SóProvas


ID
5079355
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Prefeitura de Capanema - PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação ao registro de entradas e saídas financeiras e orçamentárias nas entidades públicas, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Penso que o registro da receita ocorre no lançamento.

    Se estiver errado, me avisem por DM, assim posso alterar a resposta.

  • Segundo o artigo 35 da lei 4320/64, o registro da RECEITA ocorre no momento da ARRECADAÇÃO.

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.

    Por que não no lançamento? Porque o lançamento não é uma etapa obrigatória a todas as receitas, ou seja, pode haver receita que não foi lançada, mas que será arrecada e recolhida, essas duas últimas etapas, sim, são obrigatórias a todas as receitas orçamentárias.

  • Alguém pode explicar o porque da alternativa B estar correta???

  • O reconhecimento se dá no momento da arrecadação. Então, como o item D, que diz que o reconhecimento se dá quando do lançamento, é considerado correto?
  • GAB: A

    Alternativa errada:

    O Registro da receita orçamentária ocorre no momento da elaboração da Lei Orçamentária Anual – LOA.

    MCASP: O registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei nº 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I – as receitas nele arrecadadas; (Regime de caixa)

    II – as despesas nele legalmente empenhadas.

    B) Art. 104 da lei 4.320: A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício

    MCASP: Portanto, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial aumentativa, independentemente da execução orçamentária, em função do fato gerador.

    C) MCASP: a contabilidade deve evidenciar, tempestivamente, os fatos ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, gerando informações que permitam o conhecimento da composição patrimonial e dos resultados econômicos e financeiros.

    D) MCASP: O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador. No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento.

    E) MCASP: Além do registro dos fatos ligados à execução orçamentária, deve-se proceder à evidenciação dos fatos ligados à administração financeira e patrimonial, de maneira que os fatos modificativos sejam levados à conta de resultado e que as informações contábeis permitam o conhecimento da composição patrimonial e dos resultados econômicos e financeiros de determinado exercício.

    ENFOQUE ORÇAMENTÁRIO E ENFOQUE PATRIMONIAL:

    • ORÇAMENTÁRIO:

    1. Receita: O reconhecimento da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação. (Regime de caixa)
    2. Despesa: O reconhecimento da despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão de empenho. (Regime de Competência)

    • PATRIMONIAL:

    1. Receita: Regime de Competência
    2. Despesa: Regime de Competência

    • Por exemplo, no âmbito da atividade tributária:

    ORÇAMENTÁRIO: A receita será reconhecida no momento da arrecadação

    PATRIMONIAL: pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o reconhecimento da variação patrimonial aumentativa.

    Fonte: Comentários de colegas em questões anteriores e MCASP (pg 51)

  • Questão sobre os regimes que envolvem os registros contábeis no setor público.

    Conforme o MCASP, a contabilidade aplicada ao setor público mantém um processo de registro apto para sustentar o dispositivo legal do regime da receita orçamentária, de forma que atenda a todas as demandas de informações da execução orçamentária, conforme dispõe o art. 35 da Lei n.º 4.320/1964:

    "Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;
    II - as despesas nele legalmente empenhadas."

    No entanto, o art. 35 se refere ao regime orçamentário e não ao regime contábil (patrimonial). A mesma Lei, ao abordar o tema “Da Contabilidade", determina que as variações patrimoniais devam ser evidenciadas, sejam elas independentes ou resultantes da execução orçamentária.

    É por isso que, diferente da Contabilidade Privada, no contexto de CASP, existe a necessidade de relacionamento entre esses dois regimes. Para cada um deles teremos registros contábeis específicos, dependendo do momento e da natureza da informação que queremos evidenciar. O MCASP nos traz um bom resumo:



    Feita toda revisão, já podemos analisar cada alternativa, procurando pela INCORRETA:

    A) Incorreto, o registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme MCASP:

    "O registro da receita orçamentária ocorre no momento da arrecadação, conforme art. 35 da Lei n.º 4.320/1964 e decorre do enfoque orçamentário dessa Lei, tendo por objetivo evitar que a execução das despesas orçamentárias ultrapasse a arrecadação efetiva."

    B) Correto, conforme MCASP:

    "Portanto, com o objetivo de evidenciar o impacto no patrimônio, deve haver o registro da variação patrimonial aumentativa, independentemente da execução orçamentária, em função do fato gerador."

    C) Correto, conforme MCASP:

    "Nesse sentido, a contabilidade deve evidenciar, tempestivamente, os fatos ligados à administração orçamentária, financeira e patrimonial, gerando informações que permitam o conhecimento da composição patrimonial e dos resultados econômicos e financeiros."

    D) Correto, conforme MCASP:

    "O reconhecimento do crédito apresenta como principal dificuldade a determinação do momento de ocorrência do fato gerador. No entanto, no âmbito da atividade tributária, pode-se utilizar o momento do lançamento como referência para o seu reconhecimento, pois é por esse procedimento que:

    a. Verifica-se a ocorrência do fato gerador da obrigação correspondente;
    b. Determina-se a matéria tributável;
    c. Calcula-se o montante do tributo devido; e
    d. Identifica-se o sujeito passivo."

    E) Correto, conforme MCASP:

    "Observa-se que, além do registro dos fatos ligados à execução orçamentária, exige-se que sejam evidenciados os fatos ligados à execução financeira e patrimonial, bem como à apuração de custos, exigindo que os fatos modificativos sejam levados à conta de resultado e que as informações contábeis permitam o conhecimento da composição patrimonial, dos custos envolvidos e dos resultados econômicos e financeiros de determinado exercício."
     

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • O Registro da Receita Orçamentária ocorre no momento da ARRECADAÇÃO. ____________________________ GABARITO: A. (QUESTÃO INCORRETA)