SóProvas


ID
5081317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Barra dos Coqueiros - SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Salva-vidas foi chamado para atender, ainda dentro da água, vítima que se encontrava afogada e inconsciente em local bastante profundo.

Nessa situação hipotética, depois de alcançar a vítima utilizando equipamento flutuante (boia) e verificar parada respiratória, o salva-vidas deverá

Alternativas
Comentários
  • Em qualquer situação que seja necessário a realização de compressões torácicas, é imprescindível colocar a pessoa em um local firme, não se consegue realizar compressões na água. Alternativa A está errada. 

    No caso de constatada parada respiratória, o socorrista deve realizar 10 insuflações de emergência ainda na água. Alternativa B está correta. 

    Antes de realizar a colocação de colar cervical deve-se avaliar a necessidade de RCP (Ressuscitação Cardiorrespiratória) e caso necessário, iniciar as manobras imediatamente. Alternativa C está errada. 

    Fora da água em caso de parada cardiorrespiratória deve-se iniciar imediatamente as manobras de RCP. Alternativa D está errada. 

    O DEA não tem utilidade em casos de afogamento primário, pois a Parada Cardiorrespiratória (PCR) é de causa respiratória e, portanto ocorre em assistolia em quase 100% dos casos onde não há indicação de desfibrilação. Alternativa E  

     

    Gabarito do Professor: Letra B 

  • como é que eu vou fazer ventilação dentro da agua com a vitima???

  • É importante considerar na dependência da experiência do socorrista, realizar ventilações de resgate (boca-a-boca) para o afogado inconsciente (0.5% das ocorrências), ainda dentro da água, durante o salvamento. A ventilação ainda dentro da água proporciona à vítima uma probabilidade 4 vezes maior de sobrevivência livre de dano neurológico. Infelizmente, compressões torácicas não podem ser realizadas de maneira eficaz na água.

  • uma piada essa questão.

  • e a segurança da cena ?