SóProvas


ID
5078830
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre os conflitos e revoltas no período Colonial. A Guerra do Emboabas:

Alternativas
Comentários
  • Gab A.

    A guerra dos emboabas ocorreu entre 1707-1709, e aconteceu entre bandeirantes paulistas e estrangeiros (portugueses ou não), que guerrearam em disputa pelas áreas de produção aurífera em MG. Os bandeirantes haviam descoberto o ouro e os emboabas foram atraídos por ele.

    Não esquecer do Capão da Traição: local onde ocorreu o massacre de paulistas, que foram cercados pelos emboabas. Os paulistas entregaram suas armas com a promessa de que não seriam mortos, mas os emboabas não cumpriram o combinado, e mataram cerca de 300 bandeirantes.

    Quais as consequências da Guerra dos Emboabas? Criação da capitania de MG e de SP; paulistas se retiram e descobrem novas jazidas em GO e MT.

  • EMBOABA= ESTRANGEIRO, IMIGRANTE.

  • Foi uma revolta Nativista. Conflito entre mineradores Paulistas, descobridores das jazidas Minas Gerais, e garimpeiros de outras regiões - os "emboadas" -, interessados em explorar a riqueza. Os paulistas foram derrotados e Portugal criou as capitanias de São Paulo e das Minas de ouro.

    Item correto A

  • PM-PR E PC-PR

  • Normalmente a história do Brasil é apresentada com poucos conflitos. Os brasileiros seriam, portando, de “natureza" pacífica e nada violenta, mais disposta à relevar os problemas do que efetivamente lutar para resolvê-los. Há um equívoco dado à proposta de construção do conceito de nação brasileira estruturada desde o período monárquico. Mais especificamente a partir do reinado de Pedro II, quando há toda uma política voltada para este propósito.

    No entanto, há determinados conflitos que são inegáveis como a Guerra das Emboabas , pois marcam , na maioria das vezes, a erupção de alguma transformação, seja ela radical ou não. Uma das afirmativas apresenta uma ideia de História correta sobre o conflito dos Emboabas, ocorrido durante o período de dominação portuguesa ( ou período colonial) entre 1707 e 1709. 
    Há sempre a análise deste conflito em bons livros de História do Brasil como os de Boris Fausto, Lilia Schwarcz e Heloísa Sterling ou na coleção História da Gente Brasileira de Mary Del Priori

    A) CORRETA- Na região do atual estado de Minas Gerais, o objetivo de manter a exclusividade de exploração de ouro levou os paulistas – primeiros a chegar- ao conflito com os migrantes para a região – Emboabas . A palavra tem origem nativa e significa “estrangeiro" ou “forasteiro". 

    B) INCORRETA- A guerra dos Emboadas não ocorreu no NE tampouco se refere ao conflito entre açucareiros de Olinda e comerciantes do Recife, com quem os proprietários , face à crise do açúcar, estavam em dívida. Aconteceu em 1710 .

    C) INCORRETA- A descrição aplica-se mais à Inconfidência Mineira de 1789. 

    D) INCORRETA - Esta descrição não se aplica à Guerra dos Emboabas mas pode ser adequada à uma das muitas revoltas na região mineradora, contra as pressões da Coroa portuguesa. 

    Gabarito do Professor: Letra A.