-
Gabarito: E - Investidores, credores por empréstimo e outros credores têm direito, legalmente amparado, de requerer que as entidades que reportam a informação prestem a eles diretamente as informações de que necessitam. Eles não devem confiar nos relatórios contábil-financeiros de propósito geral, para grande parte da informação contábil- -financeira que buscam.
-
CPC 00 (R2) - Gabarito letra E
Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais.
-
Gabarito LETRA E
Segundo o CPC 00 (R2) Estrutura Conceitual Relatório Financeiro,
Objetivos das Demonstrações contábeis fornecer informações úteis que auxiliam na tomada de decisão.
As demonstração NÃO fornecem NEM podem fornecer todas as informações, NÃO se destinam a fornecer o valor da entidade que reporta, NÃO são direcionadas a outros grupos (grupos secundários).
-
Trata-se de diretrizes exigidas pelo CPC 00 (R2).
⟹ Resolução: assinale a alternativa INCORRETA.
A- Correto- Segundo o item 1.7 do CPC 00 (R2), "Relatórios financeiros para fins gerais não se destinam a apresentar o valor da entidade que reporta, mas fornecem informações para auxiliar investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, a estimar o valor da entidade que reporta".
B- Correto- Segundo o item 1.11 do CPC 00 (R2), "Em grande medida, relatórios financeiros baseiam-se em estimativas, julgamentos e modelos e, não, em representações exatas". [...]
C- Correto- Segundo o item 1.2 do CPC 00 (R2), "O objetivo do relatório financeiro para fins gerais é fornecer informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referente à oferta de recursos à entidade".
D- Correto- Segundo o item 1.6 do CPC 00 (R2), "Contudo, relatórios financeiros para fins gerais não fornecem nem podem fornecer todas as informações de que necessitam investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais. Esses usuários precisam considerar informações pertinentes de outras fontes, como, por exemplo, condições e expectativas econômicas gerais, eventos políticos e ambiente político e perspectivas do setor e da empresa".
E- Incorreto- Ao contrário da afirmativa, os relatórios reportam informações úteis. Segundo o item 1.5 do CPC 00 (R2), "Muitos investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, não podem exigir que as entidades que reportam forneçam informações diretamente a eles, devendo se basear em relatórios financeiros para fins gerais para muitas das informações financeiras de que necessitam. Consequentemente, eles são os principais usuários aos quais se destinam relatórios financeiros para fins gerais".
Gabarito: Letra E.
-
GAB:E
SOBRE O ASSUNTO:
Relatório Financeiro / Demonstração Contábil: Fornece informações financeiras sobre a entidade que reporta que sejam úteis para investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e potenciais, na tomada de decisões referentes à oferta de recursos à entidade.
Como é cobrado:
(CESPE-DPU/2016) O objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral é fornecer informações contábil-financeiras úteis acerca da entidade para a tomada de decisão por parte de usuários internos, como os gerentes de produção, e de usuários externos, como os acionistas. ERRADA
2019 - Em larga extensão, os relatórios contábil-financeiros são baseados em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições ou retratos exatos. certa
(CESPE/DPU/CONTADOR/2016) Os relatórios contábil-financeiros de propósitos gerais não são os instrumentos que atendem a todas as informações de que os usuários externos — investidores, credores por empréstimos e outros credores, existentes e em potencial— necessitam. CERTA
BIZU
- As demonstrações são direcionadas aos usuários externos
- Não fornece nem pode fornecer todas as informações;
- Não se destina a fornecer o valor da entidade que reporta;
- Não é direcionado a outros grupos (usuários secundários).
-
Demonstrações Contábeis
São relatórios financeiros de propósito geral que visam, individualmente, atender finalidade específica de todos os usuários. É a forma de a empresa apresentar seus resultados aos usuários externos.
As principais demonstrações são:
• balanço patrimonial;
• demonstração do resultado;
• demonstração do resultado abrangente;
• demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;
• demonstração das mutações do patrimônio líquido;
• demonstração dos fluxos de caixa;
• demonstração do valor adicionado.
O conjunto de relatórios contábil-financeiros elaborados de acordo com a estrutura conceitual NÃO é suficiente para o atendimento a todas as informações de que os usuários externos necessitem.