SóProvas


ID
5076958
Banca
IDIB
Órgão
Prefeitura de Jaguaribe - CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre o Período Regencial Brasileiro (1831-1840), analise com atenção as informações a seguir e marque V, para Verdadeiro, e F, para Falso.

( ) Teve por objetivo principal promover a descentralização do poder brasileiro, quebrando a unidade nacional.
( ) Provocar a substituição do governo centrado na Coroa Portuguesa para a Coroa Britânica, o que justifica a chegada das indústrias britânicas e os investimentos a partir de 1850.
( ) Foi composta pela pressão de três grupos principais: os liberais exaltados, os liberais moderados e os conservadores liberais, que pressionavam D. Pedro I para que mudasse a capital nacional de Salvador para o Rio de Janeiro.
( ) Pode ser periodizada em Regência Trina Provisória (1831-1832), Regência Trina Permanente (1832- 1835), Regência Duo (1835-1837) e Regência Uma (1837-1840).

Assinale a alternativa que contém a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo do Período Regencial foi promover a descentralização do poder brasileiro, quebrando a unidade nacional?

  • Achei esquisita essa 1º afirmação, dado que durante o período regencial houve num primeiro momento uma gestão mais liberal do governo, durante a regência de Feijó e num segundo momento houve a presença de Araújo Lima, ligado a setores mais conservadores. Logo, achei forçado dizer que o projeto da regência foi a quebra da unidade nacional, visto que o período experimentou medidas das duas partes, ora conservadora, ora liberal.

  •  Teve por objetivo principal promover a descentralização do poder brasileiro, quebrando a unidade nacional. forçado essa

  • hã? ''Teve por objetivo principal promover a descentralização do poder brasileiro, quebrando a unidade nacional.''

    Esqueceram do grupo dos liberais moderados? os quais eram a favor da CENTRALIZAÇÃO do poder.

    E outra, o grupo dos liberais exaltados, os quais eram a favor da DESCENTRALIZAÇÃO do poder, posteriormente se unem a força da centralização.

    Ou seja, questão passível de recurso.

  • O principal objetivo do período regencial foi garantir a legitimidade do D.Pedro II a subir como governante quando tivesse a idade certa.

    Aliás, duvido muito que era "quebrar" a unidade nacional, porque os regentes queriam o contrário uma vez que sofreram por todos os lados as pressões das províncias através de revoltas separatistas.

    Questão muito mal elaborada, daria um recurso legal aí.

    Gabarito D

  • Quando D. Pedro I abdicou do trono brasileiro em favor de seu filho, o jovem Pedro de Alcântara contava com apenas 5 anos de idade. Dada sua impossibilidade de assumir a condução do Império, foi seguido o que ditava a Constituição de 1824: um grupo de políticos, chamados de regentes, assumiram o governo até que o jovem príncipe atingisse a maioridade. Devido a isso, o período que vai de 1831 até 1840 ficou conhecido como período regencial.