C) INCORRETA- O Tratado de Versalhes, articulado pela França e Grã- Bretanha, estruturou a paz dos vencedores após a primeira guerra.
D) INCORRETA- O Tratado de Saint Germain foi acordado em 1919 entre os vencedores e o Império Austro- Húngaro, que foi desmembrado em vários Estados tais como a República da Áustria, a Tchecoslováquia e a Iugoslávia.
E) INCORRETA- As trincheiras foram construídas durante a guerra. Entre 1915 e o fim de 1917 houve a Guerra de Trincheiras.
Gabarito do Professor: Letra B.