Massacre no oeste da Etiópia deixa dezenas de mortos
Mais de 80 pessoas morreram, incluindo crianças, segundo comissão etíope. Novo ataque acentua crise étnica no país africano.
O primeiro-ministro Abiy Ahmed está sob pressão na Etiópia em um momento de violência étnica generalizada no país: há mais de 80 grupos que têm entrado em conflito.
Portanto, alternativa A
Siga minha assinatura para acompanhar novos comentários
Questões de atualidades requer fontes seguras
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2021/01/13/massacre-no-oeste-da-etiopia-deixa-dezenas-de-mortos.ghtml
Abiy Ahmed Ali, primeiro ministro da Etiópia, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2019 por seus esforços para encerrar 20 anos de guerra entre Etiópia e Eritreia.
No entanto, um ano depois a Etiópia encontrava-se à beira de uma guerra civil e, além disso , enfrentando questões de fronteira com o Sudão. Em 11 de janeiro de 2021, a Etiópia acusou as forças sudanesas de invadir uma área de fronteira contestada que foi objeto de confrontos letais nas últimas semanas daquele mês.
O Sudão respondeu condenando o que chamou de agressão etíope.
Pode haver dúvidas se o conflito em pauta é esse ou aquele interno, na região de Benishangul-Gumuz. Na verdade a região também é fronteiriça com o Sudão. Assim sendo, as informações dadas na entrada da questão podem ser entendidas como insuficientes. Entretanto, há que prestar atenção ao que está dito : conflitos NO PAÍS.
Portanto, as alternativas não se referem aos problemas de fronteiras com o Sudão.
Há necessidade de conhecimentos bastante específicos para responder adequadamente o que é pedido mas, dados fornecidos pela mídia são suficientes, principalmente os apresentados pela BBC Brasil e pela revista Foreign Policy
Entre as alternativas há aquela que indica as razões fundamentais para o conflito de janeiro de 2021 na Etiópia
A) INCORRETA- As invasões do estado Islâmico não aconteceram no continente africano, ao menos até o presente momento. Sua luta está no Oriente Médio, na Síria e no Iraque basicamente, embora existam organizações terroristas em regiões africanas que apoiam o Estado Islâmico.
B) INCORRETA- A Etiópia não é produtora de petróleo de forma a gerar conflitos.
C) CORRETA- A região de Benishangul-Gumuz é a região de origem de pelo menos cinco grupos étnicos, sendo os mais populosos os Berta e os Gumuz. Os outros são Amharas, Oromos, e Shinasha. Nos primeiros meses do ano de 2021 as divergências entre as diversas etnias levaram a ataques e massacres mútuos.
D) INCORRETA- A ascensão ao poder de Abiy Ahmed Ali, como primeiro ministro, não configura uma ditadura.
Gabarito do Professor: Letra C.