SóProvas


ID
5077630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A estrutura agrária latifundiária do Brasil está no gérmen de diversos conflitos relacionados à posse da terra ao longo da história do país. A respeito desses conflitos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Chico Mendes

  • Chico Mendes lutava por uma reforma agrária que possibilitasse aos extrativistas e seringueiros a geração de renda sem a devastação da floresta, resultando no uso sustentável dos recursos.

    Em 1985, mais de 100 seringueiros criaram o Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), entidade representativa que teve como proposta a fundação das Reservas Extrativistas. A primeira foi fundada a 80 km de Rio Branco-AC, contando com 40 mil hectares.

    https://brasilescola.uol.com.br/biografia/chico-mendes.htm

  • Em destaque, os erros:

    A) A posse de terra foi assegurada aos indígenas da América Portuguesa pelos jesuítas a partir do Regimento dos Índios.

    • Errado/incoerente. Apesar de a posse de terra ser uma questão mencionada no regimento, a experiência foi um fracasso. Acredito que, por isso, este item esteja errado.
    • Fonte: http://mapa.an.gov.br/index.php/dicionario-periodo-colonial/167-diretor-diretorio-dos-indios

    B)A Lei das Terras de 1850 representou um avanço legislativo ao distribuir as terras devolutas do Brasil Império para o pequeno produtor.

    • Errado. Justificativa: As chamadas “terras devolutas”, que não tinham dono e não estavam sob os cuidados do Estado, poderiam ser obtidas somente por meio da compra junto ao governo. A partir de então, uma série de documentos forjados começaram a aparecer para garantir e ampliar a posse de terras daqueles que há muito já a possuíam. Dessa maneira, a Lei de Terras transformou a terra em mercadoria no mesmo tempo em que garantiu a posse da mesma aos antigos latifundiários.
    • Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/lei-terras-1850.htm

    C)A partir de 1946, surgiram as Ligas Camponesas, associações de trabalhadores rurais que lutavam por reforma agrária e foram posteriormente apoiados pelo regime militar (1964-1985).

    • Errado. Enfoque das Ligas Camponesas ---> Reforma Agrária, que sempre sofreu repressão da polícia e de grandes proprietários de terra. Quando João Goulart acenou apoio a essa medida, foi mais um motivo para a intervenção militar.
    • Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/as-ligas-camponesas.htm

    D)Influenciada pela Teologia da Libertação, a Comissão da Pastoral da Terra (1975) foi fundamental para o desmantelamento dos sindicatos ligados aos trabalhadores rurais.

    • Errado. Muito pelo contrário: fundamental para o fortalecimento dos sindicatos ligados aos trabalhadores rurais.
    • Fonte: https://www.cptnacional.org.br/sobre-nos/historico

    E) Para combater o avanço da pecuária na floresta amazônica, Chico Mendes reivindicava uma reforma agrária cujo principal foco era a criação das reservas extrativistas.

    • Corretíssimo. "Chico Mendes lutava por uma reforma agrária que possibilitasse aos extrativistas e seringueiros a geração de renda sem a devastação da floresta, resultando no uso sustentável dos recursos. "
    • Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/biografia/chico-mendes.htm
  • O longo histórico de grandes propriedades rurais brasileiras, que se iniciam nos engenhos e chega às grandes áreas de cultivo de grãos para exportação está diretamente relacionado à grande quantidade de conflitos pela terra no Brasil. Buscamos a opção correta sobre o tema.
    A) Os jesuítas historicamente consideram os nativos como "almas a serem salvas" através do trabalho, catequese e aculturação. Assim não são considerados como possíveis proprietários de terras.

    B) A Lei de Terras consolidou o chamado "cativeiro da terra" vedando o acesso a terras devolutas, as que ainda não possuíam proprietários, aos pequenos agricultores ao só permitir a posse de terras a partir de relações de compra e venda.
    C) Ligas Camponesas foram organizações duramente combatidas durante o período ditatorial civil-militar a partir do argumento de que sua demanda por reforma agrária seria uma ameaça a segurança nacional.

    D) Sindicatos e a Pastoral da Terra estiveram historicamente do mesmo lado na busca por melhores condições de trabalho tanto no campo como nas cidades.

    E) Reservas extrativistas são áreas de preservação ambiental onde é possível a existência de atividade extrativistas que não degradam os aspectos naturais do ambiente onde ocorrem e são um legado da luta do famoso ambientalista assassinado no Acre. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • AGORA ENTENDI: INSTITUTO CHICO MENDES DE BIODIVERSIDADE