SóProvas


ID
507757
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito das licitações públicas, julgue os itens que seguem.

O estudo das licitações deve ter por base a Lei n.º 8.666/1993, a qual estabelece, minuciosamente, as normas sobre licitações e contratos da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Item correto

    É a Lei que institui normas para Licitações e Contratos;

    Apresenta os Princípios Básicos e Específicos da Licitação (ART 3º);

    Apresenta os casos de Inexigibilidade e Dispensa da Licitação (ART 17, 24 e 25);

    Lista as Modalidades de Licitação (Concorrência, Tomada de Preços, Convite, Concurso e Leilão) (ART. 22); e a normatização para estabelecer e executar os contratos admininstrativos.
  • Augusto,
    Concordo com o que você escreveu "É a lei que estabelece normas sobre L&C", mas não com o que a questão dispôs: "... estabelece, minuciosamente, as normas sobre L&C".

    Para mim, essa questão é um pouco confusa (para não dizer mal elaborada). 

    O termo "minuciosamente" gera no candidato a seguinte dúvida:

    - A Lei 8.666/93 estabelece "minuciosamente as normas sobre L&C" ou estabelece regras gerais de L&C?

    E quem está acostumado com o CESPE vai logo achando que é pegadinha, pois sabemos que essa lei estabelece normas gerais, conforme elucidam os dispositivos abaixo:

    Lei 8.666/93:
     Art. 1oEsta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

    Constituição Federal:
    Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
    (...)
    XXVII - normas gerais de licitaçõa e contratação, em todas as modalidades, para as administrações públicas diretas, autárquicas e dundacionais da União, Estados DF e Municipios, ..., e para as empresas públicas e sociedades de economia mista, (...)

    Essa questão é antiga (2007). Acredito que se o CESPE elaborasse essa mesma questão hoje, daria o gabarito como Errado. Mas infelizmente não dá para prever o futuro. O jeito é continuar estudando...
    Bons estudos a todos.
  • Essa questão é perigosa. Realmente como o colega acima disse, pode se gerar uma dúvida quanto ao termo "minuciosamente", porém, segundo Marcelo Alexandrino e Vicente paulo, o estudo das licitações públicas, atualmente, deve ter por base a análise detalhada da lei 8.666/93, que é a lei de normas gerais sobre licitações e contratos, uma vez que praticamente todos os aspectos relevantes pertinentes à matéria encontram-se MINUCIOSAMENTE ali regulados.

    Intem CORRETO
  • Olá, gostaria de corroborar com as observações dos colegas. Errei a questão pq me fixei no termo minunciosamente. A Lei 8666/93 estabeleçe normas gerais de licitações, nesse ponto é considerada uma lei em nível nacional. Contudo, foi  questionada a constitucionalidade de alguns dispositivos dessa lei no STF, sob a alegação de que extrapolariam a competência para definir regras gerais. Desse modo, no julgamento da ADI 927-3 o Supremo reconheçe que a União extrapola a competência para legislar sobre normas gerais, definindo, também, normas específicas e, por isso, somente aplicáveis a própria União. Determinou interpretação conforme para alguns dispositivos.
    Bons estudos!!
    Karina

  • Questão Correta.

    Art. 1 da Lei 8666/93

    Este artigo estabelece as normas gerais sobre licitações e contratos.
    É dever desta lei, disertar sobre prazos, penalidades, modalidades, tipos de licitações e etc.
    tornando assim não somente uma lei de normas gerais conforme art 1, mas sim uma lei de normas minunciosas.
  • Meus olhos viram "minuciosamente" enquanto meu cérebro processou "especificamente", em oposição à "normas de caráter geral". Eu gosto quando o CESPE me faz perceber que ilusão de ótica não é matéria exclusiva da Física, mas também do Direito. #FAIL!
  • PARA CONHECIMENTO:

    MINUCIOSAMENTE:

    (mi.nu.ci:o.sa.men.te)
    adv.
    1. De maneira minuciosa; com minuciosidade: Examinou os documentos minuciosamente.
    [F.: O fem. de minucioso + -mente.]

    MINUCIOSO
    (mi.nu.ci.o.so) [ô]
     
    a.
    1. Feito com grande cuidado e atenção; CUIDADOSO; METICULOSO [ antôn.: Antôn.: descuidado, displicente. ]
     
    2. Atento às minúcias, aos mínimos detalhes; CUIDADOSO; METICULOSO: "Piedoso, severo nos costumes, minucioso na observância das regras..." (Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas)) [ antôn.: Antôn.: descuidado, displicente. ]
     
    3. Cheio de minúcias; DETALHADO; PORMENORIZADO [ antôn.: Antôn.: superficial.
     
    FONTE: DICIONÁRIO AULETE
  • Pois é gente, me apeguei ao termo "BASE" e achei que se tratava de erro. Entendi que a base das licitações e contratos seriam os dispositivos constitucionais e não a lei 8.666/93
    Bons estudos!!!    

  • Contrato administrativo
    Contrato da administração
    Contrato semipúblico
    é aquele celebrado pela Administração Pública eregido pelo Direito Público (Regido primordialmente pela Lei 8.666/93 – aplicação subsidiária das normas de Direito Privado).
    São exemplos de contrato administrativo os contratos de concessão, os contratos de gestão etc.
    É todo contrato celebrado pela Administração Pública. Apesar de também ter a Administração Pública como parte, é regido pelo Direito Privado, do qual podemos citar como exemplo o contrato de locação de imóvel de propriedade particular.
    Regido por algumasnormas de direito público (Lei 8.666/93, arts. 55 e 58-61) e outras de direito privado.
    Vejam, a banca tentou confundir-vos com a troca entre contrato da administração e contrato administrativo. Os mais experientes devem ter errado, os mais novatos acertado, pois nem sequer sabem a diferença entre uma e outra. O importante e que tanto um como outro sao regidos pela lei 8666.
  • mas e a lei do pregao nao conta nao galera???????
  • Felipe,
    Pregão => lei 10520/2002, a questão refere-se expressamente a lei 8666/93.
  • Concordo com o Felipe. Se a 8.666 tratasse do tema tão minuciosamente assim não haveria espaço para outra lei tratar do tema.

    Essa questão faltou recurso heim...
  • Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
  • Minuciosamente foi tenso,acabou com a vida do candidato.Questão tipica para deixar em branco.

  • Pensei que, por se tratar de lei que estabelece norma gerais, o termo "minuciosamente" tornaria a questão errada. Cruel, muito cruel!

  • Destruidora de candidatos Rsts

  • ERREI POR LEVAR EM CONSIDERAÇÃO DE SER NORMAS GERAIS, E NÃO MINUCIOSAS. 

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • se fosse minuciosa os estados não precisavam regular mais nada., cespe por favor me diga de onde foi retirada esse texto para eu conferir seu gabarito?? 

     

  • tem uma parte do direito adm que e so para contratos mas esssa lei 8.666 de 93 engloba os contratos tbm

     

  • Pensei que era apenas de forma geral!

  • Correto . As Empresas Estatais , possuem norma própria para licitar , contudo esta norma deve ter por base a lei 8666/93 , ou seja , tais normas não se excluem .

  • Fui no raciocínio de que a 8.666 de 1993 estabelecesse regras gerais.

    A palavra "minunciosamente" me deixou em dúvida.

    Sinceramente, não sei se é o caso de arriscar marcar uma questão dessa na prova. Ela pode ate parecer fácil, tranquila, mas é a típica questão que o Cespe escolhe o gabarito.

    Complicado isso!

    Gabarito CERTO

  • A respeito das licitações públicas, é correto afirmar que: O estudo das licitações deve ter por base a Lei n.º 8.666/1993, a qual estabelece, minuciosamente, as normas sobre licitações e contratos da administração pública.