SóProvas


ID
5082904
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) está entre as condições médicas crônicas mais comuns, caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial. A hipertensão tem sido uma das comorbidades mais significativas da atualidade, contribuindo para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e insuficiência renal.

Quanto à hipertensão arterial, julgue o item a seguir.

O diagnóstico da pré-eclâmpsia ocorre quando a paciente tem hipertensão arterial após a 20a semana de gestação, associada a proteinúria significativa. Caso a paciente não apresente proteinúria significativa, o diagnóstico tem base em fatores como edema pulmonar, comprometimento renal, elevação das enzimas hepáticas, plaquetopenia, dor abdominal, turvação visual, cefaleia e distúrbios visuais ou cerebrais.

Alternativas
Comentários
  • edema pulmonar?

  • A Pré-eclâmpsia  caracteriza-se pelo aumento de pressão associado à presença de proteína na urina ou a uma disfunção de órgãos.

    A eclâmpsia é a evolução para o estágio mais grave, com desenvolvimento de convulsões em pacientes com pré-eclâmpsia e sem diagnóstico prévio de doenças neurológicas.

    A hipertensão pode ser crônica/pré-gestacional ou . Quando ocorre antes das 20 semanas ou a paciente já tem histórico de pressão alta, é chamada de crônica. Quando acontece depois das 20 semanas, sem associação com alterações de órgãos ou proteína na urina, é a gestacional.